Peixe retratado em 'Procurando Nemo' é flagrado pela 1ª vez na superfície do mar

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um peixe da espécie conhecida como diabo negro foi flagrado nadando próximo à superfície do oceano, a dois quilômetros da costa de Tenerife, na Espanha, em 26 de janeiro. O fato é inédito porque essa espécie vive em regiões de 200 a 2.000 metros de profundidade - muito abaixo da superfície, portanto. Até então, todos os registros conhecidos desse tipo de peixe vivo haviam sido feitos debaixo d'água - exemplares mortos já tinham sido vistos na superfície. Dada a novidade, as imagens viralizaram.

O diabo negro, também chamado rape abissal (Melanocetus johnsonii), é conhecido por ter o apêndice dorsal cheio de bactérias simbióticas bioluminescentes que servem para atrair suas presas. Um exemplar dessa espécie foi retratado no filme de animação Procurando Nemo, lançado em 2003.

O registro desse exemplar na superfície foi feito por biólogos da ONG Condrik Tenerife, dedicada à pesquisa e preservação de tubarões e raias nas Ilhas Canárias, na Espanha.

O biólogo marinho Laia Valor narrou o momento em que o peixe foi avistado: "Vimos algo estranho na água, parecia um objeto negro. Quando nos aproximamos, percebemos que era o diabo negro."

Os profissionais perceberam que o peixe estava debilitado e não sobreviveria na superfície, então o recolheram. O peixe foi levado para o Museu de Natureza e Arqueologia, em Santa Cruz de Tenerife, onde está sendo objeto de estudos detalhados para tentar determinar a causa que levou o animal à superfície.

Por enquanto, as quatro hipóteses aventadas são: o animal está doente; ele estava fugindo de um predador; uma corrente marítima teria carregado o animal para a superfície; ele teria sido engolido por um predador, que depois o devolveu, perto da superfície.

Em outra categoria

A cantora Lilian Knapp, de 76 anos, está enfrentando um quadro grave de saúde. Segundo o produtor musical Cadu Nolla, seu marido, Lilian foi diagnosticada com uma "enfermidade grave" e encontra-se debilitada. Nas redes sociais, ele fez um apelo emocionado, pedindo apoio financeiro e orações para a artista, que marcou gerações com sucessos como Pobre Menina, Devolva-me e Sou Rebelde.

"Meus queridos amigos, com tristeza informo que o quadro da minha amada é grave. Preciso de todos vocês comigo nessa luta, agradeço a cada um. Isso não é golpe", escreveu Cadu nesta segunda-feira, 10, ao divulgar sua chave Pix para doações.

No último dia 8 de fevereiro, o produtor já havia feito outra publicação explicando o afastamento do casal e reforçando o pedido de apoio. "Não consigo dormir desde a notícia de que a Lilian está com uma enfermidade grave. Nos últimos 35 anos, me dediquei só a ela e espero que toda essa dedicação seja pouco pelo que quero fazer. Não suporto vê-la com dores", declarou.

Nos comentários das postagens, amigos e fãs enviaram mensagens de solidariedade à família. A situação da cantora gerou comoção entre admiradores de sua trajetória, que acompanham sua carreira desde os anos 1960, quando Lilian formou dupla com Leno e se tornou uma das vozes icônicas da Jovem Guarda.

Edilberto e Raissa, eliminados no segundo paredão do BBB 25, voltaram a fazer apresentações no Circo Onix Espetacular, que pertence à família.

Na manhã desta terça-feira, 11, Edilberto postou um vídeo em que fala deste retorno. "Olha onde eu estou. Estou de volta. De volta para a minha casa. O lugar que eu acho que é mágico, o lugar que desperta sonhos, desperta alegrias, desperta sorrisos. Tudo isso é no circo. Sorrir ainda é o melhor remédio. Viva o circo!", disse.

Já Raissa foi mais breve. Na noite da última segunda-feira, 10, ela postou uma foto já preparada para entrar no picadeiro, com o texto: "Hoje tem".

Raissa e Edy foram eliminados do BBB 25 com 50,70% da média de votos do público. Nesta terça, a Casa Mais Vigiada do Brasil respira mais um paredão, com Gabriel, Aline e Vitória Strada na berlinda.

Darlin Ferrattry anunciou nesta terça-feira, 11, sua decisão de deixar o posto de rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo, escola que desfila pela Série Ouro no Carnaval do Rio de Janeiro. Abalada com a morte da neta recém-nascida, Sofia, Darlin explicou que irá se dedicar integralmente ao apoio à filha, Lexa, neste momento de luto.

"Não me sinto feliz e nem a altura para, nesse momento, ocupar o posto de rainha de bateria, onde o meu coração é só dor, e carnaval é alegria. Preciso cuidar da minha filha Lexa nesse momento que requer minha atenção e todo amor. Peço compreensão", declarou Darlin nas redes sociais, agradecendo à direção da escola de samba.

A saída de Darlin ocorre um dia após a Unidos da Tijuca, escola de samba de Lexa, anunciar que não terá uma rainha de bateria neste carnaval, em homenagem e respeito à cantora.

Lexa anunciou nesta segunda-feira, 10, a perda da filha, fruto de seu relacionamento com o ator Ricardo Vianna. A bebê nasceu no dia 2 de fevereiro e morreu três dias depois. Antes do nascimento, a cantora ficou internada na Unidade Semi-Intensiva do Hospital e Maternidade Santa Joana, em São Paulo, após ser diagnosticada com pré-eclâmpsia precoce no sexto mês de gestação.