Avião derrubou poste antes de bater em ônibus e explodir no meio de avenida de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O avião de pequeno porte que caiu na manhã desta sexta-feira, 7, na Barra Funda, na zona oeste de São Paulo, derrubou um poste antes de colidir em um ônibus e explodir. Restos de combustíveis se espalharam sobre um ônibus que estava na via e pegou fogo. Piloto e copiloto da aeronave morreram.

Seis feridos estavam no ponto de ônibus - entre eles, uma idosa. Um motociclista que estava no local também se machucou - os sete tiveram ferimentos leves e foram atendidos.

Eles não se queimaram porque o incêndio se alastrou pelo ônibus de forma lenta e foi extinto com menos de dez minutos. O ônibus estava praticamente vazio na hora do acidente - o motorista conseguiu sair do veículo e não se feriu. A avenida, uma das mais movimentadas da região, permanecia interditada às 10h13 desta sexta e havia uma mancha de querosene no local.

A aeronave decolou do Aeroporto Campo de Marte, na zona norte, por volta das 7h15. Conforme informações iniciais, o avião caiu logo em seguida, às 7h20, quando o piloto tentava fazer um pouso forçado.

Segundo o tenente da Polícia Militar Jefferson de Souza, um dos primeiros a chegar no local, a informação é de que o avião vinha na direção da Avenida Marquês de São Vicente e começou a perder o controle na altura da esquina com a Avenida Nicolas Boer.

O local exato do acidente foi na altura do número 2.154 da Marquês de São Vicente. A aeronave tinha como destino a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Ainda de acordo com o Corpo de Bombeiros, a queda ocorreu nas proximidades dos Centros de Treinamento do Palmeiras e do São Paulo. De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), o ônibus de prefixo 1 1732, atingido na queda do avião, operava pela linha 8500/10 e pertence à concessionária Santa Brígida.

Barulho alto no momento da queda

No local, uma cortina de fumaça pôde ser vista até da Marginal Pinheiros. Moradores que estavam na região ouviram um barulho enorme no momento da queda. Também avistaram equipes do Corpo de Bombeiros e da polícia se dirigindo até o local do ocorrido.

Investigadores do Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA IV), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), em São Paulo, foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PS-FEM, na região da Barra Funda.

Em outra categoria

Estrearam nessa quarta-feira, 26, os quatro primeiros episódios (Volume 1) da 5ª temporada de Stranger Things, série de sucesso da Netflix. Se você já está animado para os próximos capítulos, saiba que os próximos três serão lançados apenas no dia 25 de dezembro, no Natal, às 22h. O episódio final, por sua vez, vai ao ar no dia 31 de dezembro, no mesmo horário.

Ao todo, serão lançados oito episódios. Os lançamentos são simultâneos no mundo todo, a fim de evitar spoilers de uma das séries mais assistidas da plataforma de streamings. Esta é a última temporada da produção dos Irmãos Duffer, Matt e Ross.

Pela última vez, o enredo trará os amigos da cidade de Hawkins para uma luta final entre o bem e o mal, que decidirá o destino da Terra. Sem muitos spoilers, os criadores da série prometeram a "morte mais brutal" entre todas as temporadas, que já deixaram para trás personagens como Bob, Billy, Dr. Brenner e Eddie Munson.

"Nosso objetivo sempre foi intensificar as temporadas de acordo com as idades dos personagens e do público", afirmou Ross em entrevista ao The Times. "Mas [Stranger Things] continua conquistando novos espectadores. Espero que os pais não fiquem muito bravos com a gente."

Qual será a duração dos episódios?

Nos meses que antecederam o lançamento do quinto ano, os criadores revelaram que os novos episódios serão bem maiores do que os de temporadas anteriores. Em média, cada novo capítulo terá entre 50 e 90 minutos, mantendo o padrão que foi criado no quarto ano.

A exceção é o episódio final, guardado para 31 de dezembro. De acordo com Matt e Ross Duffer, o capítulo terá mais de duas horas de duração, com o finale sendo definido "como um filme" pelos irmãos cineastas.

Vale lembrar que o último episódio da quarta temporada também teve minutagem alta. Lançado em 2022, E o Plano de Onze encerrou o ano anterior com uma duração de 2h22.

A Roça de A Fazenda 17 foi oficialmente formada na noite da última terça-feira, 26, após a Prova do Fazendeiro definir quem escaparia da berlinda nesta semana. Na disputa contra Toninho Tornado e Luiz Mesquita, Walério Araújo levou a melhor e garantiu o chapéu de Fazendeiro.

Com esse resultado, Toninho, Luiz e Rayane Figliuzzi disputam a preferência do público na Roça da semana. A influenciadora não teve a chance de participar da Prova do Fazendeiro após ser vetada por Mesquita, que sobrou no Resta Um.

Walério foi parar na Roça indicado pelo então Fazendeiro da semana, Dudu Camargo. Em seguida, ocorreu a votação entre os peões da sede, com Rayane recebendo a maior parte dos votos, sete no total. Inicialmente, ela teria puxado Kathy da Baia, mas o Poder da Chama salvou a peoa. Quem ocupou o terceiro banquinho foi Toninho.

Com a saída de um dos três na noite desta quinta-feira, 27, o top 10 da edição estará formado.

Quem são os participantes que estão na Roça?

. Luiz Mesquita

Filho do apresentador Otávio Mesquita, Luiz Mesquita tem 31 anos de idade e é multiatleta e bicampeão do FMS (Fight Music Show).

. Rayane Figliuzzi

Carioca, Rayane tem 27 anos de idade e é dona de uma marca de moda praia, de um centro estético e uma empresa de bronzeamento artificial. A participante do reality show rural também é influenciadora digital e passou a ganhar mais reconhecimento após assumir namoro com Belo em fevereiro. No entanto, rumores sobre a relação dos dois surgiram em dezembro do ano passado.

. Toninho Tornado

Toninho Tornado é um humorista conhecido por ser o criador do bordão "calabreso", que ficou conhecido nacionalmente durante o BBB24, após ser utilizado dentro da casa por Davi Brito e gerar uma discussão dentro da casa.

Após a estreia de O Agente Secreto nos cinemas dos Estados Unidos, o filme foi exaltado pela crítica americana.

No jornal The New York Times, a crítica de Manohla Dargis exaltou o tom do longa. "Filmes sobre resistência à tirania raramente inspiram risos, muito menos transformam uma perna humana decepada em uma piada engraçada. Em seu mais novo filme arrebatador, O Agente Secreto, o cineasta brasileiro Kleber Mendonça Filho adota uma sensibilidade descontraída e encontra risos em meio ao terror".

Na agência de notícias Associated Press, a crítica Lindsey Bahr disse: "O Agente Secreto é o melhor tipo de filme pessoal, repleto de tantas coisas que Mendonça Filho ama, tanto a ressurreição quanto a elegia".

"Este thriller político estrelado por Wagner Moura, de Narcos, funciona também como um olhar pessoal e raivoso para o passado, e como um lembrete de que o tempo não cura todas as feridas. Assista o quanto antes!", aclamou David Fear, da revista Rolling Stone.

O crítico Matt Zoller, do portal Roger Ebert, exaltou o filme como "um dos melhores do ano e um dos mais marcantes", dizendo que o assistiu três vezes.

Na revista The New Yorker, Richard Brody teceu elogios especiais ao diretor pernambucano. "Mendonça transmite uma indignação justa, porém esperançosa, uma visão de generosidade sincera e solidariedade intergeracional diante da autoridade implacável", escreve.

Na segunda-feira, 24, o jornal The Wall Street Journal também incluiu a produção entre os melhores filmes de 2025.