'Maníaco do Corcel' pega 337 anos de prisão por homicídios, estupros e roubos no interior de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Tribunal do Júri de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, condenou nesta quinta-feira, 13, a 337 anos de prisão o soldador José Antonio Miranda da Silva, que ficou conhecido nos anos 1990 como "Maníaco do Corcel". Ele responde atualmente a dois homicídios consumados, sete homicídios tentados, sete estupros e cinco roubos, que teriam ocorrido entre 2018 e 2020.

Durante o julgamento, ele assumiu ter matado uma mulher em uma discussão por drogas. Os outros crimes, ele negou. No total, a Polícia Civil local cita ao menos 17 mulheres como vítimas identificadas - os processos tramitam em Rio Preto e outras cidades da região. Procurado, o advogado de Silva, Emerson Bertolini Andrade, afirmou que entrará com recurso junto ao Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) para tentar diminuir a pena. Ele afirmou também que irá citar no recurso "falhas processuais".

Silva já havia cumprido 20 anos de prisão entre 1997 e 2017 por estupro e homicídio, informou o delegado Wander Solgon, da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Rio Preto. De acordo com investigações, o condenado utilizava um carro Corcel para dar caronas às vítimas e cometer os crimes nos anos 1990.

Reportagem de Joseane Teixeira, do jornal Diário da Região, cita investigação da Polícia Civil que apontou o acusado como autor da barbárie logo após sair da prisão. Para os atos ilícitos mais recentes, no entanto, ele teria trocado o Corcel por um Corsa. A polícia local apurou ainda que os crimes ocorreram em outras cidades da região de Rio Preto, como Monte Aprazível. "Em 30 anos de profissão, essa é a primeira vez que vejo uma pena alta assim", disse o delegado Solgon, que apresentou investigação minuciosa do caso às autoridades.

Pela legislação brasileira, qualquer pessoa pode permanecer presa pelo prazo máximo de 40 anos. Em 2019, o pacote Anticrime costurado pelo então ministro da Justiça e Segurança Pública Sérgio Moro, hoje senador, aumentou o período de permanência de um custodiado atrás das grades de 30 anos para 40 anos. Silva foi preso em 2020 e permanece na prisão.

Em outra categoria

A Justiça de São Paulo aceitou nesta quinta-feira, 21, a queixa-crime do jogador Neymar contra a atriz Luana Piovani por difamação e injúria.

Em maio do ano passado, a artista chamou o esportista de "mau-caráter, estrupício, mau pai, péssimo cidadão, péssimo pai, péssimo exemplo, escroto e ignóbil".

À época, os dois protagonizaram uma briga pública nas redes sociais por conta de um suposto apoio do atacante ao projeto de privatização das praias brasileiras.

Ainda na denúncia, as falas de Luana dizendo que Neymar "traía uma mulher grávida três vezes durante a gestação" e que "ele está fazendo mal pro filho" também estão sendo avaliadas.

A pena para os crimes de difamação e injúria pode variar entre detenção de um mês a um ano ou uma multa. Até o momento, nenhum dos envolvidos se pronunciou sobre o caso.

Relembre briga entre Neymar e Luana Piovani

A confusão entre ambos começou após Piovani publicar um vídeo criticando a PEC das Praias, que propõe retirar da União a exclusividade sobre os terrenos de áreas costeiras, como praias e contornos de ilhas.

"Lembrá-los que todos têm que votar contra a privatização das praias. É, senhoras e senhores, 2024 e a gente já chegou nesse lugar. Lembra que eu falei que é difícil ser cidadã no Brasil. É a mesma coisa, é o que eu estou querendo dizer. Como é que a gente tem que batalhar por não privatizar praia?", afirmou no Instagram.

Nas redes sociais, internautas resgataram um vídeo onde Neymar anunciava uma parceria com uma incorporadora para a criação de um projeto anunciado como "Caribe brasileiro", com imóveis de alto padrão em uma área de 100 quilômetros entre os litorais de Pernambuco e Alagoas.

Piovani, então, criticou o empreendimento do jogador. "Ele é um péssimo cidadão, péssimo exemplo como pai e péssimo exemplo como homem, como marido, como companheiro, péssimo!", afirmou nas redes.

O atacante do Santos respondeu, chamando a atriz de "louca" em um vídeo. "Acho que soltaram a porta do hospício e soltou uma louca que não solta o meu nome da boca", disse. "Quer ser famosa, filha? Seu tempo já foi." Depois, Neymar publicou no X, o antigo Twitter, uma nota em que alegava não ter relação entre a construção no litoral nordestino e a PEC.

Piovani contra-atacou um dia depois. "Sei que estão todos esperando a gostosa aqui responder o sem vocabulário e limítrofe. Contra fatos não há argumentos. Então, vou seguir chique daqui, criando meus filhos, fazendo meu esporte e criando meu stand up (olha que assunto bom pra virar piada)", afirmou no Stories.

O apresentador Rodrigo Faro foi alvo de um golpe ao realizar uma videochamada com um estelionatário que se passou por um advogado. Durante a ligação, ele chegou a exibir seu extrato bancário ao criminoso, que solicitou o compartilhamento da tela do celular.

O caso foi revelado nesta quinta-feira, 20, no programa Fofocalizando, do SBT, e, até o momento, não há informações sobre eventuais prejuízos financeiros.

O golpista, cuja identidade ainda é desconhecida, utilizou a imagem do advogado Lucas Collantoni, de Santos (SP), para cometer o crime. Durante a abordagem, o criminoso alegou que Faro teria vencido um processo judicial e deveria acessar sua conta bancária para conferir um suposto valor.

As imagens divulgadas mostram um celular conectado à chamada com o aparelho do apresentador. No vídeo, é possível ver Faro acessando sua conta bancária no Itaú Unibanco e exibindo o extrato ao estelionatário, enquanto buscava pelo montante mencionado.

O advogado Lucas Collantoni, que teve sua identidade utilizada indevidamente, afirmou que já tomou providências legais para responsabilizar os envolvidos. Segundo ele, um boletim de ocorrência foi registrado pela internet, e medidas cabíveis estão sendo adotadas junto às autoridades competentes.

Especialistas orientam que não se compartilhe dados bancários ou a tela do celular com terceiros sem verificação prévia da identidade do interlocutor.

Angel, cachorra de Gracyanne Barbosa, que está confinada na casa do BBB 25, está desaparecida há duas semanas. A cadela da raça husky siberiano está com a musa desde 2013 e sumiu em uma região de mata na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

No programa Mais Você desta sexta-feira, 21, Ana Maria Braga fez um apelo para que as pessoas pudessem dar informações sobre a cadela, divulgando inclusive o contato da equipe de Gracyanne.

O ex-BBB Gil do Vigor, que participa do programa com Ana Maria, contou que a musa chegou a ter um pesadelo com seus bichinhos e chorou muito na noite do desaparecimento de Angel, mesmo sem saber do ocorrido.

Além de Angel, Gracyanne ainda tem mais dois cachorros e dois gatos.