PM prende 5º suspeito de atear fogo intencionalmente no interior de SP

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Polícia Civil de São Paulo prendeu na segunda-feira, 26, um homem de 44 anos por causar incêndio em vegetação na zona sul de São José do Rio Preto, na sexta-feira, 23. Segundo a Secretaria da Segurança Pública do Estado informou nesta terça-feira, 27, ele é o quinto suspeito detido no Estado em menos de uma semana por ocorrências semelhantes. A reportagem não localizou as defesas dos suspeitos.

Conforme a investigação, o indivíduo, que estava em uma motocicleta, foi flagrado por câmera de segurança ateando fogo em uma área de mata. Após investigações, ele foi identificado e preso.

Ainda na segunda-feira, a Polícia Militar prendeu mais um suspeito de atear fogo intencionalmente no interior de São Paulo. A divulgação foi feita no mesmo dia.

O detido, de 27 anos, foi flagrado provocando incêndio criminoso no bairro Jardim Aurora, em Batatais, região de Franca. A PM havia recebido denúncia de que ele estaria ateando fogo em pastagem anexa à uma Área de Preservação Permanente (APP).

Após queimar uma área de pasto, o fogo se espalhou e atingiu a cerca e o quintal de uma casa. O Corpo de Bombeiros e uma equipe da prefeitura conseguiram conter as chamas e ninguém ficou ferido, segundo a pasta.

O suspeito foi detido e encaminhado para a delegacia de Batatais. Com ele, foram encontradas serras, alicate, isqueiro e uma caixa de fósforos.

É o segundo preso em Batatais pelo mesmo motivo em dois dias. O outro detido, de 42 anos, diz fazer parte de uma facção. Ele foi flagrado colocando fogo em uma área de mata na cidade e detido pela PM no domingo, 25. Os agentes foram acionados por moradores.

Segundo a SSP, o homem chegou a gravar um vídeo comemorando o gesto de provocar a queimada. Com passagens por roubo, furto, homicídio e posse de droga, ele foi indiciado por causar incêndio.

"Um dos presos se identificou como integrante da organização criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital)", disse o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à rádio CBN. "Inclusive, teria feito um vídeo dizendo que cometeria um incêndio em nome da facção criminosa. É algo prematuro ainda, uma primeira informação. Isso vai ser aprofundado agora no inquérito da Polícia Civil", afirmou.

Ibama e governo estadual divergem sobre origem do fogo

O governo federal e o governo de São Paulo apontam suspeitas diferentes para a origem das queimadas no interior de São Paulo. O Ministério do Meio Ambiente vê indícios de crime orquestrado. Já o governo estadual afirma não ver sinais de ação organizada.

As autoridades federais e estaduais dizem que a temporada seca e os ventos fortes aumentam o risco de fogo. O Ibama, por sua vez, aponta que o início dos focos de forma quase simultânea, na sexta-feira, é um indício de ação orquestrada.

Já a gestão Tarcísio de Freitas (Republicanos) afirma que não há até agora elementos que conectem as ocorrências e acredita que o espalhamento rápido se deve às condições climáticas adversas.

Mais duas prisões

No sábado, 24, um idoso de 76 anos foi preso após atear fogo em lixo, em área de mata no bairro Jardim Maracanã, em São José do Rio Preto. O homem foi denunciado por uma moradora, que presenciou a cena e acionou os agentes.

Ela relatou que conseguiu conter as chamas com um balde de água, e que ainda foi alvo de xingamentos por parte do idoso. Questionado, o suspeito confessou a prática e disse que tem o costume de queimar o lixo no mesmo local. Segundo a SSP, ele foi levado ao plantão da Delegacia Seccional da cidade, onde foi ouvido e depois liberado. "O caso foi registrado como injúria e crime ambiental", informou a pasta.

A pasta informou ainda que houve outra prisão no último dia 21. Na ocasião, um homem de 26 anos foi preso em flagrante por atear fogo em vários pontos de um canavial próximo à área urbana, na cidade de Guaraci, região de Barretos.

Além dessas prisões, a Polícia Militar Ambiental aplicou mais de R$ 15 mil em multas para dois homens, em Porto Ferreira, também no domingo. Contra a dupla, há registros de infrações ambientais, como queima de lenhas em Área de Preservação Ambiental. Um deles é proprietário de um sítio.

O Estado vem sofrendo com incêndios florestais que avançam pelas cidades, bloqueando estradas, interrompendo operações em aeroportos e provocando mortes.

Após um fim de semana de transtornos, a Defesa Civil do Estado afirmou na segunda-feira que não há mais registro de focos ativos de incêndios, mas 48 municípios permanecem em alerta máximo para queimadas. A Polícia Federal também instaurou novo inquérito para investigar os casos.

Em outra categoria

A apresentadora Ana Maria Braga vai ganhar um novo programa na TV Globo. Ela irá apresentar a versão brasileira do reality culinário americano Next Level Chef, liderado por Gordon Ramsay.

"Acorda, menina! Estarei no horário nobre", disse Ana, no UpFront 2025, voltado para marcas e o mercado publicitário. O evento ocorreu na noite desta quarta-feira, 16, em São Paulo.

Ana Maria está há 25 anos na TV Globo, onde apresenta o Mais Você pelas manhãs. O programa já teve mais de seis mil edições e apresentou mais de 15 mil receitas. "Sempre antenados, voltados para os jovens", disse a apresentadora.

Ana ressaltou que 8 em cada 10 pessoas que acessam alguma das plataformas da TV Globo consomem conteúdo gastronômico.

A biógrafa Anne Twist, mãe do cantor britânico Harry Styles, lamentou a morte do colega do filho, o cantor Liam Payne, nesta quarta-feira, 16. Liam morreu em Buenos Aires, na Argentina, aos 31 anos. O ex-integrante da One Direction foi encontrado morto no hotel Casa Sur, onde teria caído do terceiro andar do hotel, em Palermo. A polícia argentina confirmou a morte aos jornais argentinos La Nación e Clarín.

Anne publicou uma imagem de um coração partido com um fundo preto. "Apenas um menino", escreveu ela na legenda da publicação.

Nos comentários, fãs pediram para que ela cuide de Harry após o anúncio da morte de Liam. "Anne, se cuide e, por favor, cuide do Harry por nós. Saúde mental é tudo. Nós te amamos", escreveu uma fã. "Por favor, cuide dos garotos. Permaneçam juntos", disse outra.

Ao lado de Niall Horan, Louis Tomlinson e Zayn Malik, Liam e Harry formaram a One Direction em 2010. Todos os integrantes, que tinham idades entre 16 e 19 anos, participaram do programa The X Factor. A banda quebrou recordes e se tornou o primeiro grupo a emplacar quatro discos em primeiro lugar no ranking oficial da indústria musical nos Estados Unidos.

A One Direction fez uma passagem pelo Brasil em 2014, com shows no Brasil e no Rio de Janeiro. Em 2015, Zayn Malik anunciou que sairia do grupo, o que deu início aos rumores da separação. Em janeiro do ano seguinte, após o lançamento de Made In The A.M., a One Direction disse que tomaria um "descanso" indefinido.

Maníaco do Parque: A História Não Contada, série documental sobre os crimes de Francisco de Assis Pereira, ganhou trailer e data de estreia no Prime Video. A produção chega à plataforma de streaming em 1º de novembro. Confira o trailer aqui.

Apelidado de Maníaco do Parque, Francisco de Assis Pereira ficou marcado como o maior serial killer brasileiro, condenado por atacar 23 mulheres e assassinar dez delas, escondendo seus corpos no Parque do Estado, em São Paulo.

O documentário promete revisitar a história sob uma nova perspectiva, a das vítimas sobreviventes e das famílias das mulheres assassinadas. Escrito e dirigido por Thaís Nunes, mostrará, em quatro episódios, revelações surpreendentes e áudios inéditos do assassino em série.

Também será abordada a apuração e o papel da mídia no desenvolvimento da investigação. A equipe se debruçou sobre mais de 20 mil páginas do processo criminal e entrevistou mais de 50 pessoas.

A série virá em sequência ao lançamento do filme Maníaco do Parque, estrelado por Silvero Pereira e Giovanna Grigio, que estreia na sexta-feira, 18, também uma produção do Prime Video. Trata-se de uma obra ficcional baseada na história real do criminoso.

O elenco ainda conta com Marco Pigossi, Xamã, Bruno Garcia, Mel Lisboa, Augusto Madeira, Christian Malheiros e Bruna Mascarenhas. A direção é de Maurício Eça.