Como será a posse de Javier Milei como presidente da Argentina neste domingo?

Internacional
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Uma tradição que se repete há mais 150 anos na Argentina, mas que dessa vez terá inspiração americana. Esta será a estética da posse de Javier Milei como presidente da Argentina neste domingo, 10. A cerimônia começará cedo, na sede do Congresso Nacional e deve se arrastar até a noite, no Teatro Colón, em Buenos Aires.

A equipe de Milei não divulgou uma agenda oficial do evento, sendo a grande parte das informações sobre os traspasso de cargo passada por fontes internas à imprensa argentina. Em suas redes sociais, Milei convocou seus apoiadores a estarem na Praça do Congresso por volta das 11h.

O libertário deve sair às 10h30 do Hotel Libertador, onde montou seu QG desde o primeiro turno das eleições, para se dirigir ao prédio legislativo. Os horários entram em conflito com um planejamento da segurança presidencial, que coloca a chegada de Milei ao Congresso para depois das 12h.

Ali, ele mudou o protocolo. O costume é o presidente de saída, no caso Alberto Fernández, entregar o bastão e a faixa presidencial ao eleito, então Milei fazer um juramento, assinar o "Livro de Honras do Honorável Senado da Nação e da Câmara de Deputados", e então um discurso dirigido aos legisladores.

Mas o libertário decidiu fazer diferente e imitar a cerimônia dos Estados Unidos, em que o presidente empossado discursa das escadarias do Capitólio para a multidão. Para a novidade, foram montadas estruturas para a transmissão do discurso presidencial na Praça do Congresso.

O discurso é mantido "não a sete, mas a cem chaves", segundo a imprensa argentina. Apenas o circulo mais próximo de Milei teria acesso ao discurso: Karina Milei, sua irmã, Guillermo Francos e Santiago Caputo, seus nomes fortes.

Então, o presidente empossado seguirá do Congresso para a Casa Rosada. Os prédios dos dois poderes são unidos pela famosa Avenida de Mayo. De acordo com a imprensa argentina, Milei fará o trajeto em um conversível, que não será o Cadillac preto que Juan Domingo Perón comprou em 1955, pois não ficou pronto a tempo. Membros do partido A Liberdade Avança (LLA) disseram, no entanto, que um colecionador emprestará um similar.

Acostumado a cumprimentar seus apoiadores de conversíveis e até adentrar no meio da multidão, a atitude de Milei gera apreensão na segurança presidencial. De acordo com o jornal La Nación, o operativo de segurança será um dos maiores já montados para uma posse, maior que o montado para a saída de Cristina Kirchner da presidência em 2015.

Pela previsão, às 13h Milei deve estar na Casa Rosada, onde receberá as delegações estrangeiras. Ali deve estar Jair Bolsonaro, com quem o libertário se reuniu na última sexta-feira, 7, e que deve receber o mesmo tratamento que chefes de Estado em exercício. Luiz Inácio Lula da Silva não participará da cerimônia, enviando o chanceler Mauro Vieira.

Além de Bolsonaro, o rei Felipe VI da Espanha estará presente, junto com Santiago Peña do Paraguai, Viktor Orbán da Hungria e até o nome de Volodmir Zelenski foi confirmado pela equipe do libertário, embora não houvesse informações de chegada do ucraniano até sábado à noite. Se vier, será a primeira vez que Zelenski visitará a América Latina.

Após um almoço, Milei fará a apresentação de seu Gabinete e empossará seus ministros e secretários de Estado. Alguns nomes já confirmados pelo libertário são: Luis "Toto" Caputo no ministério da Economia, Nicolás Posse como chefe de Gabinete, Patricia Bullrich na Segurança, Luis Petri (vice de Patricia) na Defesa, Guillermo Francos no Interior, Guillermo Ferraro na Infraestrutura, Diana Mondino nas Relações Exteriores, Mariano Cúneo Libarona na Justiça, Sandra Petovello no Capital Humano (que concentrará Educação, Trabalho e Desenvolvimento Social) e Mario Russo na pasta da Saúde (ministério que Milei havia prometido erradicar).

A promessa do libertário em seu famigerado vídeo de "ministérios afuera", era reduzir as pastas para apenas oito, mas neste sábado ele voltou atrás e disse que manteria Saúde como ministério e não mais secretaria, deixando o número em nove. Porém, até a apresentação, os nomes podem ser mudados - e mudaram muito ao longo da transição, ficando de fora figuras-chaves do La Libertad Avanza, como Ramiro Marra e Carolina Píparo.

Por fim, a cerimônia de posse terminará com uma missa na Catedral Metropolitana e um evento de gala no Teatro Colón, com a ópera Madame Butterfly. Milei não fará eventos na tradicional Plaza de Mayo, como fez Alberto Fernández e Cristina Kirchner na última posse.

Embora adaptada, o cerne da cerimônia de posse segue uma tradição antiga da Argentina, que começou em 1868, quando Bartolomé Mitre transferiu os atributos presidenciais para Domingo Faustino Sarmiento. O ritual se manteve por praticamente todas as posses presidenciais desde então, com exceção dos períodos ditatoriais.

O dia 10 de dezembro também é simbólico. A data foi escolhida após o retorno da Argentina para democracia depois de sete anos de regime militar, quando Raúl Alfonsín tomou posse em 1983. A data consta no artigo 1º da Lei da Cerimônia de Posse Presidencial, que diz que o dia 10 de dezembro é instituído como o dia "para proceder à realização da Cerimônia de Juramento do Presidente eleito no Honorável Congresso da Nação".

Em outra categoria

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) cobrou, em publicação no sei perfil no X (antigo Twitter), apoio de políticos de direita sobre a possível apreensão do passaporte de seu irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). "Por onde andam os candidatos da 'união da direita'"?, escreveu, nesta segunda-feira, 3.

"Surgem novas e absurdas perseguições contra um deputado federal… Coincidentemente, filho de Jair Bolsonaro. É tudo coincidência!" ironizou. Eduardo é alvo de uma notícia-crime de autoria de deputados petistas, que atribui a ele crimes contra a soberania nacional.

Os parlamentares petistas contestam o movimento de articulação do deputado com congressistas dos Estados Unidos por sanções ao Supremo Tribunal Federaç (STF) e ao ministro Alexandre de Moraes.

A peça enviada ao STF ressalta que o deputado do PL esteve nos EUA três vezes desde a posse de Donald Trump, em janeiro. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, encaminhou o caso para manifestação da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Na postagem, Carlos sugeriu que os candidatos a que se refere, sem citar nomes, se apropriam do eleitorado de Jair Bolsonaro (PL) sem levantar bandeiras caras ao clã Bolsonaro. Entre elas, estão a tentativa de derrubar a inelegibilidade do ex-presidente e a ofensiva contra o Supremo.

Na semana passada, Jair Bolsonaro saiu em defesa de Eduardo, também utilizando o X. Para ele, que está com o próprio passaporte apreendido desde fevereiro do ano passado, a tentativa de confiscar o documento do filho seria uma forma de "criar constrangimento".

Já o deputado federal Eduardo Bolsonaro declarou em entrevista acreditar que terá o passaporte apreendido por conta de um suposto "jogo combinado" entre o Partido dos Trabalhadores (PT), a PGR e Alexandre de Moraes.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União), publicou um vídeo em rede social no qual aparece parando o trânsito de automóveis em uma avenida da cidade para colocar a tampa de um bueiro no lugar. A publicação é acompanhada por um pedido para a população ajudá-lo a arrumar e a transformar a cidade "na mais linda e limpa do Brasil".

O vídeo é do último dia 24, mas viralizou nos últimos dias e alcançou 29,4 milhões de visualizações no Instagram. É um dos mais populares no perfil oficial do prefeito.

Para reposicionar a tampa no lugar correto, ele foi auxiliado por três assessores. A gravação provocou uma série de críticas e piadas. Procurada para comentar as reações na internet, a prefeitura de Goiânia não se manifestou. Mabel também não. Se houver comentário, o texto será atualizado.

Ao exibir o prefeito entrando na frente dos carros, o vídeo mostra a via com asfalto esburacado, lixo acumulado na calçada e água de chuva empoçada na margem direita.

"Pessoal, me ajude a arrumar a cidade, hoje andando na T-63 vi uma tampa de esgoto fora do buraco e os carros passando em cima dela. Parei o carro e arrumei junto com meu pessoal. Façam isso pela nossa cidade e vamos todos transformá-la na cidade mais linda e limpa do Brasil", escreveu.

Uma das publicações sobre o caso com maior repercussão tem 4,7 milhões de visualizações, no X. "E o prefeito de Goiânia que postou esse vídeo super natural dele indo salvar a população ajeitando a tampa de bueiro KKKKKKKKKKKKKKKK aí trabalha!!", escreveu o usuário @cleytxnn.

O influenciador Guilherme Neves foi um dos que fizeram graça com a iniciativa. "Agora falando sério. Não é possível que alguém da equipe do marketing gravou esse vídeo e achou que fosse uma boa ideia postar", disse.

A publicação do prefeito soma mais de 9 mil comentários. A maioria põe em xeque a eficiência e as reais intenções do gestor com a iniciativa.

"Daqui a pouco vai mandar o povo tapar os buracos da rua também", disse o internauta Diogo Honorato. "Já trabalhou por hoje, já pode bater o ponto e ir para casa", brincou outro usuário da rede social. "O cara acha que isso é mostrar serviço? Mais parece que está cuidando do quintal no fundo da casa do que de uma cidade", escreveu Leandro Bittes. "E as ruas? Sai do Instagram, rapaz", escreveu Igorshow.

"Prefeito, sua função é fazer gestão administrativa. É garantir que tenha uma equipe eficiente na rua fazendo esse tipo de serviço e fiscalizando. Se posicione como o prefeito da capital do Estado e não como um representante de bairro buscando voto para líder comunitário", escreveu Jeferson Fragoso.

O ex-vice-governador de Minas Gerais Antônio Andrade (MDB) morreu na manhã desta quarta-feira, 5, aos 71 anos. Ele integrou o governo de Fernando Pimentel (PT) no mandato 2015/2019.

Entre 2013 e 2014, Antônio Andrade foi ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do governo Dilma Rousseff (PT). Ele também ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) por três mandatos consecutivos, entre os anos de 1994 e 2002, e foi deputado federal de 2006 a 2014.

Andrade passou seus últimos anos de vida na cidade de Vazante, no noroeste mineiro, de onde foi prefeito entre 1989 a 1992. De acordo com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, o corpo dele será velado na Câmara Municipal de Vazante e sepultado na mesma cidade. A causa da morte não foi divulgada.

Ele era engenheiro de formação e atuou também no agronegócio, como produtor rural. Durante sua trajetória política, sempre foi filiado ao MDB.

Em seu perfil no X (antigo Twitter), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), disse ter recebido a notícia da morte com tristeza. "Meus sentimentos à família e aos amigos", escreveu.

O deputado federal Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), presidente da sigla no Estado, publicou uma nota de pesar no Instagram. "Será sempre lembrado por nós, emedebistas, pelo seu trabalho, fidelidade e dedicação ao partido", disse. Ele também afirmou que Antônio Andrade contribuiu "para o desenvolvimento do agronegócio no País".