Escolas estaduais de SP melhoram desempenho, mas ainda não retomam nível pré-pandemia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As escolas da rede estadual de ensino de São Paulo tiveram uma melhora no desempenho do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em 2024 em relação ao ano anterior, mas ainda não alcançaram os resultados pré-pandemia. A Secretaria da Educação do Estado diz que haverá a necessidade de "esforço contínuo" para resolver a defasagem e afirma que vai ampliar as ações de recomposição da aprendizagem.

São duas provas aplicadas: de Língua Portuguesa e Matemática, e participam da avaliação estudantes dos 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental (participação de mais de 90% dos alunos). O 3º ano do ensino médio também é avaliado, mas por meio do Provão Paulista (participaram cerca de 84% dos alunos).

O principal avanço foi nas turmas de 2º ano do fundamental, em que o desempenho dos alunos melhorou 45,3% em Matemática em relação a 2023, e 28% em Língua Portuguesa. Nos demais anos avaliados, a melhora variou entre 6% e 13,8% em Matemática e entre 3,3% e 6,5% em Português.

O secretário da Educação, Renato Feder, atribui o aumento das notas do 2º ano da rede estadual às ações de formação constante de professores alfabetizadores, avaliação de fluência leitora, inclusão de professor tutor nas turmas de anos iniciais da rede estadual e material extra para alfabetização e letramento matemático.

"Esses resultados corroboram para o anúncio recente dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, que mostram que nossos alunos estão, cada vez mais, aprendendo a ler na idade certa. O impacto também se reflete no aprendizado de Matemática, com a formação de professores e uso de ferramentas que estimulam o interesse no aprendizado", diz Feder.

Além disso, se manteve o padrão de piora ao longo das etapas escolares: no 2º ano do fundamental, a nota foi de 8,6 (em escala de 0 a 10) em Língua Portuguesa, e 9 em Matemática.

Nas séries seguintes, o desempenho cai para 6,5 e 5,7, respectivamente, no 5º ano -, e chegam a resultados bem mais baixos no ensino médio - 3,1 (Português) e 2,7 (Matemática) no 3º ano. Essa mesma tendência é observada em avaliações nacionais.

Na comparação com a série histórica, os resultados ainda ficam aquém do que era visto antes da pandemia.

- Em 2019, o desempenho de Matemática foi de 231,3 no 5º ano e 259,9 no 9º ano.

- Já em 2024, as notas foram menores de 222,5 e 248,5 pontos, respectivamente.

- Em Português, os resultados mais recentes foram de 206,8 no 5º ano, e 235,7 no 9º ano.

- Em 2019, as notas na mesma disciplina foram de 216,8 e 249,6.

No 2º ano do fundamental e 3º ano do ensino médio, não há série histórica anterior à pandemia, por diferenças metodológicas.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) afirma que a recuperação de defasagens exigirá "tempo e esforço contínuo", mas que acrescenta que "segue comprometida com a missão de oferecer educação de qualidade, inclusiva e acessível para todos". Diz ainda que para os estudantes que apresentam dificuldades, serão intensificadas as ações de recomposição da aprendizagem.

"Iniciativas como o Aluno Monitor do BEEM, implantado este ano, vai apoiar a recuperação de conteúdos, proporcionando aos estudantes uma forma mais personalizada de acompanhamento. O Professor Tutor, por sua vez, foi expandido, garantindo que mais alunos tenham acesso a reforços pedagógicos e apoio intensivo nas áreas em que apresentaram dificuldades, contribuindo diretamente para o aumento do desempenho", completa.

Redes municipais

Nas redes municipais de ensino, que também fizeram a prova nos 2º, 5º e 9º ano do fundamental, o desempenho foi mais baixo do que no sistema estadual.

No Saresp de 2024, as turmas de 2º ano do fundamental das redes municipais tiveram proficiência de 184,1 pontos em Língua portuguesa e 176,5 em Matemática, abaixo do desempenho das escolas estaduais (195,8 em Português e 196,7 em Matemática).

Em outra categoria

A Rede Globo confirmou nesta terça-feira, 11, que irá transmitir o show de Lady Gaga que ocorrerá em maio na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. A informação foi noticiada pela emissora durante um evento voltado para o mercado publicitário.

O anúncio da apresentação ainda não foi realizado oficialmente pela Prefeitura do Rio de Janeiro. Em dezembro, porém, o subsecretário de eventos e relações institucionais da secretaria de economia criativa do estado, Rodrigo Castro, confirmou que o show ocorrerá neste ano.

O evento deve seguir os mesmos moldes da apresentação histórica de Madonna, que reuniu mais de 1,6 milhões de pessoas em uma performance gratuita em Copacabana no ano passado. O show de Gaga será transmitido simultaneamente na TV Globo, Multishow e Globoplay.

Será a segunda vinda da cantora ao País. Em 2012, ela realizou apresentações em São Paulo e no Rio de Janeiro com a turnê Born This Way Ball. Em 2017, Gaga tinha uma apresentação marcada no Rock in Rio, mas a cancelou após sentir fortes dores.

Claudia Raia usou suas redes sociais para comemorar o aniversário de dois anos de seu filho mais novo, Luca, nesta terça-feira, 11. O filho caçula da atriz é fruto de seu relacionamento com Jarbas Homem de Mello.

"Há dois anos nascia meu milagrinho, amor das nossas vidas, que enche nossos corações de amor, esperança e momentos lindos! Te amamos muito filho, que Deus e os anjinhos te guardem hoje e sempre, com muita saúde e amor! Viva nosso Bilico", escreveu na legenda.

A publicação mostra registros do filho com a família. Em outras imagens, é possível ver a criança ao lado do marido, escutando música e dançando.

Amigos, fãs e seguidores celebraram a vida do pequeno nos comentários. "Parabéns para esse menino lindo", escreveu um internauta. "Viva! Parabéns e muita saúde para esse príncipezinho", disse outro.

Confira aqui

Além de Luca, Claudia Raia também é mãe de Sofia Raia, de 22 anos, e de Enzo Celulari, de 27. Os dois são frutos do seu relacionamento com Edson Celulari.

Diogo Almeida e Aline surpreenderam o público do Big Brother Brasil 25 ao trocarem beijos nesta terça-feira, 11. Essa é a primeira vez que os dois se beijam depois do atrito gerado com o terceiro paredão da edição.

Apesar desse ser o primeiro beijo após a briga, o ator e a policial militar já estavam em clima de romance, trocando abraços e carinhos, além de jogarem juntos.

O momento repercutiu nas redes sociais e dividiu opiniões entre os internautas. "Não é para isso que eu estou votando no Gabriel, Aline. Pare de beijar feio", escreveu um. "Para a morte dos haters! Fala sério, são muito lindos juntos", contrariou outro. "Devia sair os dois juntos", opinou um terceiro.

Entenda o que rolou entre Aline e Diogo

Ambos protagonizaram o primeiro beijo da edição. Entretanto, apesar do carinho trocado e da aproximação, o terceiro Paredão rendeu um embate entre a dupla.

Gracyanne e Giovanna, junto de Diogo e Vilma, foram os mais votados pela casa no dia 2. Como parte da formação da berlinda, tiveram que puxar outra dupla para a eliminação para disputar o Bate e Volta. Puxaram Aline e Vinícius.

Aline ficou chateada com a indicação e teve uma DR com o brother, por não ter sua permanência no jogo defendida por ele. Os participantes discutiram sobre o assunto na piscina.

No dia 3, Diogo foi um dos principais alvos do Sincerão, por causa de sua atitude com Aline. Criticado pro Gracyanne, ele se defendeu. Outros embates entre a mãe de Diogo, Vilma, com Giovanna e Delma, causaram tensão na casa.