Serviço de mototáxi em SP vira disputa judicial entre Prefeitura e 99

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Agentes do Departamento de Transportes Públicos (DTP), da Prefeitura de São Paulo, apreenderam na tarde desta quarta-feira, 15, três motocicletas que realizavam o transporte de passageiros pelo aplicativo da 99 em ruas da capital paulista. Ao todo, mais de 10 mil viagens foram feitas no primeiro dia de operações da modalidade, conforme a empresa.

O serviço 99Moto é proibido por meio de um decreto emitido pela administração municipal desde 2023, mas está funcionando na cidade desde a última terça, 14. A gestão Ricardo Nunes (MDB) trata este tipo de transporte como clandestino e reforça a fiscalização para impedir as viagens irregulares.

Em nota, a 99 contesta e alega a legalidade de sua operação. A empresa afirma ainda que a atividade é respaldada pela legislação federal e acrescenta que vai apoiar os motociclistas parceiros e passageiros com os custos associados às apreensões.

Nesta quarta, a Justiça reconheceu o direito do poder municipal de barrar o serviço da 99. Na decisão, o juiz Josué Vilela Pimentel, da 8ª Vara da Fazenda Pública, negou pedido de liminar feito pela empresa de mobilidade contra a ordem da Prefeitura de suspender o serviço de transporte. A plataforma diz que vai recorrer.

Em entrevista à Rádio Eldorado, o arquiteto e urbanista Diogo Lemos, coordenador-executivo da Iniciativa Bloomberg para Segurança Viária Global em São Paulo, disse que a modalidade, que inicialmente opera na periferia da cidade, "vem no vácuo" de problemas de mobilidade e infraestrutura nessas regiões e do aumento da tarifa de ônibus. Para o especialista, o serviço oferece transporte barato e rápido, mas ainda não é o ideal. Na avaliação de Lemos, seria necessário investir na capacitação dos condutores para garantir maior segurança aos usuários.

Em outra categoria

Se a madrugada da quarta-feira, 15, esquentou os ânimos entre os participantes do Big Brother Brasil 25, a madrugada desta quinta, 16, serviu para relaxar os brothers. Com a estreia do Show de Quarta, Anitta animou a casa e a primeira festa da edição rendeu momentos especiais entre os confinados.

Os brothers começaram a noite de quarta ao som de Anitta e com direito a camarote exclusivo para assistir ao show.

Seguindo a dinâmica das duplas, Painitto, pai da artista, também estava no palco.

Plateia animada

Anitta contou com a animação dos brothers durante o show e eles mostraram disposição para acompanhar as coreografias da cantora.

Acabou?

O show de Anitta acabou no gramado do BBB 25 e os confinados precisaram voltar para a casa enquanto o cenário era desmontado.

A animação foi esfriando e Joselma começou a cobrar a produção pela continuidade da festa.

Nada de desânimo

Empolgados com o show, os brothers iniciaram uma roda de samba na cozinha da casa e cantaram juntos.

Tem que ter cooler

Com a cantoria em alta na cozinha, a produção liberou o gramado e mandou um cooler com bebidas para os confinados.

Som na caixa

A animação dos brothers foi tanta que amoleceu o coração da produção do programa e a música também foi liberada na casa.

Passinho do Gira-Gira

Mostrando suas habilidades na dança, Diego Hypolito e Gracyanne Barbosa protagonizaram um passinho de dança diferenciado.

A musa fitness chegou a bater o rosto no chão, mas nada que dispersasse a animação.

Esfriou

A festa esfriou e os brothers voltaram a comentar sobre o queridômetro.

"Uma mala, uma cobra, três alvos…", contou Vinícius sobre os emojis que recebeu. "O meu foi uma mala, três alvos, um biscoito…", disse Mateus.

O Jimmy Kimmel Live! contará com uma presença especial na edição de quinta, 16: Fernanda Torres será a entrevistada da noite. A primeira brasileira a ganhar o Globo de Ouro estará em um dos talk shows mais populares dos Estados Unidos, às 23h35 no horário local (4h35 da sexta, 17, pelo horário de Brasília).

O programa da ABC, disponível pelo site da emissora ou pelo canal do YouTube, também trará o ator norte-americano Joel McHale e a banda Flipturn, junto do apresentador Jimmy Kimmel.

A entrevista era para ter ocorrido em 6 de janeiro, mas foi atrasada devido aos incêndios que assolam Los Angeles. Originalmente, Timothée Chalamet seria entrevistado no mesmo dia que Fernanda.

A atriz brasileira ganhou destaque internacional com o longa Ainda Estou Aqui, do diretor Walter Salles, que adaptou a história do livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva para as telas.

Na trama, ela vive Eunice Paiva (1929 - 2018), mulher que criou seus cinco filhos e se tornou advogada de direitos humanos após o desaparecimento e assassinato do marido, Rubens Paiva (1929 - 1971), durante a ditadura militar. Rubens é interpretado por Selton Mello.

O ator Brad Pitt criticou publicamente um golpe realizado por um impostor que usou inteligência artificial para se passar por ele e enganar uma mulher na França. A vítima, de 53 anos, perdeu cerca de R$ 5 milhões (830 mil euros) ao acreditar que mantinha um relacionamento amoroso com a estrela de Hollywood.

A mulher revelou, em entrevista à televisão francesa TF1, que o golpista a conquistou com declarações de amor e até um pedido de casamento. Durante cerca de um ano e meio, ela acreditou estar envolvida com Pitt, que teria pedido dinheiro para custear um suposto tratamento contra câncer nos rins.

Após a repercussão do caso, um porta-voz do ator declarou: "É terrível que golpistas se aproveitem do vínculo forte entre fãs e celebridades. Isso serve como um importante lembrete para que as pessoas não respondam a mensagens não solicitadas, especialmente de atores que não estão presentes nas redes sociais".

Impostor usou tecnologia para se passar por Brad Pitt

De acordo com as investigações, os criminosos inicialmente pediram dinheiro para cobrir taxas alfandegárias de bolsas de luxo que o falso Pitt prometera enviar. Em seguida, usaram imagens manipuladas para convencer a vítima de que o ator estava hospitalizado. Mesmo com alertas da filha de que se tratava de um golpe, a mulher insistiu na veracidade da relação.

"São poucos os homens que sabem escrever dessa forma. Eu amava o homem com quem conversava. Era tudo muito bem planejado", disse ela. A desconfiança começou no verão de 2024, quando imagens do verdadeiro Brad Pitt ao lado de sua parceira, Inès de Ramon, vieram à tona.