'Desafio do desodorante': menina de oito anos morre no DF após inalar produto

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Uma menina de apenas oito anos morreu após inalar gás de um desodorante aerossol, durante a realização de um desafio chamado "desafio do desodorante", veiculado em redes sociais, de acordo com a Polícia Civil do Distrito Federal. O nome da criança não foi divulgado.

Conforme a polícia, um inquérito foi aberto no domingo, 13, por meio da 15ª Delegacia de Polícia, para apurar as circunstâncias envolvendo a morte da menina, ocorrida nessa mesma data.

A polícia investiga como a criança teve acesso ao conteúdo do desafio e tenta identificar quem são os responsáveis por sua publicação. É ao menos o segundo caso de óbito no País esse ano por conta desse tipo de conteúdo. Em março, uma menina de 11 anos sofreu uma parada cardiorrespiratória em uma cidade no interior do Pernambuco depois de inalar desodorante aerossol.

Vídeos ensinando como "baforar" o produto para provocar desmaios são disseminados virtualmente por jovens, em especial no TikTok. À época, por meio de nota, a rede social disse que os vídeos foram "enviados para análise e removidos" da plataforma por infringirem as Diretrizes da Comunidade.

No caso mais recente, a criança deu entrada no Hospital Regional de Ceilândia, em Brasília, após inalar o gás do desodorante durante a realização do referido desafio.

"O episódio resultou em uma parada cardiorrespiratória, sendo a vítima reanimada após cerca de 60 minutos, porém sem apresentar reflexos neurológicos, o que culminou na constatação de morte cerebral", disse a Polícia Civil do Distrito Federal.

O óbito foi oficialmente declarado três dias depois, ocasião em que a família registrou a ocorrência policial.

"A depender das circunstâncias apuradas, os envolvidos poderão responder por homicídio duplamente qualificado (por emprego de meio capaz de causar perigo comum e por se tratar de vítima menor de 14 anos), crime cuja pena pode chegar a 30 anos de reclusão", disse a PCDF.

'Jogos perigosos'

Desde 2019, a Organização Mundial da Saúde (OMS) tem considerado os "jogos perigosos" (hazardous games, em inglês) como um distúrbio comportamental listado na Classificação Internacional de Doenças (CID).

Os "jogos perigosos" são definidos pela OMS como "um padrão de jogatina, online ou offline, que aumenta sensivelmente o risco de consequências prejudiciais à saúde mental ou física" de um indivíduo.

O perigo pode se manifestar tanto pelo excesso do tempo gasto com a "brincadeira" quanto pelos "comportamentos e consequências de risco" associados diretamente às regras do jogo. No caso do 'desafio do desodorante', por exemplo, os participantes são incentivados a inalar aerossóis impróprios para o consumo humano.

O Estadão apurou que vídeos circulam no TikTok como um desafio, ensinando e incentivando jovens a inalar desodorante para provocar desmaios. Segundo a plataforma, ferem as diretrizes da comunidade:

- mostrar atividade que envolva danos físicos moderados visíveis ou iminentes ou promover atividade que possa levar a danos físicos moderados;

- mostrar atividade que provavelmente será imitada e que pode levar a qualquer dano físico.

Em outra categoria

O galã de Os Donos do Jogo, Profeta, vem conquistando os olhares do público. Na interpretação de André Lamoglia, de 28 anos, o bicheiro vive um par romântico com Mirna Guerra, personagem de Mel Maia.

Na série da Netflix, Profeta é um dos pontos de partida do enredo: a fim de expandir os negócios da família, ele chega ao Rio de Janeiro determinado a se adaptar e crescer.

Lamoglia falou ao Estadão sobre a mudança do personagem: "Quando o Profeta chega ao Rio de Janeiro e vê que não é tão simples sentar na mesa da cúpula [da contravenção], ele se adapta e passa a fazer coisas que não esperava. Isso afeta sua maneira de agir. Ele muda de personalidade."

Este não é o primeiro papel do ator na Netflix: ele ficou conhecido por sua passagem em Elite, obra do streaming que foi produzida entre 2018 e 2024, como o personagem Iván.

Quem é André Lamoglia?

Nascido no Rio de Janeiro, o ator ficou conhecido por seu papel em Elite e por sua recente interpretação de Profeta. Ele também atuou nas séries Segredos de Justiça, 1 Contra Todos e Juacas, além dos filmes Eu Sou Mais Eu e The Traitor.

A ideia de ir para o mundo da atuação foi inspirada no irmão, Victor Lamoglia, que fez parte do elenco de Zorra, na Globo. Victor, que é ator e humorista, também ficou conhecido por Ninguém Tá Olhando e Socorro, Virei uma Garota!, produções nacionais de comédia.

A CCXP25 confirmou a presença do ator Timothée Chalamet (Duna, Um Completo Desconhecido) e do diretor Josh Safdie (Joias Brutas). Eles vêm ao Brasil para divulgar Marty Supreme, nova produção da A24 com distribuição da Diamond Films. O evento ocorre de 4 a 7 de dezembro, em São Paulo.

O filme chega aos cinemas brasileiros com sessões especiais em 8 de janeiro e estreia oficialmente em 22 de janeiro.

No longa, Chalamet interpreta uma jovem estrela do tênis de mesa que sonha alto e embarca em uma jornada frenética, de Nova York a Tóquio, em sua busca pela grandeza.

O que já está confirmado na CCXP25

Também está confirmada a presença de astros das séries The Boys e Fallout, produções do Prime Video. Além disso, a CCXP anunciou a presença de Pedro Bandeira e outros autores no Artist's Valley, como Joe Quesada, autor de Demolidor, e Sara Pichelli, cocriadora da HQ Miles Morales.

Haverá também uma celebração dos 20 anos de Supernatural, com a presença dos atores Misha Collins, Kathryn Newton, Jim Beaver, Rob Benedict e Richard Speight Jr. Os ingressos variam de R$ 180 a R$ 2,4 mil.

A Praça Charles Miller, em São Paulo, vai se transformar em um espetáculo ao ar livre na próxima quinta-feira, 20 de novembro. Nesta data, ocorrerá a primeira edição do Natal Para o Bem - Concerto Sinfônico, com participação do tenor italiano Andrea Bocelli, entre outros artistas.

O evento, previsto para às 15h, é gratuito, mas requer retirada de ingresso no site oficial do projeto. A retirada começou nesta quarta, 12. Os ingressos são nominais e intransferíveis, sendo possível retirar somente um por CPF.

Também é possível fazer uma doação que será revertida para a compra de brinquedos, cestas básicas e kits de higiene para à Cruz Vermelha.

Além do tenor, também vão marcar presença a Orquestra do Theatro São Pedro, a Orquestra e Coral da Escola de Música do Estado de São Paulo Tom Jobim - EMESP, o Coral Infantil do Guri e o Coro Canto Livre Davide Carbone, de Fortaleza. Entre os artistas convidados, estão Simone, Paula Lima, Tony Gordon, Ivan Lins e Valentina Lassi.

Andrea Bocelli no Brasil

Além disso, Andrea Bocelli fará shows nos dias 21 e 22 de novembro de 2025, na Mercado Livre Arena Pacaembu. Os concertos terão a participação especial de Sandy. Os ingressos estão à venda pelo site Eventim.