'Educação não é gasto, é investimento', repete Lula, em inauguração no Rio

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a dizer nesta terça-feira, 2, que despesas do governo com educação não constituem gasto, mas investimento. Ele participou da inauguração do Impa Tech, primeiro curso de graduação do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), no Rio de Janeiro.

"Educação não é privilégio para rico, é direito de todos. Educação não é gasto, é investimento, e o Estado precisa assumir responsabilidades", disse Lula. "Tudo o que for para educação, temos que fazer."

Ao longo do discurso, o presidente defendeu mais investimentos em educação. Em um momento, afirmou que a missão do ministro da área, Camilo Santana, é criar mais faculdades, escolas técnicas e demais iniciativas ligadas ao Pronatec do que Fernando Haddad, que comandou a pasta entre 2005 e 2012 e hoje está à frente da Fazenda.

Lula foi acompanhado pela primeira-dama, Janja da Silva, além de Santana e dos também ministros Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação), Anielle Franco (Igualdade Racial) e Marcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), além do prefeito do Rio, Eduardo Paes.

Em outra categoria

A paixão do ex-presidente dos EUA Jimmy Carter - que morreu no domingo, 29, aos 100 anos - pela música foi detalhada no documentário Jimmy Carter: Rock & Roll President (não disponível nos serviços de streaming do Brasil). Na obra, é possível compreender como os artistas Willie Nelson, Bob Dylan e The Allman Brothers Band desempenharam um papel importante na vida do político.

A conexão de Carter com a música, especialmente o gospel e o rock and roll, era mais do que apenas uma alegria pessoal, mas sim o reflexo de sua visão de mundo.

A música lhe serviu como consolo e estratégia, unindo os norte-americanos de todas as regiões, raças e preferências políticas. Carter usou-a como uma ferramenta poderosa para incorporar e promover sua visão de unidade e direitos humanos.

Em 1975, Carter não era inicialmente muito conhecido fora da Geórgia, e um apoio da banda de rock Allman Brothers Band, cerca de três meses antes das primárias de Iowa, ajudou a divulgar sua candidatura, especialmente entre os jovens norte-americanos.

Carter ganhou a presidência em 1976 e foi empossado em 1977. O astro de filmes de faroeste John Wayne discursou no baile inaugural.

Paul Simon e Aretha Franklin cantaram na cerimônia, na qual havia uma sensação de que a América precisava se curar em conjunto. Não só por meio da música, mas também por meio da unificação de republicanos e democratas.

Nesse período, o vencedor do Prêmio Nobel da Paz também ficou grande amigo de Bob Dylan, de quem era assumidamente fã e citava trechos de suas canções nos discursos.

"Foi a primeira vez que percebi que minhas músicas tinham alcançado, basicamente, o establishment", falou Dylan em raríssima entrevista ao documentário. "Eu não tinha experiência naquele reino, então isso me deixou um pouco desconfortável. Ele [Carter] me deixou tranquilo ao não falar mal de mim e me mostrar que ele tinha uma apreciação sincera pelas músicas que eu havia escrito", acrescentou.

O filme ainda traz a curiosa história de quando Willie Nelson, outro amigo ilustre de Carter, fumou maconha na Casa Branca - fato que coroou Nelson como um dos fumantes de erva e pró-legalização mais famosos do mundo.

Renato Tommaso, integrante do Jota Quest, morreu no domingo, 29, aos 54 anos. A morte, cuja causa não foi revelada, foi anunciada nas redes sociais da banda brasileira.

"Grande amigo, um pai de família exemplar, baixista incrível, super profissional, parceiro de infindáveis papos sobre música, futebol, cultura e tudo que viesse à tona. Não temos palavras para expressar toda a dor e tristeza que estamos sentindo agora. Difícil daqui pra frente fazer um show e não lembrar de você, meu amigo", diz a publicação no perfil oficial do Jota Quest no Instagram.

O vocalista Rogério Flausino também usou a plataforma para prestar homenagens ao amigo e colega de banda: "Nossos mais profundos sentimentos pela triste e prematura partida do querido amigo e parceiro de caminhada Renato Tommaso. Grande músico e profissional gigante que esteve conosco nestes últimos 18 anos, fosse na estrada, nos estúdios ou nos palcos, se dedicando ao máximo, e vivendo com a gente lado a lado, momentos sempre muito especiais."

O corpo de Tommaso será velado nesta segunda, 30, no Cemitério da Saudade, em Belo Horizonte (MG). O sepultamento acontece no mesmo local, por volta das 16h30.

O músico deixa a esposa, Dani, com quem estava há 29 anos, e a filha Renata, de 26 anos.

Renata também prestou homenagem ao pai nas redes. "Até as saudades, que vão ser eternas, não se comparam ao meu amor por você, papai. Descanse em paz, nos vemos um dia", escreveu ela.

Cinco pessoas foram processadas pela justiça argentina por ligações à morte de Liam Payne, antigo membro da banda One Directon. O cantor morreu, em outubro, aos 31 anos, depois de ter caído do terceiro andar do hotel onde estava hospedado em Buenos Aires.

A gerente do hotel, Gilda Martin, e o empregado Esteban Grassi, bem como Roger Nores, que alegadamente era amigo de Payne, foram acusados de homicídio involuntário, segundo a Procuradoria Nacional Penal e Correcional da Argentina, citada pelo jornal Telegraph.

Braian Paiz e Ezequiel Pereyra, que na época da morte do artista trabalhavam no Hotel CasaSur Palermo, em Buenos Aires, foram igualmente acusados de fornecer drogas a Payne.

Segundo o site de notícias argentino Infobae, o juiz responsável pelo caso ordenou a prisão preventiva de dois dos cinco acusados. Em novembro, já havia sido anunciado que três pessoas foram acusadas pela morte do artista, mas sem que os seus nomes fossem divulgados.

Payne estava tentando escapar de seu quarto de hotel quando caiu do terceiro andar do hotel e morreu.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, a equipe do hotel sabia que ele havia ameaçado usar a sacada como forma de evitar ficar preso no local, de acordo com um relatório a que o periódico teve acesso.

Em vídeo divulgado das câmeras de segurança do hotel, o ex-One Direction estaria "convulsionando" no saguão, uma hora antes de sua morte, devido ao uso de drogas. No entanto, os funcionários do hotel decidiram levar o cantor desacordado de volta para o quarto.