Escolas estaduais de SP melhoram desempenho, mas ainda não retomam nível pré-pandemia

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As escolas da rede estadual de ensino de São Paulo tiveram uma melhora no desempenho do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) em 2024 em relação ao ano anterior, mas ainda não alcançaram os resultados pré-pandemia. A Secretaria da Educação do Estado diz que haverá a necessidade de "esforço contínuo" para resolver a defasagem e afirma que vai ampliar as ações de recomposição da aprendizagem.

São duas provas aplicadas: de Língua Portuguesa e Matemática, e participam da avaliação estudantes dos 2º, 5º, 6º, 7º, 8º e 9º ano do ensino fundamental (participação de mais de 90% dos alunos). O 3º ano do ensino médio também é avaliado, mas por meio do Provão Paulista (participaram cerca de 84% dos alunos).

O principal avanço foi nas turmas de 2º ano do fundamental, em que o desempenho dos alunos melhorou 45,3% em Matemática em relação a 2023, e 28% em Língua Portuguesa. Nos demais anos avaliados, a melhora variou entre 6% e 13,8% em Matemática e entre 3,3% e 6,5% em Português.

O secretário da Educação, Renato Feder, atribui o aumento das notas do 2º ano da rede estadual às ações de formação constante de professores alfabetizadores, avaliação de fluência leitora, inclusão de professor tutor nas turmas de anos iniciais da rede estadual e material extra para alfabetização e letramento matemático.

"Esses resultados corroboram para o anúncio recente dos resultados da Avaliação de Fluência Leitora, que mostram que nossos alunos estão, cada vez mais, aprendendo a ler na idade certa. O impacto também se reflete no aprendizado de Matemática, com a formação de professores e uso de ferramentas que estimulam o interesse no aprendizado", diz Feder.

Além disso, se manteve o padrão de piora ao longo das etapas escolares: no 2º ano do fundamental, a nota foi de 8,6 (em escala de 0 a 10) em Língua Portuguesa, e 9 em Matemática.

Nas séries seguintes, o desempenho cai para 6,5 e 5,7, respectivamente, no 5º ano -, e chegam a resultados bem mais baixos no ensino médio - 3,1 (Português) e 2,7 (Matemática) no 3º ano. Essa mesma tendência é observada em avaliações nacionais.

Na comparação com a série histórica, os resultados ainda ficam aquém do que era visto antes da pandemia.

- Em 2019, o desempenho de Matemática foi de 231,3 no 5º ano e 259,9 no 9º ano.

- Já em 2024, as notas foram menores de 222,5 e 248,5 pontos, respectivamente.

- Em Português, os resultados mais recentes foram de 206,8 no 5º ano, e 235,7 no 9º ano.

- Em 2019, as notas na mesma disciplina foram de 216,8 e 249,6.

No 2º ano do fundamental e 3º ano do ensino médio, não há série histórica anterior à pandemia, por diferenças metodológicas.

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) afirma que a recuperação de defasagens exigirá "tempo e esforço contínuo", mas que acrescenta que "segue comprometida com a missão de oferecer educação de qualidade, inclusiva e acessível para todos". Diz ainda que para os estudantes que apresentam dificuldades, serão intensificadas as ações de recomposição da aprendizagem.

"Iniciativas como o Aluno Monitor do BEEM, implantado este ano, vai apoiar a recuperação de conteúdos, proporcionando aos estudantes uma forma mais personalizada de acompanhamento. O Professor Tutor, por sua vez, foi expandido, garantindo que mais alunos tenham acesso a reforços pedagógicos e apoio intensivo nas áreas em que apresentaram dificuldades, contribuindo diretamente para o aumento do desempenho", completa.

Redes municipais

Nas redes municipais de ensino, que também fizeram a prova nos 2º, 5º e 9º ano do fundamental, o desempenho foi mais baixo do que no sistema estadual.

No Saresp de 2024, as turmas de 2º ano do fundamental das redes municipais tiveram proficiência de 184,1 pontos em Língua portuguesa e 176,5 em Matemática, abaixo do desempenho das escolas estaduais (195,8 em Português e 196,7 em Matemática).

Em outra categoria

Dudu Camargo teve a cabeça mordida por um cavalo na Baia de A Fazenda 17. Sentado no chão, ele estava junto de Tamires Assis, que fazia carinho no cavalo, quando gritou após a boca do animal chegar à sua cabeça. "Ele me mordeu. Não é cavalo da paz, não. Não foi nem o cabelo, foi a cabeça. Senti o peso da mordida. Ele é treinado para isso", disse.

A nova temporada do reality show trouxe uma novidade: a presença de dois participantes infiltrados, chamados de "impostores". A apresentadora Adriane Galisteu revelou que Matheus Martins e Carol Lekker foram os escolhidos para cumprir essa missão e realizar atividades especiais indicadas pela produção no reality. Na próxima terça-feira, 23, os peões terão de votar para tentar identificar quem são os infiltrados dentro da sede.

A Fazenda 17 é exibida de segunda a sábado, às 22h30, e aos domingos, às 23h, na Record.

O cineasta Kleber Mendonça Filho receberá um prêmio do Critics Choice Awards, a maior associação de críticos de cinema da América do Norte, por sua direção do longa O Agente Secreto. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 17, por meio das redes sociais da organização. No dia 24 de outubro deste ano, a associação celebrará a quarta edição do Critics Choice Celebration of Latino Cinema and Television. O evento busca divulgar e celebrar a produção audiovisual vinda da América Latina e de seus descendentes.

"Kleber Mendonça Filho receberá o Prêmio de Direção por seu trabalho em O Agente Secreto", afirmou o comunicado divulgado à imprensa. "O cineasta brasileiro recentemente recebeu o prêmio de Melhor Diretor no 78º Festival de Cannes pelo filme, além de ter recebido o Prêmio da Crítica Internacional FIPRESCI." Além do diretor brasileiro, outros nomes de artistas latinos também serão homenageados no evento - a atriz America Ferrera, os atores Oscar Isaac, Anthony Ramos e Gabriel Luna, entre outros.

No ano passado, a atriz Fernanda Torres foi homenageada no mesmo evento por sua atuação em Ainda Estou Aqui. A homenagem ao cineasta pernambucano, então, se prova como mais um passo certeiro de O Agente Secreto em direção ao Oscar 2026. Na última segunda-feira, 15, o longa foi escolhido para disputar a indicação brasileira ao Oscar de Melhor Filme Internacional. Para além disso, o filme venceu dois prêmios no Festival de Cannes e vem sendo bastante elogiado pela crítica internacional.

Nos Estados Unidos, a mídia norte-americana coloca o longa como provável candidato em cinco categorias - Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Direção, Melhor Roteiro Original e Melhor Filme Internacional. Na trama da obra, ambientada durante a ditadura militar brasileira, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um passado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele, no entanto, logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.

Cardi B anunciou nesta quarta-feira, 17, que está grávida do quarto filho, o primeiro com o namorado, o jogador de futebol americano Stefon Diggs, do New England Patriots. A novidade foi compartilhada durante entrevista ao programa norte-americano CBS Mornings.

"Vou ter um filho com meu namorado, Stefon Diggs", disse Cardi B, acrescentando que se encontra em um momento de plenitude. "Estou animada, feliz. Sinto que estou em um bom momento. Estou muito forte, muito poderosa por estar fazendo todo esse trabalho enquanto gero um bebê", declarou.

Ela ainda destacou a relação com o atleta, ressaltando o apoio mútuo. "Eu e meu homem nos apoiamos muito. Estamos na mesma fase em nossas carreiras. Acho que somos realmente ótimos no que fazemos. E pensamos da mesma forma: nunca ficamos confortáveis, só seguimos em frente. Isso é quem nós somos", afirmou.

A rapper informou que o bebê nascerá antes do início de sua turnê Little Miss Drama, programada para fevereiro. Ela também explicou que não havia revelado a gravidez antes porque queria "fechar alguns negócios primeiro" e confessou, em tom de brincadeira, ainda não ter contado aos pais. "Tenho medo deles", disse.

Cardi B já é mãe de três filhos do casamento com o rapper Offset: Kulture Kiari Cephus, de 7 anos, Wave, de 3, e Blossom, de 1 ano. O casal começou oficialmente o processo de divórcio em agosto de 2024, após idas e vindas. Ela aproveitou para interagir com os fãs sobre a nova fase: "Agora vocês podem comprar meu álbum para que eu possa comprar fraldas e todo esse tipo de coisa. Eu avisei. Apoiem meu álbum, porque agora sou mãe de quatro filhos", brincou.