Trecho da Linha 1-Azul do Metrô ficará fechado neste fim de semana; veja estações afetadas

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um trecho da Linha 1-Azul do Metrô não irá operar neste fim de semana por conta da passagem da tuneladora das obras da Linha 6-Laranja pelas proximidades da estação São Joaquim, localizada na região da Liberdade, no centro de São Paulo.

O Tatuzão, como é popularmente conhecida a gigantesca máquina que escava túneis para a construção das linhas, deve afetar a operação da linha tanto neste sábado, 15, quanto no domingo, 16.

Nesse período, a estação São Joaquim permanecerá fechada para o público, enquanto a circulação dos trens no trecho entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro ficará interrompida. O trajeto, em vez disso, será atendido por ônibus.

Conforme o Metrô de São Paulo, por questões de segurança, medida semelhante foi adotada devido à passagem da tuneladora da Linha 4-Amarela sob as linhas 2-Verde e 1-Azul e também do Tatuzão da Linha 6-Laranja sob a Linha 4-amarela.

O Metrô informou que a tuneladora chegou à estação São Joaquim na semana passada, a última do trecho sul da Linha 6-Laranja. Como mostrou o Estadão recentemente, a escavação do trecho norte da linha foi encerrada no começo deste mês.

Depois de passar pela São Joaquim, o Tatuzão segue escavando em direção ao Poço Felício dos Santos, um trecho não operacional, com cerca de 360 metros de túneis.

A previsão é que, quando estiver concluída, a Linha 6-Laranja transporte mais de 600 mil passageiros por seus 15 quilômetros de extensão e 15 novas estações.

Como a Linha 1-Azul vai funcionar?

Os trens da Linha 1-Azul vão circular em formato de carrossel, ou seja, por ambas as vias, em dois trechos distintos, segundo informou o Metrô de São Paulo.

No sábado e no domingo, as composições circularão no trecho sul, de Jabaquara a Vergueiro, e no trecho norte, de Japão-Liberdade a Tucuruvi. No sábado, os intervalos médios entre os trens serão de cinco minutos. No domingo, de sete.

O trecho com operação interrompida, de Japão-Liberdade a Vergueiro, será atendido por 25 ônibus articulados do Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência).

A previsão é que os veículos circulem ininterruptamente durante o horário de funcionamento do Metrô, com intervalos programados de três minutos entre as viagens.

Como pegar os ônibus sem custos extras?

Logo após desembarcar nas estações Japão-Liberdade ou Vergueiro, o passageiro receberá uma senha de um funcionário que possibilitará seu reingresso ao sistema sem nova cobrança de passagem.

A exceção é para quem utilizar o Paese na estação São Joaquim, que estará fechada. Neste caso, o passageiro terá o embarque tarifado quando ingressar numa estação do Metrô.

O Metrô orienta que quem optar por realizar o trajeto a pé, em percurso com cerca de 1,5 km entre as estações Japão-Liberdade e Vergueiro, deve se lembrar de retirar sua senha do Paese na estação de desembarque, para poder acessar novamente o sistema sem nova cobrança.

Para informar sobre estas mudanças programadas, o Metrô irá divulgar mensagens sonoras nos trens e nas estações. Também fará publicações nas redes sociais oficiais da Companhia. Os funcionários das estações reforçarão as orientações de viagem para os passageiros.

Em outra categoria

Jim Caviezel, que se tornou conhecido mundialmente ao interpretar Jesus em A Paixão de Cristo (2004), não retornará para a sequência do filme, A Ressurreição de Cristo. O diretor Mel Gibson escolheu o ator finlandês Jaakko Ohtonen para assumir o papel na continuação.

O longa original permanece como um dos maiores sucessos da carreira de Caviezel. Depois de viver Jesus, o ator se destacou novamente em 2023 ao protagonizar Som da Liberdade, interpretando Tim Ballard no filme baseado em uma história real sobre tráfico humano. Entre 2011 e 2016, ele também foi John Reese na série Pessoa de Interesse, papel que consolidou sua trajetória na televisão.

Atualmente com 57 anos, Caviezel segue ativo e já tem novo projeto: Archangel, filme de ação da Sony Pictures em parceria com a Mandalay Pictures. Segundo o The Hollywood Reporter, a trama acompanha um ex-membro das Forças Especiais dos EUA, que vive na zona rural de Wyoming e passa seu tempo projetando armas para uma agência militar secreta americana. O elenco conta ainda com Olivia Thirlby, Garret Dillahunt e Shea Whigham.

Enquanto isso, as filmagens de A Ressurreição de Cristo já começaram em Roma. O longa chega mais de 20 anos depois do original, mas ainda não tem data de estreia definida.

De acordo com uma fonte da produção ouvida pela Variety, a escolha de novos atores para os personagens principais foi coerente, considerando que a história se passa três dias após a crucificação de Jesus, na Sexta-Feira Santa. Antes, Mel Gibson havia comentado em entrevista ao podcast de Joe Rogan que o filme seria feito com o uso de rejuvenescimento digital.

Em setembro de 2022, dois meses antes de morrer, Gal Costa fez o seu último show dentro da programação do Coala Festival. As gravações daquele dia poderão ser ouvidas no álbum As Várias Pontas de uma Estrela, que chega às plataformas digitais a partir da sexta-feira, 17.

Antecipando o lançamento, os seguidores da gravadora Biscoito Fino já conheceram a capa, que traz uma ilustração de lábios em vermelho vivo em um fundo branco.

A arte da capa é assinada por Omar Salomão.

As Várias Pontas de uma Estrela não é o primeiro disco de Gal Costa que dá destaque aos lábios, uma das marcas da cantora. Antes dele, vieram Fa-Tal - Gal a Todo Vapor, de 1971; Água Viva, de 1978, e O Sorriso do Gato de Alice, de 1993.

No repertório do novo álbum estão músicas como Nenhuma Dor, de Caetano Veloso e Torquato Neto; A História de Lily Braun, de Chico Buarque e Edu Lobo, e Brasil, música-tema de Vale Tudo, composta por Cazuza, George Israel e Nilo Romero.

Gal Costa morreu em 9 de novembro de 2022 depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio. Na época, a cantora se tratava de um câncer de cabeça e pescoço.

Nessa quarta-feira, 15, em A Fazenda 17, foi realizada a Prova do Fazendeiro, que decidiu como será a Roça da vez. Yoná Sousa, Fernando Sampaio e Rayane Figliuzzi configuram a berlinda após Matheus vencer a dinâmica.

O resultado oficial da Roça sairá na noite desta quinta-feira, 16. Em A Fazenda, os votos dos espectadores são para quem eles desejam que fique no programa.

Quem está na Roça?

Fernando Sampaio

Ele é um ator conhecido por atuar em novelas bíblicas da Record, como Os Dez Mandamentos, O Rico e Lázaro e Jezebel, mas também já atuou como repórter do portal R7 cobrindo os bastidores do extinto Programa Xuxa Meneghel. Na Globo, atuou no folhetim Segundo Sol e na série Encantado's. O ator também já participou do reality A Grande Conquista 2, em 2024. Fernando foi puxado pelo até então Fazendeiro Dudu Camargo. Ele não teve direito de repescagem pela prova, pois foi barrado por Matheus.

Rayane Figliuzzi

Rayane é dona de uma marca de moda praia, de um centro estético e de uma empresa de bronzeamento artificial. Ela ficou conhecida nas redes sociais em fevereiro de 2025, após assumir um namoro com o cantor Belo. Em 2022, entretanto, Rayane foi alvo de uma investigação por fazer parte de uma quadrilha de estelionatários conhecida como "Família Errejota". Procurada pelo Ministério Público de Santa Catarina, ela cumpriu prisão domiciliar em Areal. Rayane foi puxada da Baia por Yoná, a mais votada da sede.

Yoná Sousa

Yoná ficou conhecida por participar do reality Ilhados com a Sogra, da Netflix, na segunda temporada. No programa, protagonizava discussões acaloradas, motivo pelo qual ganhou fama. Desde então, atua como influenciadora nas redes sociais. Yoná foi a peoa mais votada pelos participantes para integrar a berlinda.