Governo de SP vai remover Favela do Moinho e construir parque e estação de trem no local

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O governo do Estado de São Paulo vai remover a Favela do Moinho, localizada na região entre Campos Elísios e Bom Retiro. A comunidade é a última favela do centro da capital paulista.

No lugar será construído um parque público e uma estação de trem, aproveitando as linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante), que passam pelo local. Já os moradores serão encaminhados para prédios a serem construídos na mesma região ou passarão a receber auxílio-aluguel.

A promessa foi feita hoje pelo Secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Guilherme Afif Domingos, a uma plateia de empresários da construção. "Vai acabar com a favela do Moinho, sim. É spoiler", declarou, ao participar de um seminário organizado pelo Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) sobre revitalização de empreendimentos na região central.

"A Favela do Moinho não pode continuar, não tem condições sanitárias nem condições de segurança, porque ela está entre trilhos de trem, com uma entrada só", argumentou.

O secretário disse que os únicos interessados em manter a favela são os membros do crime organizado. Afif apontou que traficantes tomaram conta do local, inclusive, comprando imóveis e regulando quem pode usufruir das propriedades.

O secretário acrescentou que o governo estadual está conversando com o Ministério Público uma série de desapropriações na região sem a contrapartida de pagamento ao antigo dono quando for evidenciado que o imóvel servia ao crime organizado. "O Estado deposita o valor na Justiça, que decide quem vai receber", disse.

O projeto do governo Tarcísio de Freitas prevê ainda a construção de moradias em um raio não muito distante da região para abrigar a população que será removida. Ele citou que os números oscilam entre em torno de 1600 a 1800 famílias no local. "Temos a oferta imobiliária suficiente e programada para isto".

Outra opção para os atuais moradores será receber um aluguel social que será concedido por meio de um parceria entre o governo estadual e a prefeitura, segundo o secretário. Na apresentação aos empresários, não foi citado valor. "O aluguel social está sendo administrado de uma forma mais inteligente, juntado estado e município, dobrando o valor e dando condições de reacomodar essas 1600 a 1800 famílias".

As medidas começarão a ser adotadas neste ano, avisou Afif, e estão inseridas no contexto do projeto de criação de uma nova sede administrativa do governo estadual no bairro de Campos Elísios. Promessa de campanha de Tarcísio de Freitas, a iniciativa prevê investimentos de mais de R$ 4 bilhões por meio de uma parceria público privada que construirá edifícios onde ficarão 28 secretarias e 36 órgãos estaduais, além de áreas verdes, subsolos, áreas para lojas e espaços comuns.

Em outra categoria

O beijo entre Aline e Thamiris durante a Festa da Líder Eva, na madrugada de quinta-feira, 19, se tornou um dos assuntos mais comentados da semana no BBB 25.

Enquanto o momento gerava especulações dentro e fora do jogo, a irmã da policial militar, Amanda Patriarca, se pronunciou sobre a situação, ponderando que a interação pode ter sido apenas uma brincadeira entre amigas.

"Eu acho a Thamiris uma mulher preta empoderada e muito bonita, e Aline também. No dia do beijo, Aline e Thamiris estavam bebendo e curtindo bastante a festa, e por elas serem próximas no BBB, já terem uma certa intimidade, e Aline ser extremamente brincalhona, pode ter sido uma beijo de resenha entre amigas", disse Amanda ao gshow.

Ao falar sobre os rumores de um possível envolvimento entre Aline e Thamiris, ela destacou que o shipper pode não ser uma boa estratégia para o jogo da policial.

"Eu respeito todas as escolhas da minha irmã dentro e fora do BBB 25, mas claro que sempre torço pelo melhor pra ela. Nesse momento Aline não sabe das fofocas e falsidades que estavam rolando entre Thamiris e as meninas do quarto Nordeste, então mesmo se tivesse alguma chance, não seria bom pro jogo de Aline no BBB shippar as duas", afirmou.

A irmã da sister também comentou sobre a relação aberta e respeitosa que tem com Aline quando o assunto é sexualidade, reforçando que o mais importante é fazer escolhas que tragam felicidade.

O beijo, que já havia repercutido ao longo do dia no confinamento, foi exibido na TV Globo na quinta-feira, 20, e também ganhou destaque no Mesacast BBB, apresentado por Giovanna Pitel. No vídeo, Thamiris aparece sentada no chão quando Aline se aproxima e a beija, em um momento descontraído da festa.

A cantora Preta Gil desmentiu na última sexta-feira, 21, boatos sobre a própria morte que circulam nas redes sociais. "Ainda estou por aqui e estarei por muito tempo", disse nos stories do Instagram.

Ela ainda questionou "qual é o fundamento" e "o que as pessoas ganham" espalhando boatos sobre a morte dela. "Tô vivíssima, gente." "Como a pessoa tem a coragem de inventar um negócio desse? Eu não consigo entender", disse a cantora, que compartilhou o post.

No último domingo, 16, Preta deu detalhes sobre seu estado de saúde em entrevista ao Fantástico, da Globo. "Acabei de ter alta do hospital. Estou fragilizada, obviamente. Ainda com o corpo muito debilitado, com drenos, sondas, ainda invadida", afirmou a cantora, que trata um câncer.Preta ainda afirmou que continuará o tratamento: "Não é todo corpo que aguenta. São muito otimistas de que vou ficar bem para a próxima etapa. Não acabou o tratamento. Em abril eu parto para Nova York para fazer um tratamento lá com medicamentos novos, que estão em fase final de estudo".

Martin Scorsese parece já estar definindo os protagonistas de seu próximo filme. Segundo o Deadline, Leonardo DiCaprio e Emily Blunt devem ser os destaques da nova história ao lado de outro ator cuja escalação surpreendeu alguns fãs: Dwayne Johnson, o The Rock.

O novo filme, inspirado em uma história real, terá roteiro de Nick Bilton, e foi descrito como "uma mistura de Os Bons Companheiros com Os Infiltrados, ambientado no Havaí".

A descrição divulgada pelo portal informa que a trama será ambientada entre as décadas de 1960 e 1970, acompanhando a ascensão de um mafioso, interpretado por Dwayne, que deseja criar um império nas ilhas e travar uma guerra contra as corporações e máfias rivais. O que surpreendeu parte do público foi a ideia até então impensável de ver o ator, mais conhecido por comédias e filmes de ação, com um papel central em um longa dirigido por Scorsese.

"Estou cético quanto à escalação de The Rock, é claro, mas eu espero que Scorsese esteja apaixonado por este filme. Não imaginei que ele faria outro longa de máfia, e se eu descobrir que ele está fazendo porque este é o único tipo de filme que darão sinal verde para ele fazer, ficarei muito bravo", escreveu um fã no X.

"Dwayne Johnson em um filme do Scorsese é algo que eu nunca imaginei que fosse acontecer", escreveu outra.

Mesmo com a surpresa, caso a escalação se concretize, Johnson pode estar em uma espécie de guinada na carreira.

Seu último filme a estrear nos cinemas foi a comédia de ação natalina Operação Natal, em dezembro de 2024, que teve um desempenho fraco nas bilheterias e parece ter encontrado seu público no Prime Video. Mas seu próximo projeto a caminho tem um peso diferente: trata-se de The Smashing Machine, drama esportivo biográfico escrito e dirigido por Benny Safdie, diretor de Joias Brutas, que também tem Blunt no elenco.

O longa de Safdie tem previsão de lançamento ainda em 2025. Já o projeto de Scorsese, sem título ou distribuidora, não tem previsão.