Intoxicação por metanol: como estão investigações até agora

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

As investigações sobre casos de intoxicação por consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol continuam em andamento, assim como as fiscalizações aos estabelecimentos que vendem produtos falsificados. Depois de São Paulo, outros Estados também começaram a registrar notificações.

Autoridades orientam a população sobre a importância de não consumir produtos falsificados e de procurar ajuda médica, caso apresente sintomas. A intoxicação por metanol é grave, pode levar à cegueira permanente e até a morte.

Como estão as investigações em São Paulo?

Com o maior número de casos, o Governo de São Paulo mantém desde terça-feira passada, dia 30, um gabinete de crise para intensificar as ações contra a contaminação por metanol. A força tarefa é composta pelas secretarias da Saúde, Segurança Pública, Fazenda e Justiça.

Durante ações relacionadas ao crime de falsificação de bebidas, 30 pessoas foram presas ao longo deste ano, sendo que oito foram detidas na última semana.

O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) determinou que a Secretaria da Fazenda cancele, de forma cautelar, a inscrição estadual de todos os estabelecimentos flagrados vendendo bebidas falsificadas, adulteradas ou sem nota fiscal.

Até sexta-feira, 3, 10 estabelecimentos nas cidades de São Paulo, São Bernardo, Osasco e Barueri foram interditados após fiscalização. Somente nesta semana foram apreendidas 4.500 garrafas.

Além de ações por parte de governos estaduais, a Polícia Federal também abriu inquérito para investigar os casos.

Na quinta-feira, 2, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, também anunciou um conjunto de ações estratégicas. Uma sala de situação foi criada para monitorar e coordenar a resposta nacional.

Qual o balanço de casos no Brasil?

Conforme última divulgação feita no domingo, 5, o Ministério da Saúde confirmou 225 registros de intoxicação por metanol após ingestão de bebida alcoólica no Brasil.

O número leva em consideração os casos investigados e confirmados que vêm sendo reportados pelos Estados e consolidados pelo Centro de Informações Estratégicas e Resposta em Vigilância em Saúde Nacional (CIEVS).

Em todo o País, são 16 casos confirmados. Os outros 209 ainda estão sob investigação em 13 Estados - Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pernambuco, Paraná, Rondônia, São Paulo, Piauí, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. Bahia e Espírito Santo tiveram os casos registrados descartados.

O metanol é usado como matéria-prima para combustíveis e é impróprio para consumo humano, mas estaria sendo utilizado na falsificação de bebidas alcoólicas. Os casos, que tiveram início em São Paulo, ocorreram após o consumo de bebidas alcoólicas destiladas, como gim, vodca e uísque.

Qual a situação dos casos em SP?

O Estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, entre 14 confirmadas e outras 178 em investigação. Os dois óbitos já confirmados por intoxicação por metanol no Brasil também aconteceram no Estado.

A primeira morte confirmada foi a de um homem de 54 anos, no dia 15 de setembro. Depois, no sábado, 4, a Secretaria de Saúde de São Paulo divulgou a segunda vítima, um homem de 46 anos. Ambos eram da capital paulista.

Atendimento médico deve ser feito o mais rápido possível

De acordo com o governo estadual, o paciente com quadro incomum após ingestão de bebida alcoólica deve procurar atendimento médico imediato, para realizar exames laboratoriais e avaliação oftalmológica.

Os sintomas de alerta são: dores abdominais intensas, tontura e confusão mental.

O socorro em até 6 horas após o início dos sintomas é fundamental para evitar o agravamento do quadro clínico do paciente.

No sábado, o Ministério da Saúde disse que iniciou a distribuição de etanol farmacêutico, antídoto utilizado no tratamento de pacientes intoxicados por metanol, aos Estados que formalizaram pedido de reforço de estoque.

Como denunciar?

Denúncias sobre possíveis irregularidades e suspeitas a respeito de bebidas adulteradas podem ser enviadas pelo Disque Denúncia 181 ou pelo site da Polícia Civil de São Paulo. Clique aqui para saber mais.

O Procon-SP também recebe denúncias pelo Disque 151 e pelo site, onde o consumidor também encontra informações sobre como realizar a queixa.

Além disso, o número 0800 642 9782 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), segue disponível para esclarecer dúvidas da população, profissionais e comerciantes sobre intoxicações e procedimentos.

Em outra categoria

Nos últimos dias, surgiram boatos de que o cantor sertanejo Gustavo Mioto regravaria a música Princesa, que se tornou símbolo do seu relacionamento com Ana Castela, que acabou no fim do ano passado.

Agora, ele resolveu colocar um ponto final nas especulações, revelando que a música fará parte da trilha sonora da novela Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário, protagonizada por Mioto.

"Não existe regravação. Nesse caso, a música será tema do casal da novela. Que são personagens fictícios, que cantarão outras músicas também! E, ainda assim, essa versão não será lançada. A única versão da música nas plataformas e oficial é a original que vocês conhecem", explicou o cantor no seu perfil no X, antigo Twitter.

Ana Castela entrou na conversa e comentou sobre a suposta regravação. "Princesa é linda demais! E não haveria uma outra escolha melhor para novela. Vai ficar incrível só na voz do Gustavo", registrou a Boiadeira.

Cinderela e o Segredo do Pobre Milionário é resultado de uma aposta da TV Globo em um novo formato chamado microdrama. São novelas pensadas para as redes sociais, compostas por episódios curtos, no formato vertical, ideal para se assistir em telas de celulares.

A trama estreia em dezembro e terá 50 episódios curtos, de até dois minutos. Os primeiros capítulos ficarão disponíveis gratuitamente pelo Globoplay e no YouTube. Os demais serão exclusivos para assinantes da plataforma de streaming, via celulares.

Na história, Mioto interpreta o misterioso milionário Diego, que finge ser músico e pobre para conquistar Cindy (Mayara Aniceto), uma talentosa cantora e mãe solo.

Ana Castela também fará novela na TV Globo. Ela estará no elenco de Coração Acerelado, a próxima história a ocupar a faixa das 19h na emissora. A trama vai abordar o universo do feminejo, o sertanejo feito por mulheres, do qual Castela é uma das mais fortes representantes.

Chris Evans e Alba Baptista acabam de ganhar o primeiro bebê, segundo o TMZ.

Ainda segundo o veículo, que compartilhou o registro de nascimento, o bebê é uma menina que se chama Alma Grace Baptista Evans. Ela nasceu na última sexta, 24, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

O relacionamento entre Chris Evans e Alba Baptista

Rumores de um relacionamento entre os dois começaram em 2021, mas a informação só foi confirmada à revista People em novembro de 2022. A primeira foto do casal publicada nas redes sociais aconteceu em janeiro de 2023. Em setembro do mesmo ano, eles se casaram em uma cerimônia íntima em Cape Cod.

O ator americano, astro de Capitão América: O Primeiro Vingador, pediu a amada em casamento em sua língua nativa, português. "Ela é portuguesa, então aprendi a dizer 'Quer se casar comigo?' em português. Pratiquei a semana toda. Eu tinha praticado tanto que, enquanto estava preparando o café da manhã, quase fiz a pergunta em voz alta", contou ao site Knot.

Alba Baptista é uma atriz portuguesa que fez Natasha em Sra. Harris Vai a Paris.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais

A TV Globo anunciou, nesta terça-feira, 28, informações sobre o Especial Roberto Carlos no fim deste ano. A atração será gravada na cidade gaúcha de Gramado, palco do tradicional Natal Luz.

O especial vai ao ar no dia 23 de dezembro, antevéspera do Natal. No repertório, grandes sucessos de Roberto Carlos, composições que fizeram sucesso na voz de outros intérpretes, além dos clássicos natalinos.

O especial será gravado no dia 12 de dezembro, segundo informações no site oficial de Roberto Carlos, no entanto, os ingressos ainda não estão à venda.

A atração tem produção de Maiana Timoner e Rodrigo Tápias, direção geral de Angélica Campos e direção de gênero de Joana Thimoteo.