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Dia Mundial do Rádio: MinC tem iniciativa que apoia rádios comunitárias na divulgação de políticas culturais

Cultura
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"A rádio foi um sonho de muitos anos da nossa comunidade, hoje uma realidade, fonte de informação e notícias locais e regionais, fonte de manifestações artísticas e culturais, fonte de entretenimento”, conta Osemberg Azevedo, diretor-executivo da rádio Terra FM 104.9 - uma das 372 emissoras comunitárias contempladas pelo edital Cultura Viva de Patrocínio sob a Forma de Apoio Cultural às Rádios Comunitárias. O instrumento é um dos motivos de comemoração nesse 13 de fevereiro - Dia Mundial do Rádio.

Juntos, Ministério da Cultura (MinC) e Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR) reconhecem e valorizam esse meio de comunicação essencial para a democratização da informação no Brasil.

Até o momento, 278 rádios já assinaram o Termo de Execução Cultural com o MinC, totalizando R$ 685.573,02 em recursos, que visam incentivar as rádios comunitárias a divulgarem informações que ampliem o acesso às políticas culturais do Ministério da Cultura e na valorização das culturas tradicionais, populares, bem como a diversidade cultural brasileira.

A Terra FM, localizada em Feira da Mata, na Bahia, atua como uma voz local, sendo uma fonte confiável de informação e entretenimento para a comunidade.

Com a iniciativa promovida pelo Governo Federal, explica Osemberg, será possível investir na melhoria dos equipamentos e na estrutura da emissora.

“A contemplação no edital é para nós uma resposta à luta diária das rádios comunitárias. Saber que estamos sendo ouvidos e que se importam com a nossa classe. No caso de cidades pequenas como a nossa, a questão do apoio cultural é bastante escassa, chegando ao ponto de, algumas vezes, termos de cobrir as despesas da emissora”, acrescenta o diretor.

A secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (MinC), Márcia Rollemberg, destaca que as rádios comunitárias são meios de difusão da diversidade cultural, que ampliam o protagonismo e a voz das comunidades.

“O MinC deu um passo importante para conectar ainda mais a comunicação comunitária e a política cultural de base comunitária, a Cultura Viva. Essa parceria estratégica abre caminho para que essas rádios acessem recursos culturais e, ao mesmo tempo, reforça a divulgação sobre direitos culturais e as políticas nacionais de cultura nos territórios, contribuindo para que mais grupos e entidades culturais se certifiquem como Pontos de Cultura”, afirma.

Para Octavio Penna Pieranti, assessor da Secretaria de Políticas Digitais da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom/PR), o edital de patrocínio, sob a forma de apoio cultural em rádios comunitárias, representa uma ação inovadora do governo federal.

“Entendemos que essas emissoras são importantes para ampliar a diversidade e o pluralismo nas comunicações e resguardar o direito à informação”, pontua.

Mais sobre a iniciativa

O edital fez parte de uma série de ações previstas pela Política Nacional de Cultura Viva (PNCV), que em 2024 completou 20 anos e tem como foco a valorização, o reconhecimento e o fomento de entidades, coletivos e agentes que fazem a cultura acontecer em suas comunidades.

As rádios contempladas vão veicular pelo menos dez mensagens, com duração de 60 segundos cada, abordando o fortalecimento e a articulação da rede Cultura Viva nos territórios. As emissoras ficaram responsáveis pela gravação e transmissão dos áudios, com base no conteúdo definido pelo Ministério da Cultura.

Atualmente, a PNCV já contabiliza mais de seis mil Pontos e Pontões de Cultura no Cadastro Nacional.

Dia Mundial do Rádio

A data foi criada em 2011 pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), escolhida por marcar a primeira transmissão radiofônica realizada pela Rádio das Nações Unidas, em 1946.

Um dos objetivos da celebração é sensibilizar o público e a mídia sobre a importância do rádio, que segue sendo um dos principais instrumentos de comunicação popular e de grande alcance no Brasil.

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Premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor, elegeu as principais para viajar em 2025

O Brasil se destacou, mais uma vez, como um destino turístico internacional. A praia de Ipanema (RJ), no Rio de Janeiro e a de Muro Alto, em Ipojuca (PE), entraram para o ranking das 25 melhores para conhecer em 2025, divulgado pela premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor.

A lista, elaborada com base na qualidade e na quantidade de avaliações de viajantes publicadas no site do TripAdvisor em um período de 12 meses, traz opiniões reais de turistas que passaram pelos destinos.

De acordo com a plataforma, “a Praia de Ipanema é uma das mais conhecidas do Rio”. O site destaca as opções de lazer que o local oferece, como surfar ou se aventurar em partidas de vôlei. A publicação recomenda, ainda, que o visitante fique “por perto até o sol se pôr para conferir algumas das melhores vistas” da cidade.

Quanto a Muro Alto (PE), o TripAdvisor recomenda como “o local perfeito para toda a família”, graças às suas águas mornas, piscinas naturais e muitas atividades de lazer. “Ande de caiaque, mergulhe com snorkel ou tome uma bebida tropical à beira-mar”, aconselha a publicação.

A praia de Ipanema já havia aparecido na lista de 2024, na 17ª posição, mas subiu para a 13ª colocação em 2025. Já a de Muro Alto manteve a 25ª posição em relação ao ranking de 2024. 

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO - Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass, lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”.

A iniciativa busca possibilitar que os brasileiros conheçam e se conectem com as maravilhas do nosso país, além de apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministério do Turismo está empenhado em fortalecer o setor e criar oportunidades para que todos desfrutem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.

A rota, operada pelo Gol, fortalecerá a conectividade da Região Norte e da capital paraense já com foco na COP 30. Estimativa da empresa é de triplicar os voos para o município durante o evento do clima

Uma excelente notícia para quem deseja viajar entre Miami e Belém: a partir do dia 15 de junho, um novo voo direto estará disponível, facilitando a conexão entre a capital paraense e a cidade da Flórida. A iniciativa é resultado de um esforço para aumentar a conectividade aérea da região Norte com o mundo, especialmente com a proximidade da COP30.

Em encontro com o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta sexta-feira (21.03), o gerente de Relações Institucionais da Gol, Felippe Bandeira, informou que especificamente para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 a companhia trabalha para triplicar os voos com destino a Belém.

De acordo com a Gol, a rota vai estrear com a frequência de dois voos semanais, as quintas e domingos. Com mais opções de voos, espera-se um aumento no fluxo turístico na Região Amazônica, impulsionando a economia local. Em 2024, o estado do Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros e o Aeroporto Internacional de Belém atingiu a marca histórica de 4,1 milhões de passageiros.

“Essa é mais uma conquista do trabalho incansável do Ministério do Turismo em prol da melhoria da conectividade aérea em um ano especial para a região e para Belém, que receberá o mais importante evento de discussão das mudanças climáticas do mundo, a COP 30. O novo voo vindo de Miami representa mais uma porta aberta entre o Brasil e o mundo”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em 2024, cerca de 5% dos voos que pousaram ou decolaram no Aeroporto Internacional de Belém são internacionais, o que resultou em um crescimento de 58% no fluxo estrangeiro, com novos destinos.

Hoje, a Gol já possui um voo internacional na malha do Pará, de Belém a Paramaribo, capital do Suriname. Na malha doméstica, a companhia opera atualmente em quatro cidades do Pará: Belém, Marabá, Santarém e no aeroporto de Carajás, que fica no município de Parauapebas.

Iniciativas como o Cadastur e o Novo Fungetur foram apresentadas a empreendedores da capital paraibana, uma das cidades mais buscadas por turistas em 2024

Agenda do ministro Celso Sabino em João Pessoa (PB) incluiu vários compromissos com autoridades locais. Crédito: Rizemberg Felipe/MTur

Empresários e prestadores de serviços turísticos de João Pessoa, capital da Paraíba e uma das cidades mais buscadas por visitantes de todo o mundo no ano passado, tiveram, na segunda-feira (24.02), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento do setor.

Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas incluem, por exemplo, a importância de estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona condições diferenciadas de crédito a agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da estratégia de aproximação junto aos municípios. “Não vamos parar de trazer o Cadastur e o Fungetur para aquelas pessoas que querem ampliar a sua pousada, melhorar o seu restaurante, adquirir uma cozinha nova, um mobiliário novo, qualificar seus profissionais, porque é assim que aproximarmos esses empreendedores dos benefícios federais que estão disponíveis no Ministério do Turismo”, enfatizou Sabino.

O prefeito Cícero Lucena apontou impactos positivos do turismo a João Pessoa. “Cerca de 60% dos imóveis vendidos a 1,5 km da orla da cidade são para pessoas de fora, ou investindo ou vindo morar aqui. Então, atualmente, João Pessoa é um dos destinos mais procurados do mundo, e o turismo nos ajudou com essa visibilidade. Temos certeza que estamos no caminho certo, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda. É importante que, cada vez mais, possamos trocar experiências para que esse desenvolvimento seja sustentável”, disse Lucena.