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Bela Vista Cultural lança selo "Letras Orientais" para fortalecer intercâmbio cultural entre o Brasil e o Extremo Oriente

Cultura
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Em um cenário de intensificação das relações econômicas e culturais entre o Brasil e o Extremo Oriente, a Bela Vista Cultural - editora e produtora paulistana especializada em projetos de impacto social - anuncia o lançamento do selo “Letras Orientais”, uma iniciativa criada com o objetivo de fortalecer os laços entre empresas asiáticas estabelecidas no Brasil e as comunidades locais, atendendo à crescente demanda do público brasileiro por produtos e atividades culturais que valorizem as tradições e histórias de países como China, Coreia do Sul e Japão.

Para celebrar o lançamento do selo, a Bela Vista Cultural oferecerá, durante o mês de março, um desconto de 50% no livro “China - Brasil: Invenções que mudaram o mundo”, disponível em seu site. Além disso, estão previstas ações futuras, como eventos culturais, exposições, workshops e publicações que promovam o conhecimento sobre a cultura oriental.

O selo surge em um momento estratégico, marcado pelo aumento significativo da presença de companhias asiáticas no Brasil e pelo interesse cada vez maior do público local pelas culturas do Extremo Oriente. Com o “Letras Orientais”, a Bela Vista Cultural pretende promover a integração cultural e desenvolver projetos que beneficiem tanto as comunidades onde essas empresas estão inseridas quanto o público geral, aproximando os brasileiros das riquezas culturais, históricas e sociais desses países.

Para isso, o selo contará com o apoio de grandes empresas asiáticas na realização de programas que incluem o lançamento de livros, exposições, workshops e demais atividades culturais. Além de fomentar o conhecimento sobre o Extremo Oriente, o “Letras Orientais” incentivará ações de responsabilidade social e de softpower, reforçando o compromisso dessas companhias com o desenvolvimento sustentável e a conexão genuína com as comunidades locais, em consonância com projetos já desenvolvidos pela Bela Vista Cultural com empresas e públicos prioritários em todo o Brasil.

“O Letras Orientais é fruto de anos de aproximação com as comunidades orientais em nosso país, especialmente a chinesa, com a qual já realizamos diversos projetos”, explica Renan Cyrillo, diretor-executivo da Bela Vista Cultural. “A criação do selo representa um passo natural desse processo, ao promover ações culturais que despertem a curiosidade e o interesse do público brasileiro por culturas fascinantes e cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Agora, temos uma marca dedicada exclusivamente a esse propósito”, completa.

Conexão cultural em um mundo globalizado

A iniciativa também responde ao crescente interesse do público brasileiro por conteúdos inéditos e de qualidade sobre o Extremo Oriente, impulsionado pela globalização e pelo acesso digital, que diversificam as formas de entretenimento e aprofundam o intercâmbio cultural.

“O Brasil vive um momento único de interação com o Extremo Oriente, tanto no campo econômico quanto no cultural. O “Letras Orientais” surge para ampliar esse diálogo, criando oportunidades para que as empresas asiáticas se conectem de forma mais profunda com o público brasileiro, contribuindo para o enriquecimento cultural e social do país”, destaca Renan Cyrillo.

Próximos passos

Parte das iniciativas previstas, será definida com base na interação com o público, que poderá enviar sugestões e participar ativamente das atividades por meio da página do Instagram @letras.orientais. A ideia é criar um espaço de diálogo e colaboração, onde os interessados possam contribuir para a construção de uma ponte ainda mais sólida entre o Brasil e o Extremo Oriente.

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Premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor, elegeu as principais para viajar em 2025

O Brasil se destacou, mais uma vez, como um destino turístico internacional. A praia de Ipanema (RJ), no Rio de Janeiro e a de Muro Alto, em Ipojuca (PE), entraram para o ranking das 25 melhores para conhecer em 2025, divulgado pela premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor.

A lista, elaborada com base na qualidade e na quantidade de avaliações de viajantes publicadas no site do TripAdvisor em um período de 12 meses, traz opiniões reais de turistas que passaram pelos destinos.

De acordo com a plataforma, “a Praia de Ipanema é uma das mais conhecidas do Rio”. O site destaca as opções de lazer que o local oferece, como surfar ou se aventurar em partidas de vôlei. A publicação recomenda, ainda, que o visitante fique “por perto até o sol se pôr para conferir algumas das melhores vistas” da cidade.

Quanto a Muro Alto (PE), o TripAdvisor recomenda como “o local perfeito para toda a família”, graças às suas águas mornas, piscinas naturais e muitas atividades de lazer. “Ande de caiaque, mergulhe com snorkel ou tome uma bebida tropical à beira-mar”, aconselha a publicação.

A praia de Ipanema já havia aparecido na lista de 2024, na 17ª posição, mas subiu para a 13ª colocação em 2025. Já a de Muro Alto manteve a 25ª posição em relação ao ranking de 2024. 

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO - Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass, lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”.

A iniciativa busca possibilitar que os brasileiros conheçam e se conectem com as maravilhas do nosso país, além de apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministério do Turismo está empenhado em fortalecer o setor e criar oportunidades para que todos desfrutem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.

A rota, operada pelo Gol, fortalecerá a conectividade da Região Norte e da capital paraense já com foco na COP 30. Estimativa da empresa é de triplicar os voos para o município durante o evento do clima

Uma excelente notícia para quem deseja viajar entre Miami e Belém: a partir do dia 15 de junho, um novo voo direto estará disponível, facilitando a conexão entre a capital paraense e a cidade da Flórida. A iniciativa é resultado de um esforço para aumentar a conectividade aérea da região Norte com o mundo, especialmente com a proximidade da COP30.

Em encontro com o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta sexta-feira (21.03), o gerente de Relações Institucionais da Gol, Felippe Bandeira, informou que especificamente para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 a companhia trabalha para triplicar os voos com destino a Belém.

De acordo com a Gol, a rota vai estrear com a frequência de dois voos semanais, as quintas e domingos. Com mais opções de voos, espera-se um aumento no fluxo turístico na Região Amazônica, impulsionando a economia local. Em 2024, o estado do Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros e o Aeroporto Internacional de Belém atingiu a marca histórica de 4,1 milhões de passageiros.

“Essa é mais uma conquista do trabalho incansável do Ministério do Turismo em prol da melhoria da conectividade aérea em um ano especial para a região e para Belém, que receberá o mais importante evento de discussão das mudanças climáticas do mundo, a COP 30. O novo voo vindo de Miami representa mais uma porta aberta entre o Brasil e o mundo”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em 2024, cerca de 5% dos voos que pousaram ou decolaram no Aeroporto Internacional de Belém são internacionais, o que resultou em um crescimento de 58% no fluxo estrangeiro, com novos destinos.

Hoje, a Gol já possui um voo internacional na malha do Pará, de Belém a Paramaribo, capital do Suriname. Na malha doméstica, a companhia opera atualmente em quatro cidades do Pará: Belém, Marabá, Santarém e no aeroporto de Carajás, que fica no município de Parauapebas.

Iniciativas como o Cadastur e o Novo Fungetur foram apresentadas a empreendedores da capital paraibana, uma das cidades mais buscadas por turistas em 2024

Agenda do ministro Celso Sabino em João Pessoa (PB) incluiu vários compromissos com autoridades locais. Crédito: Rizemberg Felipe/MTur

Empresários e prestadores de serviços turísticos de João Pessoa, capital da Paraíba e uma das cidades mais buscadas por visitantes de todo o mundo no ano passado, tiveram, na segunda-feira (24.02), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento do setor.

Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas incluem, por exemplo, a importância de estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona condições diferenciadas de crédito a agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da estratégia de aproximação junto aos municípios. “Não vamos parar de trazer o Cadastur e o Fungetur para aquelas pessoas que querem ampliar a sua pousada, melhorar o seu restaurante, adquirir uma cozinha nova, um mobiliário novo, qualificar seus profissionais, porque é assim que aproximarmos esses empreendedores dos benefícios federais que estão disponíveis no Ministério do Turismo”, enfatizou Sabino.

O prefeito Cícero Lucena apontou impactos positivos do turismo a João Pessoa. “Cerca de 60% dos imóveis vendidos a 1,5 km da orla da cidade são para pessoas de fora, ou investindo ou vindo morar aqui. Então, atualmente, João Pessoa é um dos destinos mais procurados do mundo, e o turismo nos ajudou com essa visibilidade. Temos certeza que estamos no caminho certo, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda. É importante que, cada vez mais, possamos trocar experiências para que esse desenvolvimento seja sustentável”, disse Lucena.