Avião de pequeno porte cai logo após decolar na Filadélfia e provoca incêndio em casas

Internacional
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Um avião de pequeno porte caiu segundos após decolar na noite desta sexta-feira, 31, na Filadélfia, Pensilvânia (EUA), e provocou um incêndio massivo logo após a explosão ao se chocar com o chão. Duas pessoas estavam a bordo da aeronave, e há pessoas feridas em solo, disse a polícia local para a emissora CBS News.

O avião estava indo da Filadélfia para Springfield, Missouri, saindo do Aeroporto Nordeste da Filadélfia. Dados de voo mostraram a aeronave decolando do aeroporto às 18h06 e desaparecendo do radar cerca de 30 segundos depois, após subir a uma altitude 487 metros.

Relatos indicam que a aeronave caiu no nordeste da Filadélfia, perto de um shopping, o Roosevelt Mall. O acidente aconteceu por volta das 18h no horário local (20h no Brasil).

Em imagens de câmeras de segurança que circulam nas redes sociais, é possível ver um clarão iluminando o céu após o momento da queda. Não está claro se as pessoas que estavam a bordo do avião foram ejetadas ou conseguiram escapar.

Um incêndio começou logo após o acidente em casas nas proximidades, bem como algumas lojas do shopping, pegaram fogo, segundo a CBS. Uma equipe massiva de bombeiros foi acionada para o local. O governador da Pensilvânia, Josh Shapiro, disse que está oferecendo "todos os "recursos".

O local do acidente fica a menos de 5 quilômetros do Aeroporto Northeast Philadelphia, que atende principalmente jatos executivos e voos fretados. O escritório de gerenciamento de emergências da Filadélfia disse que houve um "grande incidente" no local do acidente e que as estradas estão fechadas na área.

O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes, que investiga acidentes aéreos, disse que estava reunindo informações sobre o incidente. A Administração Federal de Aviação dos EUA não tinha detalhes imediatos sobre o acidente.

A queda da aeronave de pequeno porte ocorre dois dias após 67 pessoas morrerem em um outro acidente aéreo, em Washington D.C., quando um jato comercial e um helicóptero do Exército americano colidiram no céu.

Em outra categoria

O deputado federal Lindbergh Farias (PT-RJ) foi eleito líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, nesta sexta-feira, 31. A escolha do deputado fazia parte de um acordo do partido previsto desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O nome de Lindbergh foi firmado em um jantar em Brasília, nesta sexta, na presença de Lula.

O antecessor no cargo, Odair Cunha (PT-MG), integra a mesma tendência petista de Lula, "Construindo um Novo Brasil". Já Lindbergh integra outra tendência, "Resistência Socialista", mais crítica à política fiscal do ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

O deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) oficializou nesta sexta-feira, 31, a sua candidatura à 2ª vice-presidência da Câmara dos Deputados, na chapa do deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB), favorito à presidência da Casa.

A bancada fez o comunicado após um acordo entre os parlamentares firmado em um almoço mais cedo, com o presidente nacional da legenda, Antonio Rueda. Com a decisão, Elmar ficará abaixo de Motta e do 1º vice-presidente da Câmara, Altineu Côrtes (PL-RJ).

Elmar Nascimento teve os planos frustrados no ano passado por causa da ascensão de Motta como o candidato à sucessão de Arthur Lira (PP-AL). Por meses, o deputado baiano era considerado o candidato da continuidade, porém, Lira anunciou apoio a Motta em outubro. O parlamentar, então, desistiu do projeto.

Uma pessoa usou o nome de Jair Messias Bolsonaro na seleção para professor de educação física na cidade de São Mateus, no Espírito Santo. O nome do ex-presidente apareceu no primeiro lugar no concurso para a função na rede de ensino fundamental do município, divulgado no dia 27 deste mês.

O suposto Bolsonaro atingiu 75 pontos e foi considerado apto para ocupar o cargo de professor de educação física. No resultado, consta que o candidato nasceu no dia 29 de março de 1995, com licenciatura plena em educação física, curso de educação de campo e registro no Conselho Regional de Educação Física do Espírito Santo (CREF-ES).

O caso gerou um alerta nas autoridades, que investigam quem teria utilizado "dados falsos" durante a inscrição. A Prefeitura de São Mateus diz que a inclusão do nome de Jair Bolsonaro "decorreu do uso de dados falsos na inscrição". A Secretaria Municipal de Educação do município afirmou que "está adotando as providências cabíveis junto às autoridades competentes".

A Secretaria disse ainda que trabalha em conjunto com a Procuradoria Municipal de São Mateus para esclarecer o ocorrido. "Esclarecemos que o resultado classificatório divulgado em 27 de janeiro não é definitivo", ressaltou.

O órgão salientou que para ocupar a vaga o candidato ainda deve passar por outras etapas do processo seletivo, como análise documental e análise de recursos. Após a repercussão do caso, a prefeitura divulgou uma retificação com o resultado preliminar do concurso com o indeferimento da candidatura do suposto Bolsonaro.

Já o Conselho Regional de Educação Física confirmou que não há qualquer registro de Jair Messias Bolsonaro vinculado à entidade.

"O papel do CREF22/ES é regulamentar e fiscalizar a profissão, garantindo que apenas profissionais habilitados atuem, fortalecendo a categoria e promovendo o reconhecimento da Educação Física. Sobre o caso mencionado, informamos que a pessoa em questão não possui registro no CREF22/ES", diz o órgão em nota.

Para realizar a inscrição, o candidato deveria anexar uma declaração comprovando tempo de serviço na área, cópias de títulos de qualificação e responder a um questionário com informações pessoais. O salário previsto para a vaga é de R$ 2.403,73.

"É de inteira responsabilidade do candidato a veracidade das informações e os documentos a serem anexados à inscrição", informou o edital.