Câmara aprova projeto de lei que pune escolas que negarem sem justificativa; entenda

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira, 11, por 297 votos a favor e 107 contra projeto de lei que estabelece punições para escolas que recusarem matrícula de estudantes de forma injustificada. Agora, o texto segue para análise do Senado.

De acordo com a legislação aprovada, a escola que se negar a matricular um estudante deverá apresentar justificativa por escrito. A regra vale para todos os níveis de ensino e todas as modalidades. Caso não haja justificativa para a recusa, a escola estará suscetível a sanções, que serão feitas de forma gradativa:

- Primeiro, a escola é submetida a uma advertência;

- Caso o problema persista, a escola será alvo de suspensão temporária de admissão de novos alunos;

- Em último caso, haverá suspensão do ato autorizativo de funcionamento ou de credenciamento da instituição de ensino.

O texto proposto em 2017 pelo deputado Helder Salomão (PT-ES) tem como principal objetivo impedir que estudantes com algum tipo de deficiência sofram discriminação e tenham seu acesso à educação impedido.

Atualmente, as escolas já são proibidas de negar matrícula de quaisquer alunos, mas não são submetidas a sanções caso desrespeitem a regra. Em seu relatório, a deputada Adriana Accorsi (PT-GO) afirmou que a implementação de sanções para escolas que promovam essa prática contribuirá para garantir o direito dos estudantes.

"Muitas instituições de ensino ainda obstaculizam a matrícula de estudantes, especialmente aqueles com deficiência, sob alegação de que não dispõem de condições ideais para atendimentos desses estudantes ou de que já possuem outros alunos na mesma condição e que a instituição já atingiu sua 'cota' de matrículas desses estudantes", apontou.

Durante a discussão do texto, alguns parlamentares questionaram uma suposta interferência na iniciativa privada em decorrência da nova legislação. O deputado Carlos Jordy (PL-RJ) defendeu que o texto restringisse as punições à negativa de matrícula às pessoas com deficiência.

"Há uma interferência indevida na iniciativa privada que vai fazer com que escolas tenham que aceitar qualquer tipo de aluno. (Como) aluno que o pai está no SPC, aluno que tem problemas pretéritos em outras escolas", disse.

Apesar das discordâncias, o texto acabou sendo aceito pela maioria. Após a aprovação, o autor da proposta, deputado Helder Salomão (PT-ES), elogiou a decisão.

"O que foi votado não foi para punir escola, é para garantir direito ao acesso à educação. E todo estabelecimento vai poder justificar caso negue uma matrícula", disse.

Em outra categoria

Richarlyson foi eliminado da Dança dos Famosos deste domingo, 16. Permanecem na disputa os participantes Alvaro, David Junior, Manu Bathidão, Silvero Pereira e Wanessa.

O estilo musical do dia foi a "dança cigana". A cantora Ivete Sangalo será a jurada convidada e dará notas às apresentações ao lado de Milton Cunha, Carlinhos de Jesus, Ana Botafogo e Zebrinha.

O apresentador Luciano Huck explicou que a atual etapa do quadro será cumulativa ao longo de alguns programas. "Desde o domingo passado (dia 9) até a última semifinal as notas serão somadas", explicou.

A grande final está marcada para 7 de dezembro.

Classificação atual da 'Dança dos Famosos'

127.4 - Silvero Pereira e Thaís Sousa

127.2 - Wanessa Camargo e Diego Basílio

127.0 - Manu Bahtidão e Heron Leal

126.7 - David Junior e Jaque Paraense

126.4 - Alvaro e Mariana Torres

126.1 - Richarlyson e Monique Santos (eliminados)

Letícia Rodrigues, atriz que deu vida à personagem Sandrão em Tremembé usou seu perfil no X neste sábado, 16, para publicar um desabafo sobre a repercussão da produção: "Eu acho tão importante todos os debates em torno da nossa série. Mas ser absolutamente excluída e meu nome totalmente ignorado é frustrante."

"Não só nesse vídeo, são dezenas de veículos. Faz parte, mas sendo artista independente na luta há 17 anos, tem dias que dói um pouco", continuou a atriz, sem, porém, especificar a quais materiais se refere.

Letícia fez a postagem como resposta a um vídeo da influenciadora Lorelay Fox, em que constam na miniatura as imagens de Marina Ruy Barbosa (Suzane Von Richtofen na série), Carol Garcia (Elize Matsunaga) e Kelner Macêdo (Christian Cravinhos).

No material, Fox diz que Tremembé conta com uma "interpretação ótima" da personagem Sandrão, mas confunde o nome da atriz com "Regina Ruiz", nomes do meio de Sandrão na vida real.

Letícia Rodrigues já havia reclamado sobre as críticas que recebeu por conta de sua atuação anteriormente. "Ninguém está satisfeito. Ou eu sou muito magra para a personagem, ou minha voz não combina, ou sou caricata", escreveu.

Posteriormente, deletou a postagem.

O cantor canadense Shawn Mendes e a atriz e modelo brasileira Bruna Marquezine foram flagrados juntos durante o show da cantora Dua Lipa, em São Paulo, no sábado, 15. Os dois chegaram juntos à área VIP da apresentação, acompanhados da modelo Sasha Meneghel e do cantor João Lucas, amigos da atriz.

Os rumores de affair entre Shawn e Marquezine começaram em 2017, quando o cantor começou a segui-la no Instagram após um vídeo flagrá-los no Rock in Rio.

Já neste ano, os dois teriam se encontrado novamente em uma festa após a apresentação do canadense no Lollapalooza Brasil.