Totens de monitoramento são instalados pelo governo no centro de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Para auxiliar no combate à criminalidade no centro da capital paulista, o governo de São Paulo instalou totens de segurança na região. A ação faz parte de um projeto-piloto iniciado neste mês de agosto que também tem como foco a revitalização da área. Os equipamentos possuem câmeras e oferecem comunicação direta com a Polícia Militar, em situações de emergência.

Os dispositivos estão localizados na 25 de Março, Praça da República e na esquina das ruas General Couto de Magalhães e dos Protestantes, no entorno da região da Luz, próximo à Cracolândia.

"Além de policiamento ostensivo e reforço em pontos estratégicos, vamos atacar todo esse ecossistema criminoso e acolher os dependentes químicos dessas áreas. A região central de São Paulo tem sido degradada ao longo dos anos e não vamos poupar esforços para reverter essa situação", disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Nos últimos anos, a região central da cidade tem sofrido com a sensação de insegurança e o espalhamento de usuários de drogas da Cracolândia. Desde então, ações, como policiamento ostensivo, têm sido adotadas para tentar reduzir os índices de criminalidade na região.

"Os totens vão contribuir diretamente com as atividades de policiamento e patrulhamento na região", complementa Guilherme Derrite, secretário da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo (SSP).

Conforme a Coordenadoria de Análise Criminal e Pesquisa (CAP), da SSP, ainda em fase de teste, acadêmicos da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) estão formulando questionários que serão transmitidos a frequentadores da região. Na enquete, haverá perguntas para entender o que a população acha sobre o equipamento e se vale a pena, ou não, o investimento.

"Estamos empenhados em garantir a efetividade dos totens para a população. Se realmente for positivo, colaborar para queda dos indicadores criminais e aumentar a sensação de segurança na região, vamos estudar as melhores localidades para instalar outros", disse o capitão Júlio César, da CAP.

Segundo a SSP, os policiais farão o atendimento da população que utilizar os totens em uma sala exclusiva instalada no Comando de Policiamento de Área 1, no centro de São Paulo.

No caso do totem instalado na esquina das ruas General Couto de Magalhães e dos Protestantes, além de ter a função de efetuar uma ligação para o 190, ainda pode emitir mensagens gravadas com orientações sobre saúde, como onde encontrar abrigo ou locais de tratamento, assim como o Hub de Cuidados em Crack e Outras Drogas, do governo estadual.

Como funcionam os dispositivos?

Multifuncionais e com quatro metros de altura, os totens são equipados com um botão de emergência, permitindo que a pessoa possa utilizá-los para fazer uma ligação direta para a Polícia Militar, 24 horas por dia e com um simples toque de acionamento.

Também contêm um sistema de comunicação para o envio de alertas, um conjunto de câmeras de monitoramento e leitura de placas.

Em um vídeo publicado pela SSP nas redes sociais, sobre a fase de testes dos dispositivos, uma policial mostra como eles funcionam.

"Equipados com câmeras de monitoramento, este totem é capaz de identificar e registrar atividades suspeitas nas proximidades. Em caso de emergência, ele emite alertas luminosos e sonoros, chamando a atenção para a situação e permitindo uma resposta rápida", explicou a agente.

Os dispositivos foram desenvolvidos pela empresa Helper Tecnologia. "Foram disponibilizados ao governo estadual sem custo por meio de uma parceria com uma empresa privada. Por enquanto, as equipes estão testando a mecânica dos instrumentos para corrigir possíveis falhas. Posteriormente, os testes serão feitos com os próprios frequentadores do centro", acrescenta a SSP.

Em outra categoria

A influenciadora Bárbara Evans se pronunciou nesta segunda-feira, 24, sobre o distanciamento de sua mãe, Monique Evans. A relação conturbada entre as duas ganhou atenção nas redes sociais depois que a ex-modelo revelou ter sido bloqueada pela filha e impedida de acompanhar a rotina dos netos.

Nos Stories, Bárbara afirmou que a decisão de cortar contato com a mãe foi motivada por mensagens recebidas durante uma discussão. Segundo a influenciadora, os áudios enviados por Monique teriam sido especialmente duros. "Nunca esperei ouvir todas aquelas coisas de uma mãe", disse. Ela ressaltou que foi Monique quem rompeu a relação e que apenas respeitou a decisão: "Foi uma opção e escolha dela, não minha".

A influenciadora, mãe de Ayla, de 2 anos, e dos gêmeos Álvaro e Antônio, de 1 ano, reforçou que tem registros das conversas e que não se tratou de uma briga trivial. "Eu hoje tenho a minha família e não admito certas coisas", afirmou. Bárbara também pediu para que o público não julgasse a situação sem conhecer os detalhes e revelou que seu irmão não enfrenta a mesma situação com a mãe.

No desabafo, ela mencionou a dificuldade de lidar com familiares que enfrentam transtornos emocionais, sem citar diretamente Monique. "Sempre dei o meu melhor, mas tudo tem um limite", concluiu.

A declaração foi feita depois que Monique Evans revelou ao portal Leo Dias que precisou criar um perfil falso para conseguir acompanhar os netos. "A gente ainda não está se falando, a gente precisa de tempo. Então, eu estou obedecendo, estou na minha", afirmou.

A madrugada desta terça-feira, 25, após o Sincerão no BBB 25 foi de repercussão e tentativas de conciliação. A confusão que aconteceu entre Aline e Diogo por causa da lentilha foi intensificada e o brother recebeu conselhos para se afastar da baiana. Por outro lado, Camilla conversou com Renata sobre as atitudes de Vitória Strada e revelou que nunca quis votar na bailarina.

Confira o resumo da madrugada no 'BBB 25':

Momento errado

Após a dinâmica, Vitória tentou falar com Camilla,mas Thamiris disse que não era o momento.

Tensão no casal

Aline contou a Diogo que estava magoada com ele. A sister disse que o ator não teve paciência com ela durante o dia e cobrou compreensão. A sister ainda resgatou uma conversa entre os dois.

Discurso ensaiado

Thamiris e Gracyanne ensaiaram um discurso para Camilla falar com Vitória nas próximas oportunidades. Gracyanne ainda aconselhou a carioca a se desculpar com a atriz.

A lentilha

O papo entre Diogo e Aline continuou na área externa e o brother afirmou que não queria brigar por causa da lentilha. Mais cedo, os dois discutiram por discordar da quantidade preparada do grão na casa. Entenda aqui.

Esclarecimentos

Aline falou para Eva e Renata que alguém da casa falava mal das bailarinas. Eva disse que Camilla falou que as poupou de saberem coisas que elas ficariam chateadas.

Sem papo

Diogo comentou sobre a relação dele com Vinícius e disse que fica difícil resolver já que o brother não quer conversar com ele.

Conflito

Diogo citou uma fala de Aline e disse que ela deu a entender que ele queria estar com outra pessoa na casa. A baiana disse que não queria falar sobre o assunto e o clima pesou entre o casal.

Influenciáveis

Em conversa com Gracyanne e Camilla, Thamiris analisa o comportamento dos gêmeos João Gabriel e João Pedro.

Tem que falar

Diogo conversou com Vilma e João Gabriel sobre os argumentos de Vinícius no Sincerão e eles concordaram que o brother precisa conversar com o ator depois do que foi dito na dinâmica.

Problema sério

João Gabriel e Vilma analisaram a relação de Diogo e Aline. Os dois aconselharam o ator a se afastar da Sister. Vilma acredita que os desentendimentos com Aline e Vinicius foram armados para tirar Diogo do sério. A mãe de Diogo ainda destacou um comentário de Vinícius sobre Aline e pediu ao filho para "cair fora" da relação com a baiana. A conversa continuou com Vilma insistindo no afastamento do casal.

A lentilha (de novo)

Aline explicou aos colegas do Quarto Anos 50 sobre a situação dela e Diogo no fatídico caso da lentilha. Vinicius opinou que o ator sempre quer conduzir as situações na casa. Mais tarde, a lentilha voltou a ser o assunto no Quarto Fantástico.

Ciúmes

Thamiris e Gracyanne conversam sobre Eva e Renata. As duas acham que as dançarinas sentem ciúmes da relação dos gêmeos João Pedro e João Gabriel com Thamiris na casa.

Camilla e Renata

Camilla e Renata conversaram na área externa da casa para tentar entender os conflitos entre integrantes do Quarto Nordeste com as dançarinas. Camilla afirmou que Vitória convenceu ela a votar na dupla. A carioca contou que ninguém quis saber sua versão após o atrito com a atriz na formação do último Paredão. Renata falou que nunca viu movimentação do Quarto Nordeste para salvar Vitória ou Mateus dos Paredões. Camilla explicou que Vitória recebeu atenção de Thamiris mas quis fazer um "momento sozinha".

Cena

Thamiris resgatou a confusão com Vitória e disse que a atriz fez cena de excluída no reality.

A lentilha (mais uma vez)

Thamiris e Camilla repercutiram a situação da lentilha e saíram em defesa de Diogo.

Matheus Vargas, cantor sertanejo que é filho de Leonardo, negou rumores de traição após ser visto em um vídeo com outra mulher, vazado após o término com a influenciadora Hariany Almeida. O depoimento foi postado em suas redes sociais na segunda, 24. Lia-se: "É importante reforçar que não houve traição por parte do cantor. O término não foi motivado pelo vídeo que circula nas redes sociais, e qualquer insinuação nesse sentido não corresponde à verdade".

Desde o início de 2025, o casal já vinha conversando sobre o fim do relacionamento. A última vez que esse assunto foi abordado foi na sexta-feira, 21, antes da viagem de Hariany, quando ambos reconheceram que já não estavam bem há algum tempo. Na mesma madrugada, Hariany confirmou que na segunda-feira, 24, retornaria para buscar seus pertences na casa de Matheus.

"O vídeo que está sendo compartilhado foi gravado no domingo, 23, durante um churrasco entre amigos, em um momento de descontração, sem qualquer envolvimento amoroso ou traição por parte de Matheus", completa a postagem. Por fim, a assessoria responsável pelo cantor afirma que tomará medidas cabíveis contra os que "propagarem notícias falsas" sobre o assunto. Ele também agradece pelo carinho dos fãs.

Entenda o término

Na noite de domingo, Hariany anunciou aos seus seguidores que havia terminado com Matheus por meio de suas redes sociais. "Essa situação não me define e nem me derruba (...) Eu sou uma mulher forte que não espera nada de homens para validar meu valor ou felicidade", escreveu.

Também no domingo, foi vazado um vídeo do cantor sertanejo com alguns amigos em um suposto churrasco, ao lado de duas mulheres. Segundo as redes sociais de Matheus, o casal já havia terminado no dia.