'De muitas casas, não sobrou um único tijolo': destruição em Cruzeiro do Sul levou até alicerces

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Um levantamento prévio realizado pela prefeitura aponta a destruição de aproximadamente mil casas pela enchente que atingiu a cidade de Cruzeiro do Sul, no Vale do Taquari, no Rio Grande do Sul, no início deste mês. De acordo com o secretário de Obras, Paulo Nascimento, metade da cidade foi praticamente arrasada. "Estamos juntando os cacos para nos reerguermos mais uma vez", disse. Dos 12 mil habitantes, 5,2 mil ainda estão desabrigados ou desalojados, segundo a prefeitura. Nove pessoas morreram e outras nove estão desaparecidas.

A enchente no Rio Taquari atingiu 33 metros, superando em quatro metros o recorde de um série histórica de 150 anos, segundo a MetSul, agência de informações meteorológicas do Rio Grande do Sul. A forte correnteza levou tudo o que estava numa faixa de até 150 metros do rio: casas, árvores, postes, veículos, animais e gente. "De muitas casas, não sobrou um único tijolo. Até o piso e o alicerce foram tirados pela força da água", disse Nascimento.

A Metsul comparou as imagens aéreas da destruição ao cenário causado por um furacão de categoria 5, a escala máxima desses fenômenos, com ventos de 300 a 400 km/h.

Na segunda-feira, 13, uma nova enchente, com quase 28 metros, voltou a atingir a área destruída. Algumas escolas que tinham voltado a funcionar suspenderam as aulas. A prefeitura contabiliza quatro escolas destruídas pela enchente. Outras duas tiveram danos parciais. Para sair do foco da tragédia, cerca de 800 alunos estão tendo atividades em abrigos e outros espaços.

Uma comitiva de Pomerode, cidade de Santa Catarina que "adotou" Cruzeiro do Sul e vai ajudar na reconstrução da cidade-irmã, visitou as áreas atingidas na segunda-feira. "É uma situação dramática e inacreditável. Metade da cidade foi atingida e será preciso reconstruir cerca de mil casas. O pessoal está desolado e desmotivado. Pomerode acabou levando um pouco de esperança para eles", disse o prefeito da cidade catarinense, Ércio Kriek (DEM).

O prefeito de Cruzeiro do Sul, João Dullius (MDB) contou que vai adquirir ou desapropriar uma área para que os moradores que perderam as casas e tiverem condições iniciem rapidamente a nova construção.

"Nossa preocupação é agir rápido para que aquelas pessoas tenham algum consolo e alguma esperança", disse. Ele reafirmou que a prefeitura não permitirá que a população volte a construir em regiões de risco para novas inundações do Taquari. "Temos de evitar a qualquer custo uma nova devastação", disse. A nova área fica na Linha Primavera, em local alto e mais distante do rio.

Em outra categoria

O show da cantora Cyndi Lauper, 71, no dia 20 de setembro no Rock in Rio não será o último da artista em terras brasileiras. Em entrevista ao Estadão na tarde desta segunda-feira, 9, Cyndi adiantou que pretende trazer a sua turnê de despedida ao País.

"[O Rock in Rio] vai ser divertido, mas eu vou com a minha turnê [de despedida] depois disso", comentou a cantora. Cyndi disse que ainda não há datas para a sua nova passagem pelo Brasil, mas revelou que, além do País, também pretende visitar a Argentina.

A cantora anunciou a aposentadoria em junho - ao Estadão, ela adiantou que pretende se afastar apenas dos shows, mas continua compondo. Ela dará início à sua turnê de despedida em outubro na América do Norte.

Cyndi é uma das atrações do Dia Delas, data dedicada a apenas atrações femininas no Rock in Rio. Nomes como Katy Perry, Ivete Sangalo e Gloria Gaynor também se apresentarão no mesmo dia que a cantora norte-americana.

Com o término de Renascer, que será substituída por Mania de Você como a novela das 21h da TV Globo, Vladimir Brichta, o intérprete do coronel Egídio, decidiu fazer uma pausa em sua carreira nas novelas. A informação foi divulgada ao portal Extra.

A decisão foi tomada para que o ator, que vêm emendando folhetins desde Rock Story (2016), possa descansar. A novela foi seu retorno às telinhas após uma pausa semelhante, que teve início depois de Belíssima (2005), em que ele fez o papel de Narciso. Nesse meio tempo, ele se dedicou a projetos de menor duração, como as gravações de Entre Tapas e Beijos, em que vive Armane, e filmes como A Mulher Invisível, Real Beleza e Muitos Homens Num Só.

"Quando eu parei, lá atrás, não sabia que seriam dez anos. Só sabia que o meu trabalho estava aquém do que eu poderia fazer. Estava satisfatório para o meu contratante, mas não para mim. Quando voltei em 2016, começou a acontecer uma coisa parecida com o que havia rolado antes: fiz cinco novelas em cinco anos", disse Brichta ao Extra.

"Não é que agora eu esteja insatisfeito, mas realmente é uma demanda muito grande. É um trabalho desgastante e que ocupa muito tempo. Por enquanto, só quero descansar", completou o ator, de 48 anos, sobre as telenovelas.

Além da novela Renascer, Vladimir esteve recentemente envolvido na produção Pedaço de Mim, na Netflix, que protagonizou junto a Juliana Paes. A série esteve em primeiro lugar no Top 10 produções em língua não-inglesa mais vistas da plataforma. A produção alcançou o primeiro lugar no Brasil, na Argentina, na Bolívia, no Equador, no México e no Paraguai. Na Itália e em Portugal ficou em segundo e, na França, em terceiro.

Recentemente, durante lançamento da novela Mania de Você, a atriz Adriana Esteves, com quem Brichta é casado, também expressou a vontade de dar um tempo com as novelas. "Quero parar. Novela dá muito trabalho. Muito! Quero fazer séries, filmes, teatro...", disse.

Veja em que novelas Vladimir Brichta atuou depois de pausa em 2006

Rock Story (2016)

Segundo Sol (2018)

Amor de Mãe (2019)

Quanto Mais Vida, Melhor! (2021)

Renascer (2024)

James Earl Jones, ator que ficou conhecido por dublar a voz de Darth Vader na franquia Star Wars, morreu nesta segunda-feira, 9, aos 93 anos. De acordo com o Deadline, ele estava em sua residência, em Nova York, Estados Unidos.

A informação foi confirmada pelos agentes de Jones. O ator fazia parte da categoria EGOT, termo usado para se referir a quem já ganhou os maiores prêmios da televisão americana: Emmy, Grammy, Tony e Oscar.

Sua carreira começou na Broadway, em 1957, logo após servir no exército americano na Guerra da Coreia. Seu primeiro prêmio veio após sua performance em The Great White Hope. Ele também concorreu ao Oscar por esse personagem.

Jones também deu a voz a Mufasa nas duas versões de O Rei Leão. Seu último personagem foi em 2022, na série Obi-Wan Kenobi, na qual foi a voz do vilão de Star Wars mais uma vez.

A causa da morte não foi revelada. O ator deixa seu filho Flynn Earl Jones