'Em mais de 10 anos defendendo PMs, nunca aconteceu algo assim', diz advogado alvo de tiros

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O advogado Mauro Ribas Jr, de 38 anos, teve a visão afetada após o carro em que estava ser alvo de tiros na noite de sábado, 1º, no bairro Quintais do Imperador, em Sorocaba. Ribas Jr defende três policiais militares acusados de matar o delator do Primeiro Comando da Capital (PCC), Antônio Vinicius Gritzbach, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em novembro do ano passado. Ao Estadão, ele disse que defende policiais há mais de dez anos e nunca tinha vivenciado algo parecido. "Estou abalado, pois em mais de dez anos defendendo policiais militares nunca aconteceu algo assim comigo", disse ele.

"Meu olho foi atingido por estilhaços. Ainda não recuperei a visão de um dos olhos. O meu rosto está bastante machucado", contou. Um vídeo obtido pela reportagem mostra como ficou o veículo após os disparos.

Ribas Jr faz a defesa do tenente Fernando Genauro da Silva, do cabo do 20º Batalhão da PM Ruan Silva Rodrigues e do cabo Dênis Antônio Martins. Ainda não há informações, no entanto, de que o ataque tenha relação com a defesa dos PMs.

Conforme a Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo, o advogado relatou que conduzia seu veículo quando sofreu disparos de armas de fogo e ficou ferido no rosto por conta dos estilhaços do vidro. Ele foi socorrido, medicado e liberado.

A hipótese de ligação da defesa dos PMs com o ocorrido não está descartada. "É cedo, mas não afastamos esse hipótese. Estamos também aguardando o andamento das investigações", afirmou Renato Soares, advogado e sócio de Ribas Jr, que também atua no caso.

Segundo a SSP, o veículo foi periciado e foram localizados e apreendidos dois estojos de munição de arma de fogo e um projétil, segundo o boletim de ocorrência. No local dos disparos, nada foi encontrado. A polícia busca imagens de câmeras de segurança que ajudem a elucidar o caso. A Delegacia de Homicídios da Deic de Sorocaba investiga o caso.

Ainda de acordo com o boletim de ocorrência, o ex-policial militar, agora advogado, estava exposto na mídia nas últimas semanas.

A Ordem dos Advogados de Sorocaba também publicou, por meio das redes sociais, uma nota de repúdio e disse que acompanhará de perto todas as investigações para que os responsáveis sejam identificados e devidamente responsabilizados.

Na quinta-feira passada, 30, a Corregedoria da Polícia Militar do Estado de São Paulo indiciou policiais militares presos por suspeita de participação no assassinato de Antônio Vinicius Lopes Gritzbach, o delator do PCC. No total, 17 PMs foram presos desde o dia 16 de janeiro deste ano.

Dos 17 PMs presos, três são acusados diretamente de matar o delator enquanto outros 14 fariam a escolta do empresário.

Em outra categoria

O clássico da Broadway Alguma Coisa Engraçada Aconteceu a Caminho do Fórum, do compositor americano Stephen Sondheim, ganha neste fim de semana sua primeira montagem brasileira, estrelada por Miguel Falabella.

A trama, inspirada na Roma Antiga, acompanha Pseudolus, um escravo determinado a conquistar a liberdade. Além de Falabella, nomes como Edgar Bustamante, Ivan Parente, Giovanna Zotti, Carlos Capeletti e Mauricio Xavier completam o elenco. A direção é de Bárbara Guerra.

Alguma Coisa Engraçada Aconteceu a Caminho do Fórum foi o primeiro espetáculo para a Broadway no qual Sondheim escreveu tanto as letras quanto a música. Foi em 1962 e ele vinha de dois grandes sucessos, West Side Story, criado em parceria com o compositor Leonard Bernstein, e Gypsy, com música de Jule Styne.

"Se o musical segue popular é porque é muito engraçado, e esta não é uma declaração imodesta. O livro, de Burt Shevelove e Larry Gelbart, é a melhor farsa que já li ou vi. É tão intrincadamente montado, e é tão fácil de entender; é como se tivesse sido escrito em uma tarde, há um tipo de leveza nele", disse Sondheim em entrevista.

"Os atores que atuam nele conseguem admirá-lo porque é maravilhosamente montado - a maneira como todos os incidentes são cronometrados, a maneira como todos os trens colidem - tudo nele é elegante, na trama e na dicção. A própria linguagem - ninguém percebe o quão elegante é a linguagem. Quase não há piadas, quase tudo é uma situação, e as poucas piadas que estão lá são realmente elegantemente formuladas", completou.

SERVIÇO:

O que: Alguma Coisa Engraçada Aconteceu a Caminho do Fórum

Onde: Teatro Claro Mais SP - R. Olimpíadas, 360.

Quando: 5ª e 6ª, 20h; sáb., 16h e 20h; dom., 15h e 19h - Até 8/6

Quanto: R$ 39/R$ 300.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

A cantora Preta Gil, de 50 anos, recebeu alta da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital onde está internada em Salvador, na Bahia. Ela foi transferida para um quarto após apresentar melhora no quadro de infecção urinária. A informação foi confirmada pelo Estadão com a assessoria de imprensa da artista.

Preta Gil foi internada no último sábado, 8, para tratar uma infecção urinária e ficou sob monitoramento na UTI. Segundo boletim médico, seu quadro permaneceu estável durante a internação intensiva.

A cantora enfrenta um tratamento contra câncer colorretal desde janeiro de 2023, e passou por quimioterapia, radioterapia e uma cirurgia complexa em dezembro para remoção de tumores. No procedimento, também precisou implantar uma bolsa de colostomia definitiva.

Na segunda-feira, 10, a cantora usou as redes sociais para tranquilizar os fãs. "Amores, fiquem tranquilos! Estou sendo bem cuidada e em breve estarei em casa. Amo vocês!", escreveu.

Na tarde desta quinta-feira, 13, Fábio Castro, marido de Daniele Hypolito, que confinada na casa do Big Brother Brasil 25, foi até a Vitrine do Seu Fifi, onde está Renata, para fazer um alerta à esposa por meio da bailarina.

O coreógrafo, que trabalha com o cantor Buchecha, chorou ao conversar com Renata, pedindo que a sister alertasse a ex-ginasta e seu irmão sobre a amizade de Gracyanne Barbosa. O cartaz de Fábio dizia: "Eu sou o esposo da Dani. A Gracyanne é muito falsa com eles. Eles precisam votar nela. Ela vai sair com rejeição".

Nervoso, Fábio conversou brevemente com a bailarina, que afirmou que Daniele está morrendo de saudades do marido. Mesmo com conselhos do público de não repassar todas as informações recebidas para os participantes do jogo, Renata afirmou que passará o recado de Fábio a Daniele. "Gente, mas eu vou falar para a Dani, o negócio da Gracyanne. E para o Diego. O marido dela veio aqui me falar, eu vou falar", disse ela.

Ativo nas redes sociais em favor da esposa e do cunhado, o coreógrafo, que fez mutirão para que Diego Hypolito fosse para o quarto, para não dividir os votos entre os irmãos, fez um vídeo em seu perfil contando sua participação na Vitrine Seu Fifi:

"Hoje eu fui até o shopping falar com a Renata. Chegando lá eu mostrei o cartaz a ela falando sobre a conduta da Gracy no jogo perante a Dani e o Diego, principalmente o Diego. Ela me garantiu que ia falar. Dani e Diego têm um coração muito puro e acreditam verdadeiramente nessa amizade dentro do jogo. Eu creio que essa informação vai ajudar. Vamos torcer muito porque Dani e Diego realmente precisam saber do que aconteceu. Eu precisava lutar pela minha esposa e pelo meu cunhado", disse Fábio no vídeo.

Entenda a dinâmica da Vitrine Seu Fifi

Renata foi a mais votada pelo público para participar da dinâmica da Vitrine Seu Fifi. A sister foi levada para uma casa de vidro em um shopping no Rio de Janeiro e está podendo ter contato direto com o público. Renata já teve acesso a várias informações, conversou por chamada de vídeo com sua mãe e pessoalmente com a mãe de Eva.