Lei aprovada em Mato Grosso quer converter Amazônia em Cerrado

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma lei aprovada pela Assembleia Legislativa do Mato Grosso quer converter florestas antes consideradas pertencentes à Amazônia em vegetação classificada como do Cerrado. Caso a medida seja sancionada pelo governador Mauro Mendes (União), o porcentual de reserva legal, ou seja, a área onde o desmate é proibido, cairá de 80% para 35%. O texto foi aprovado na quarta-feira, 8, por 15 votos a 8.

Na prática, segundo ambientalistas, a mudança deixará uma área maior suscetível ao desmatamento. Isso porque com a queda do porcentual de reserva legal, produtores rurais poderão expandir suas áreas agrícolas sobre a vegetação.

O projeto de lei complementar 18/2024 foi apresentado originalmente pelo Executivo, em maio do ano passado, para fazer um ajuste na escala de mapas utilizada como base pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente para operar o Cadastro Ambiental Rural (CAR). O projeto, no entanto, sofreu diversas alterações durante a tramitação, o que acabou desfigurando a proposta.

O texto aprovado, de autoria do deputado Nininho (PSD), traz uma nova redação para a lei que cria definições para áreas que seriam classificadas como floresta, pertencentes ao bioma Amazônia, e as que seriam enquadradas como Cerrado.

O dispositivo diz que serão definidas como "floresta" as áreas com predominância de vegetação "com as médias de alturas totais a partir de 20 metros, e que apresentem indivíduos com alturas máximas entre 30 (trinta) e 50 (cinquenta) metros". Já "as áreas com predominância de indivíduos com a média das alturas totais até 20 metros" serão classificadas como Cerrado.

O deputado Lúdio Cabral (PT) chegou a apresentar outro substitutivo para suprimir a redação e preservar a proposta original do Executivo, mas o texto não passou.

Milhões de hectares vulneráveis

Um estudo feito pelo Observatório Socioambiental de Mato Grosso afirma que a mudança permitiria o desmatamento de 5,2 milhões de hectares. Em nota, o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) cita o levantamento e classifica como "retrocesso" a aprovação da lei na assembleia. Segundo o Ipam, a perda de florestas acentua as mudanças climáticas.

"Estudos científicos já demonstraram que não é mais necessário derrubar nenhuma árvore para ter mais produtividade no campo. Em muitos casos, os ganhos podem dobrar ou até triplicar apenas restaurando áreas degradadas ou reutilizando pastos abandonados", afirma no comunicado o diretor-executivo do Ipam, André Guimarães.

Após a repercussão negativa da lei, o deputado Nininho afirmou em nota publicada em seu site que a legislação proposta atende as exigências feitas pelo Supremo Tribunal Federal para identificação de biomas.

"O projeto não aumenta nem incentiva o desmatamento no Estado. Estamos adequando o que já foi decidido pelo STF e adotando dados mais precisos do IBGE, em conformidade com o projeto original enviado pelo próprio Governo do Estado", argumentou no comunicado.

Procurado pelo Estadão neste sábado, 11, o deputado não se manifestou sobre o tema. A Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso também não se posicionou até o momento. O espaço permanece à disposição.

Em outra categoria

Sabrina Sato e Nicolas Prattes se casaram na tarde da última sexta-feira, 10, em uma cerimônia com familiares e amigos na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, no interior de São Paulo.

A celebração só foi divulgada quando já estava sendo realizada, mas alguns dos cerca de 100 convidados compartilharam detalhes, fotos e vídeos após o evento.

Em declaração, Sabrina e Nicolas comemoraram o enlace: "Um dia muito especial. Dia de celebrar nosso amor ao lado das nossas famílias, da forma como sempre sonhamos".

O casal recebeu as bênçãos dos pais de Sabrina, Kika Sato e Omar Rahal, e dos pais de Prattes, Giselle Prattes e Felipe Pires.

Duda Nagle, ex-marido da apresentadora, estava presente na cerimônia ao lado de Zoe, filha dos dois. A menina, de seis anos, foi daminha de honra e saiu da cerimônia de mãos dadas com o casal.

A decoração do casamento foi marcada por detalhes florais, incluindo nos bolos, ornados com flores brancas e posicionados ao lado de cachos de uva, bombons dourados e orquídeas e antúrios brancos.

Nas mesas, o local previsto para cada convidado era apresentado em pequenos cartões, com os nomes especificados em letra cursiva.

O vestido da noiva foi assinado pelo estilista Giambattista Valli. O modelo remete aos anos 1980 e tem uma silhueta volumosa, similar à do clássico traje usado pela Princesa Diana em seu casamento.

Para a festa, Sabrina trocou a peça por um vestido rendado da grife Chloé, e substituiu o laço e o véu por uma coroa de flores. Na maquiagem, ela escolheu tons nudes.

A festa foi embalada pela cantora Mart'nália e regada com uma torre de champanhe. A brincadeira, comum em casamentos, é feita com uma estrutura de taças de vidro montada em formato de torre. O casal enche a torre com a bebida e divide a primeira taça.

Os dois assumiram o relacionamento em fevereiro de 2024, após serem flagrados juntos. Em setembro, Nicolas participou do Domingão com Huck e chamou Sabrina de noiva, revelando que havia pedido a apresentadora em casamento.

Em outubro, eles anunciaram que Sabrina estava grávida. No entanto, ela perdeu o bebê na 11ª semana de gestação.

Sam Moore, cantor americano que fez parte do duo Sam & Dave, morreu nesta sexta-feira, 10, aos 89 anos. O assessor de imprensa do artista informou ao jornal The Guardian que a morte aconteceu por complicações de uma cirurgia realizada em Coral Gables, na Flórida.

Moore fez grande sucesso na década de 1960 com hits como Soul Man e Hold On, I'm Comin' ao lado de Dave Prater (1937-1988). A dupla, considerada lendária para a música soul americana, influenciou artistas como Michael Jackson e Al Green.

Em 1968, após o assassinato de Martin Luther King Jr., o duo se apresentou no concerto memorial em homenagem ao ativista, no Madison Square Garden, em Nova York. Anos depois, em 1992, foi introduzido ao Rock & Roll Hall of Fame por Billy Joel.

Moore cresceu em Miami e começou a cantar na igreja. Ele conheceu Dave Prater em uma casa de shows na cidade e os dois formaram a dupla, que se separou nos 1970. Prater morreu em 1988, após sofrer um acidente de carro.

Após a separação de Prater, Moore tentou lançar um disco solo, mas foi prejudicado pelo vício em drogas, do qual se recuperou no início dos anos 1980. Mais tarde, ele participou de dois álbuns de Bruce Springsteen: Human Touch, de 1992, e Only the Strong Survive, de 2023.

Em 2006, Moore finalmente lançou seu disco solo, Overnight Sensational, que teve a participação de nomes como Jon Bon Jovi, Mariah Carey e Eric Clapton. Nos últimos anos de vida, ele se tornou um ativista pelos direitos dos artistas e, em 2019, recebeu o prêmio Lifetime Achievement, maior honraria da Recording Academy, responsável pelo Grammy.

Sabrina Sato e Nicolas Prattes se casaram na Fazenda Boa Vista, em Porto Feliz, no interior de São Paulo, na tarde desta sexta-feira, 10. A apresentadora e o ator realizaram uma cerimônia íntima reunindo poucos familiares e amigos próximos, somando cerca de 100 convidados.

O casal recebeu as bênçãos dos pais de Sabrina, Kika Sato e Omar Rahal, e dos pais de Prattes, Giselle Prattes e Felipe Pires.

Duda Nagle, ex-marido da apresentadora, estava presente na cerimônia ao lado de Zoe, de seis anos, filha dos dois.

Sabrina Sato mostrou seu vestido para a Vogue. Assinado pelo estilista Giambattista Valli, o modelo remete aos anos 1980 e tem uma silhueta volumosa, similar à do clássico vestido usado pela Princesa Diana em seu casamento. Para a festa, ela trocará a peça por um vestido da grife Chloé. Na maquiagem, ela escolheu tons nudes para combinar com o visual dramático.

O jornalista Leo Dias publicou em suas redes sociais uma foto da cerimônia.

O casal assumiu o relacionamento em fevereiro de 2024 após serem flagrados juntos. Em setembro, Nicolas participou do Domingão com Huck e chamou Sabrina de sua noiva, revelando que havia pedido a apresentadora em casamento.

Em outubro, eles anunciaram que Sabrina estava grávida. No entanto, ela perdeu o bebê na 11ª semana de gestação.