SP registra recorde de frio nesta terça-feira; veja a previsão do tempo

Geral
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A Estação Parelheiros-Marsilac, na zona sul da capital paulista, registrou -1,7°C, a menor mínima absoluta deste ano, na manhã desta terça-feira, 27. A informação é do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Prefeitura de São Paulo. O recorde anterior do ano havia sido de 1ºC, no dia 13 de agosto. Em relação à menor mínima média, os termômetros marcaram 4,8ºC na cidade no início da manhã, superando o recorde anterior de frio.

O ar polar ainda continua influenciando a parte central do País, incluindo a capital paulista. Mesmo com a presença de sol ao longo do dia, a cidade vai manter a sensação de frio até durante a tarde. As madrugas também têm sido bastante geladas até agora.

O recorde anterior de menor temperatura média do ano em São Paulo havia sido de 6,8°C no dia 11 de agosto, segundo o CGE.

De acordo com a Climatempo, a acentuada queda de temperatura que ocorreu em todo o Estado de São Paulo foi provocada por uma forte massa de ar frio de origem polar, associada com a frente fria que passou no fim de semana e também provocou chuva na região.

A Defesa Civil Municipal mantém o estado de alerta para baixas temperaturas desde a sexta-feira, 23. Para acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade, entre em contato pelo 156.

Até quando vai o frio?

A expectativa é de que o ar frio intenso comece a se afastar na quarta-feira, 28, o que vai permitir a rápida elevação da temperatura. Na quinta-feira, 29, a previsão é de que as temperaturas sigam em elevação em todo o Estado.

"Após a passagem do ar frio de origem polar, e com a gradual elevação de temperatura, os níveis de umidade do ar voltam a ficar bastante baixos durante as tardes nos próximos dias. A umidade relativa do ar volta a ficar abaixo dos 20% em muitas áreas do Estado", alerta a Climatempo.

A Meteoblue acrescenta que não há previsão de chuva para os próximos dias na cidade de São Paulo.

Veja a previsão para os próximos dias:

- Terça-feira: entre 4,8ºC e 18ºC;

- Quarta-feira: entre 8ºC e 21ºC;

- Quinta-feira: entre 12ºC e 25ºC;

- Sexta-feira: entre 13ºC e 26ºC;

- Sábado: entre 14ºC e 29ºC;

- Domingo: entre 13ºC e 25ºC.

Veja recomendações para minimizar os riscos do frio, como hipotermia e doenças respiratória:

- Manter-se agasalhado;

- Evitar locais fechados e com grande circulação de pessoas;

- Higienizar as mãos com frequência;

- Aquecedores devem ser usados com cuidado, evitando deixá-los ligados durante toda a noite;

- Jamais improvise aquecedores, utilizando fogueira, fogão ou algo similar.

Em outra categoria

A TV Globo anunciou, na noite desta quarta-feira, 16, durante o UPFront 2025, evento voltado ao mercado publicitário. em São Paulo, os atores e atrizes já confirmados no elenco da adaptação de Vale Tudo. O remake vai marcar os 60 anos da emissora e os 100 anos do Grupo Globo e estreia em março no horário das nove.

A novela, agora escrita por Manuela Dias, terá Debora Bloch no papel da vilã Odete Roitman, um dos personagens mais importantes da teledramaturgia brasileira. Havia um grande mistério sobre quem faria Odete. Os nomes de Fernanda Torres e da própria Débora já haviam sido especulados.

Taís Araújo (Raquel Acioli), Bella Campos (Maria de Fátima Acioli), Cauã Reymond (César), Paolla Oliveira (Heleninha), Renato Góes (Ivan Meirelles), Humberto Carrão (Afonso) Mallu Galli (Celina), Luís Salém (Eugênio), Julio Andrade (Rubinho), Karina Telles (Adelaide) e Belize Pombal (Consuelo) completam, por ora, o elenco.

Vale Tudo foi ao ar originalmente entre maio de 1988 e janeiro de 1989. Criada por Gilberto Braga, a trama foi escrita por ele, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères. A direção geral era de Dennis Carvalho.

Sucesso no horário das oito, a novela, que trazia forte crítica social, mobilizou o País em torno da pergunta: "quem matou Odete Roitman?" A vilã foi interpretada pela atriz Beatriz Segall. A revelação alcançou 81 pontos.

Como Deborah Bloch anunciou no evento, a autora Manuela Dias escolherá outro assassino para Odete- na primeira versão, era Leila, mulher de Marco Aurélio, interpretada por Cássia Kiss, quem matou a vilã motivada por ciúmes.

A autora Manuela Dias postou o momento da revelação de quem interpretaria Odete Roitman. Confira aqui.

A família do cantor Liam Payne, ex-integrante da One Direction, emitiu um comunicado nesta quinta-feira, 17, um dia após o anúncio da morte do artista. Em uma homenagem enviada à BBC, os familiares de Liam se disseram "com o coração partido" com a partida do cantor.

"Liam viverá para sempre em nossos corações e nos lembraremos dele por sua alma gentil, engraçada e corajosa", afirmou o comunicado. "Estamos apoiando uns aos outros da melhor forma que podemos como família e pedimos privacidade e espaço neste momento terrível."

O cantor foi encontrado morto no hotel Casa Sur, onde teria caído do terceiro andar do hotel, em Palermo. A polícia argentina confirmou a morte aos jornais argentinos La Nación e Clarín. Conforme o La Nación, as autoridades foram chamadas ao local para conter um "homem agressivo" que poderia estar sob "a influência de drogas ou álcool".

Carreira

Liam James Payne nasceu em 1993 em Wolverhampton, cidade no interior da Inglaterra. Fã de Usher, Justin Timberlake e Chris Brown, como o cantor contou a uma entrevista ao The Guardian, ele queria cantar "a coisa que deixou meus pais mais orgulhosos".

Liam participou pela primeira vez do programa The X Factor, que daria origem à One Direction, com apenas 14 anos. Não foi aprovado, mas Simon Cowell, jurado do programa, pediu para que ele "voltasse em dois anos".

Ele retornou à atração em 2010, quando fez uma performance de Cry Me a River. Cinco garotos, com idades entre 16 e 19 anos, foram escolhidos para formar a One Direction.

Liam compôs algumas das músicas do grupo, como grande parte do álbum Four, de 2014, incluindo o single Steal My Girl. Ele também recebeu créditos na produção do quinto álbum de estúdio da banda, Made In The A.M., de 2015, segundo o The Guardian.

Liam começou a explorar novos horizontes artísticos após a separação da One Direction, em 2016. O britânico lançou seu primeiro single solo, Strip That Down, em 2017, que rapidamente se tornou um sucesso. Outros hits da carreira solo foram Familiar, com J Balvin, e For You, com Rita Ora. O disco de estreia de Payne, LP1, de 2019, contudo, não foi tão bem recebido por fãs e pela crítica.

Liam deixa um filho de sete anos, Bear, fruto de um relacionamento de dois anos e meio com a cantora Cheryl Cole.

Liam Payne, ex-integrante da banda One Direction, morreu nesta quarta-feira, 16, em Buenos Aires, na Argentina. O cantor foi encontrado morto no hotel Casa Sur, onde teria caído do terceiro andar do hotel, em Palermo. A polícia argentina confirmou a morte aos jornais argentinos La Nación e Clarín. Veja, abaixo, o que já se sabe sobre a morte do artista.

O que aconteceu?

Liam caiu do terceiro andar do hotel Casa Sur, em Palermo, bairro de Buenos Aires. Segundo informações do jornal Clarín, o músico teria sofrido uma queda de uma altura de 14 metros. Conforme o La Nación, as autoridades foram chamadas ao local para conter um "homem agressivo" que poderia estar sob "a influência de drogas ou álcool".

Causa da morte

Nesta quinta, 17, as autoridades divulgaram uma autópsia preliminar com a causa da morte de Liam Payne. Conforme o Clarín, o cantor morreu por "politraumatismos" e uma "hemorragia interna e externa". A autópsia também revelou que o artista sofreu morte instantânea.

Alberto Crescenti, chefe do SAME, espécie de SAMU da Argentina, disse ao Clarín que Liam "teve lesões gravíssimas, incompatíveis com a vida, em consequência da queda". "Ou seja, tínhamos que confirmar a morte, não havia possibilidade de reanimação nem nada", afirmou.

Ele estava com a namorada?

Menos de uma hora antes de a morte ser confirmada pela imprensa argentina, o cantor havia postado uma foto em seu perfil do Snapchat. Na imagem publicada, ele aparece ao lado da namorada, Kate Cassidy. Os dois estão em frente a um espelho, com Payne sem camisa e sorrindo. A foto, porém, não havia sido tirada no dia.

Dois dias antes da tragédia, Kate publicou um TikTok mostrando que havia retornado para os Estados Unidos. No vídeo, ela explicou o motivo de ter retornado de viagem antes do namorado. "Eu amo a América do Sul, mas odeio ficar em um lugar por tanto tempo. Era para termos ficado por tipo cinco dias e se tornou duas semanas. Eu ficava apenas tipo: 'Preciso ir para casa'", disse.

Semanas antes de morrer, Liam foi ao show de Niall Horan, ex-colega de One Direction. Os dois se encontraram nos bastidores da The Show Live On Tour, turnê de Horan que passou por São Paulo e Rio de Janeiro no final de setembro antes de chegar a Buenos Aires. Payne chegou a compartilhar registros do show e uma foto ao lado do amigo.

Investigação

Segundo o Clarín, as autoridades agora aguardam os resultados dos exames toxicológicos, que também foram feitos durante a perícia, para confirmar se Liam estava sob efeito de drogas ou álcool. Ainda conforme o jornal argentino, foram encontrados uma garrafa de champanhe pela metade e outra de uísque, um pó branco que seria cocaína, latas queimadas, papel metálico, um isqueiro e um celular, em que também foram realizadas perícias, no quarto onde o cantor estava hospedado.