Liniker estrela série sobre transexualidade e família

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Nesta sexta-feira, 25, estreia a série Manhãs de Setembro, na Amazon Prime Video. A produção conta com a cantora Liniker como protagonista, pela primeira vez no streaming. Com cinco episódios de 30 minutos, a primeira temporada do seriado brasileiro mostra a trajetória de Cassandra, a personagem principal que começa a ver as coisas finalmente dando certo em sua vida.

Ela consegue alugar um apartamento próprio pela primeira vez, tem um namorado que a ama, Ivaldo, interpretado por Thomás Aquino, além de um trabalho como motogirl no centro de São Paulo. Ela também está conseguindo realizar o sonho de ser uma artista cover de Vanusa, quando sua vida toma um rumo inesperado: Leide, personagem de Karine Teles, com quem ela teve um envolvimento no passado, aparece com Gersinho, interpretado por Gustavo Coelho, que ela afirma ser filho de Cassandra.

Em coletiva de imprensa, Liniker falou sobre a importância de sua protagonista representar a vivência de uma travesti para além da temática de identificação de gênero ou transfobia.

Representatividade

"Criar uma personagem sob o ponto de vista do afeto foi uma das coisas que mais me emocionou. A Cassandra não estava nesse lugar encaixotado que muitas narrativas cinematográficas colocam pessoas trans. Sempre sobre situações de perigo, violência, com um olhar muito marginalizado. A gente poder ver uma personagem que tem uma casa e é uma travesti já significa muito", explicou.

Manhãs de Setembro possui o roteiro de Josefina Trotta, Alice Marcone e Marcelo Montenegro. Sobre Cassandra, Alice afirma que para ela, enquanto uma mulher trans, a personagem é essencial para que mais pessoas se vejam refletidas nessa narrativa de autonomia e esperança.

"Precisamos pensar que a vida de uma pessoa trans não acaba quando ela termina a transição. Na verdade, começa ali. Não é reduzida a procedimentos cirúrgicos, burocráticos e jurídicos. A gente tem afeto, né? Então, para uma personagem complexa como ela, precisamos pensar num namorado, num filho, nas amigas, na chefe e na ídola (sic). Tudo isso compõe uma protagonista de uma série de drama", afirma.

O diretor Luis Pinheiro revelou que, apesar da capital paulista também ter grande protagonismo no seriado e não ser somente o cenário da série, a trama acabou sendo gravada, em Montevidéu, no Uruguai.

"A história se passa no centro de São Paulo, em prédios superpopulosos, na multiplicidade de imigrantes na região, mas, com a pandemia, isso não era tão viável. Quando veio a possibilidade de filmar no Uruguai, eu aceitei", disse.

"Percebi que ali cabiam várias cidades a serem retratadas. Filmamos sem ficar procurando São Paulo por lá, mas sim buscando o que fosse belo e pertinente para as cenas. Na edição, trocamos frases e placas, mas só fizemos duas diárias aqui e todo o resto foi em Montevidéu", afirmou.

Vanusa e Liniker

"A Vanusa não é só uma cantora pra Cassandra, é um porto seguro e uma bússola. Então, acho que a personagem cria uma relação bastante familiar com a ídola. A Vanusa dá colo para ela", diz Liniker sobre a relação da protagonista com a a figura venerada na série.

A atriz afirmou ainda que no dia da morte da cantora, 8 de novembro de 2020, ela estava gravando a série. Para ela, foi difícil receber a notícia enquanto estava no set de filmagem, porém isso a fez se conectar ainda mais com a importância que a artista tinha para sua personagem.

Liniker também falou sobre o que essa experiência agregou em sua vida pessoal. "A Cassandra certamente me trouxe coragem para coisas pequenas, de ir para frente e de demarcar o meu espaço. É muito fácil a gente se dar por vencido com tudo que a sociedade nos obriga a fazer e, às vezes, acabamos perdendo o desejo. Então, acho que ela me ensinou a desejar como há muito tempo eu não desejava", concluiu.

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Renata Saldanha, campeã do Big Brother Brasil 25, respondeu a algumas perguntas enviadas por fãs no Instagram na madrugada desta quarta-feira, 30. Ela aproveitou o momento para tranquilizar os admiradores do casal "Reike", formado por ela e Maike na reta final do reality.

"Gente, essa pergunta é campeã! Só para avisar, nós estamos bem, está tudo bem entre nós, para quem tinha dúvidas", começou a bailarina. "É como lidamos com outros relacionamentos na vida. A gente está se conhecendo, estamos nesse momento de entender um pouco tudo isso, que é novidade para ele - e muito para mim também. Então é isso, estamos nos conhecendo", concluiu a campeã.

Maike e Renata se reencontraram em público durante o Prêmio gshow, na última quarta-feira, 23, quando receberam o troféu da categoria "Melhor Conexão" e deram um beijo no palco. Antes da cena, estiveram juntos nos bastidores.

Apesar do clima de intimidade, Renata disse que ainda era cedo para definir qualquer rótulo. "A gente não teve a oportunidade de conversar aqui fora ainda, a gente mal se encontrou. No dia que a gente resolveu ficar, acho que ele ficou uns cinco dias na casa e depois saiu. Então, é muito breve para eu dizer algo", falou ao gshow.

Maike foi eliminado no 15º Paredão do BBB. Poucos dias antes, havia sido advertido pela produção e por Tadeu Schmidt por causa de atitudes abusivas com Renata, como mordida e puxão de cabelo. Nas imagens, a bailarina aparentava desconforto e pedia para que ele parasse. A sequência de ações gerou revolta entre os internautas e pedidos de expulsão nas redes. Do lado de fora da casa, o ex-brother assistiu às cenas e pediu desculpas, dizendo estar envergonhado.

Após cumprir a agenda atribulada no Rio de Janeiro desde o fim do reality, no último dia 22, Renata voltou para Fortaleza nesta quarta junto de Eva, sua dupla no início da competição. Ela foi recebida por uma multidão no aeroporto, e comemorou o retorno para casa.

O cantor Ney Matogrosso compartilhou detalhes de sua relação atual com a mãe, de 103 anos, e contou como a idade avançada tem transformado a relação entre os dois. Durante entrevista coletiva para divulgação da cinebiografia Homem com H, estrelada por Jesuíta Barbosa, o astro explicou que dona Beita de Souza Pereira não pode assistir ao filme, mas garantiu que o apoio que sempre recebeu dela é verdadeiro.

"Agora, com 103 [anos], ela não funciona mais", lamentou o cantor durante o bate-papo, segundo a revista Caras. "Até os 100 ela cuidou do meu sítio, dos nove empregados da fazenda."

Durante entrevistas ao longo da carreira, Ney sempre ressaltou a boa relação com a mãe, um traço que está presente no filme dirigido por Esmir Filho - ela é interpretada na obra por Hermila Guedes. Com o pai, o militar Antônio Matogrosso Pereira, a relação sempre foi difícil, sobretudo na infância e na adolescência.

"Tem dias que ela não me reconhece. Não é sempre", entregou o astro, que costuma ser reservado quanto à família. "Mas tem dias que ela olha para mim e fala: 'Quem é você?'. E eu digo: 'Sou o Ney, mãe'. Mas também não faço drama não."

Homem com H retrata a infância e trajetória de Ney Matogrosso até sua consagração como artista e músico brasileiro. A obra também pincela seu sucesso com o grupo Secos & Molhados e alguns relacionamentos de Ney, com Cazuza e Marco de Maria. O longa estreia nos cinemas brasileiros nesta quinta, 1º, com sessões antecipadas a partir da quarta, 30.

Uma pintura de Mark Rothko avaliada em US$ 56 milhões (R$ 318 milhões na cotação atual) foi danificada após uma criança "riscá-la" durante uma visita a um museu na Holanda.

O caso aconteceu na semana passada. O quadro era exibido como peça de destaque no Museu Boijmans Vans Beuningen, em Roterdã.

À BBC, um porta-voz do museu descreveu o dano como superficial. "Pequenos arranhões são visíveis na camada de tinta sem verniz na parte inferior da pintura", explicou.

"Foram requisitados especialistas em conservação na Holanda e no exterior. Atualmente, estamos pesquisando os próximos passos para o tratamento da pintura", completou.

A gerente de conservação da Fine Art Restoration Company, Sophie McAloone, disse ao veículo que pinturas modernas sem verniz, como a de Rothko são "particularmente suscetíveis a danos" por causa da "combinação de materiais modernos e complexos, da ausência de uma camada de revestimento tradicional e da intensidade dos campos de cores planas, que tornam até as menores áreas de danos instantaneamente perceptíveis."

"Nesse caso, arranhar as camadas superiores de tinta pode ter um impacto significativo na experiência de visualização da peça", concluiu.

*Estagiária sob supervisão de Charlise Morais