Programação da Mostra Internacional de Teatro circula pelo Centro de Referência da Dança, Teatro Cacilda Becker e Centro Cultural São Paulo

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São espetáculos e oficinas durante o mês de março, com 14 atrações do MITsp para conferir nos equipamentos culturais municipais

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa, incentiva a cultura e economia criativa do teatro, trazendo a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo de forma gratuita aos equipamentos culturais. O festival traz 14 atrações para o Centro de Referência da Dança (CRD), Centro Cultural São Paulo (CCSP) e Teatro Cacilda Becker. Todas as programações do Centro de Referência da Dança e do Centro Cultural São Paulo, que lideram a concentração de atrações do MITsp, são gratuitas e livres para todos os públicos, com retirada de ingressos 1 hora antes dos espetáculos no CRD e 2 horas antes no CCSP. Para as oficinas Nhaka e Práticas de atuação, um olhar posicionado é preciso o preenchimento dos formulários de inscrição que estão na aba "Serviços". A peça Desmonte é para maiores de 16 anos e custa R$30 a inteira e R$15 a meia com retirada de ingressos na bilheteria do teatro com 1h de antecedência.
 

Tradição no teatro brasileiro o "Auto Bumba meu Boi", no Centro de Referência de Dança no dia 20 de março às 19h, é apresentado pelo Grupo Cupuaçu que conduz a narrativa por meio da dança e da música com repertório de danças populares tradicionais, canções de criação coletiva, música incidentais, cânticos e ladainhas de autoria de seus integrantes. O espetáculo popular relembra o folclore e cultura do norte e nordeste com o Cazumbá, índios e índias, caboclos de pena e vaqueiros na trama. O Grupo que monta a peça foi criado em 1986 e dedica-se à pesquisa, difusão e ensino das tradições artísticas brasileiras, sobretudo maranhenses.
 

O espetáculo Desmonte, no Teatro Cacilda Becker nos dias 18 e 19 de março às 19h, apresentado pelo grupo Girino, relembra a tragédia dos rompimentos de barragens nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana que causaram mortes, além de impactos ambientais, sociais e econômicos para a região. A companhia é dedicada ao teatro de animação e à dramaturgia autoral trazendo esses elementos na narrativa. A peça foi desenvolvida por meio de uma pesquisa e experimentação multidisciplinar em diálogo com o teatro visual, miniaturas e técnicas do live cinema.
 

Por fim, enquanto no Centro Cultural São Paulo, os destaques ficam para a peça "A Última Ceia" - presente nos dias 22 e 23 de março, ambas as sessões às 20h, parte da famosa pintura de Leonardo da Vinci ao retratar um grupo de amigos que sabem que este último momento marca a despedida dos amigos, atualizando as ideias de morte e ressurreição - e "Brincando com o Nóbrega" - que abre a temporada de espetáculos da 10º MITsp no CCSP, no dia 19 de março, às 15h, homenageando o multiartista pernambucano Antônio Nóbrega, a roda de conversa exemplifica como a manifestação musical e artística atuam diretamente no aprimoramento da habilidade cognitiva.



 

Oficinas e bate-papos

 

 

Retrato de Guillermo Cacace que realiza a oficina Práticas de Atuação, Um Olhar Posicionado (Foto Alejandra López/ divulgação)

 

A oficina Nhaka: Fazer Arte, o Corpo Animista e as Presenças Negras Africanas Radicais é um workshop realizado pelos artistas Nora Chipaumire e Tatenda Chabarwa em que os participantes são introduzidos à prática física do Nhaka e convidados a refletirem sobre raça e história colonial. Nora é a artista internacional em foco da 10ª MITsp além de dançarina, coreógrafa e performer quatro vezes vencedora do Bessie Award. Tatenda nasceu em Zimbábue e é conhecido pelo seu trabalho performático de dançarino, coreógrafo e músico.

 

A ideia da oficina é realizar um laboratório voltado ao pensamento criativo e crítico, em que seja possível pesquisar a natureza dos corpos negros e desafiar os legados do colonialismo que distribuem de forma desigual o direito à vida. Os participantes podem esperar uma troca, que dialoga com ideias individuais, experiências intelectuais e projetos artísticos. Mas, principalmente, convocados a questionar a importância de fazer arte apesar de tudo.
 

O diretor, ator e professor argentino Guillermo Cacace proporciona uma aula de atuação na oficina Práticas de Atuação, Um Olhar Posicionado. Com foco em pessoas que já tiveram experiência em atuar, Guillermo explora as fragilidades e incertezas como potência no ato de atuar. O professor leciona na Universidade Nacional das Artes, além de ser membro da Escola Metropolitana de Arte Dramática e gestor do espaço independente Apacheta Sala/Estúdio.

 

Muitas reflexões sobre os desafios enfrentados pela crítica teatral e cultural em tempos de polarização, tensões políticas e transformações sociais serão tratados na roda de conversa "A crítica em tensão – desafios no contemporâneo", agendado para acontecer na sala Lima Barreto, no Centro Cultural São Paulo, no dia 19 de março às 18h.

 

A programação completa dos equipamentos culturais municipais administrados pela Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa está disponível nas redes sociais e no site da pasta.
 

Serviço:

Mostra Internacional de Teatro - MITsp

Dias 10 a 23 de março

Horários múltiplos


 

DIA 10/03
 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE DANÇA

 

Atração: Oficina Nhaka: Fazer Arte, o Corpo Animista e as Presenças Negras Africanas Radicais

Quando: 10/03 das 10h às 14h.

Onde: Centro de Referência da Dança / Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico.

Ingresso: gratuito, com retirada de ingressos 1 hora antes. Programação sujeita a alteração / Inscrições via formulário até 8/3.

Sinopse: Com Nora Chipaumire e Tatenda Chabarwa. Artista internacional em foco da 10ª MITsp, a coreógrafa e performer Nora Chipaumire realiza um workshop para artistas e pesquisadores das artes da cena e do corpo ao lado do artista Tatenda Chabarwa. Nhaka ("herança" ou "legado", em xona, uma língua bantu) é uma prática e teoria animista decolonial que a artista do Zimbábue vem cultivando há mais de uma década. Tatenda Chabarwa é um artista performático, dançarino, coreógrafo e músico nascido e criado no Zimbábue. Trabalhou como performer na Tumbuka Dance Company, em seu país natal, entre 2015 e 2016, e atualmente colabora com a Dunia Dance Theatre, de Bruxelas, e com a Nora Chipaumire, além de desenvolver seus próprios projetos solo.


 

DIA 17/03
 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE DANÇA
 

Atração: Oficina Práticas de Atuação, Um Olhar Posicionado

Quando: 17/03 das 09h às 13h.

Onde: Centro de Referência da Dança / Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico.

Ingresso: gratuito, com retirada de ingressos 1 hora antes. Programação sujeita a alteração / Inscrições via formulário até 15/3.

Sinopse: Com Guillermo Cacace. O diretor argentino, que apresenta a peça Gaivota nesta edição da MITsp, ministra uma oficina de quatro horas voltada para artistas e pessoas interessadas em atuação com experiência prévia. No encontro, o artista introduz princípios para libertar a interpretação dos artifícios que enfraquecem sua potência cênica. A ideia é esvaziar o ato de atuar de possíveis eficácias resolutivas, propondo a desconstrução do controle e abrindo espaço para a fragilidade e o tremor. Alimentando o instável e acolhendo o corpo poético e poroso, o encontro busca o vulnerável como a força do atuar.


 

DIA 18/03

 

TEATRO CACILDA BECKER

 

Atração: Desmonte - Teatro Adulto

Quando: 18/03 (Terça-feira) e 19/03 (Quarta-feira) às 18h

Onde: R. Tito, 295 - Lapa, São Paulo

Duração: 50 minutos

Ingresso: R$30 inteira e R$15 meia. Retirar ingressos na bilheteria do Teatro com 1h de antecedência

Classificação: +16 anos

Sinopse: O espetáculo é inspirado nos rompimentos de barragens nas cidades mineiras de Brumadinho e Mariana. A dramaturgia percorre narrativas de personagens silenciados pelo cenário de morte e destruição causado pela mineração, vítimas diretas e indiretas do maior crime ambiental do país. A montagem do Grupo Girino envolve um processo de pesquisa e experimentação multidisciplinar em diálogo com o teatro visual, miniaturas e técnicas do live cinema.

Ficha técnica:

Grupo Girino

Direção e Dramaturgia: Tiago Almeida


 

DIA 19/03

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

 

Atração: BRINCANDO COM NÓBREGA: a cultura popular e a educação

Quando: 19 de março às 15h

Onde: Sala Lima Barreto

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: O multiartista pernambucano Antonio Nóbrega, artista homenageado da 10ª edição da MITsp, procura mostrar neste encontro como a prática das representações simbólicas populares brasileiras de cantos, danças, formas poéticas e células rítmicas podem fornecer elementos para o desenvolvimento e aprimoramento da habilidade cognitiva. A ideia é mostrar como o exercício do lúdico na arte não dirige o pensamento em relação à escolha de valores, mas sim amplia os dispositivos para saber escolhê-los.
 

Atração: A crítica em tensão – desafios no contemporâneo

Quando: 19 de março às 18h

Onde: Sala Lima Barreto

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: Reflexão sobre os desafios enfrentados pela crítica teatral e cultural em tempos de polarização, tensões políticas e transformações sociais. O debate aborda o papel da crítica como mediadora e como ela pode se manter relevante diante de novas estéticas e práticas artísticas.

 

Atração: Treta, Uma Invasão Performática

Quando: 19 de março às 19h

Onde: Sala Ademar Guerra

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: A obra é um conflito, uma explosão, um ato premeditado para envolver o outro. As várias "tretas" vivenciadas diariamente por cada um foram a base de trabalho do grupo Original Bomber Crew. "Tretas" do vizinho, do planalto, do colonialismo, do patriarcado, da batalha de breaking. O grupo ressignifica espaços como a juventude periferizada ocupa as ruas e performa junto ao público numa ambiência sensorial metálica, densa e urbana. A "dança-quebrada", como estes artistas chamam a transfiguração de suas realidades através do hip-hop e arte contemporânea, surge como estratégia poética de existência, apesar de toda a descartabilidade investida socialmente sobre seus corpos.

 

Atração: Graça

Quando: 19 de março às 20h

Onde: Sala Adoniran Barbosa

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: Corpos reais, divinos e fictícios transbordam em situações que desafiam arquétipos de beleza, fertilidade e êxtase. Nesta obra, fruto do encontro entre a companhia Giradança e a coreógrafa Elisabete Finger, três performers acumulam um repertório de posturas e padrões corporais familiares e desconhecidos dispostos em uma estrutura coreográfica circular. Operando entre continuidade e dissolução, a peça escava camadas de erotismo enterradas sob histórias e mitologias, certezas e suposições.

 

Atração: Repertório N. 3

Quando: 19 de março às 21h

Onde: Sala Ademar Guerra

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: O espetáculo é a última parte de uma trilogia de práticas coreográficas iniciada em 2018 pelos artistas cariocas Davi Pontes e Wallace Ferreira. A partir de estudos pós-coloniais de gênero e raça, a dupla questiona como criar uma dança de autodefesa, compreendida como uma elaboração tática para confrontar violências físicas, imaginárias e epistemológicas. A ideia é coreografar resistências singulares para corpos dissidentes e proporcionar seus modos de permanência no mundo. Para isso, o trabalho utiliza estratégias como a mimese e a pose, criando um jogo de significados que sobrepõe tempos e imagens.


 

DIA 20/03

 

CENTRO DE REFERÊNCIA DE DANÇA

 

Atração: Pensar-Pisar-Percorrer: Trajetos populares Culturas Cênicas e Culturas (Ditas) Populares: Diálogos, Trocas e Apropriações

Quando: 20/03 das 14h às 15h30

Onde: Centro de Referência da Dança / Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico.

Ingresso: gratuito, com retirada de ingressos 1 hora antes. Programação sujeita a alteração

Sinopse: Com Alexandra G. Dumas e Mestre Aguinaldo Silva e mediação de Rafael Galante. No Brasil, o teatro ocupa um espaço de centralidade no campo das culturas cênicas. Não é à toa que a historiografia hegemônica brasileira demarca o seu surgimento associando-o ao processo de catequização advindo do período da colonização. Porém, para além do teatro, são muitas as possibilidades de existência e criação cênicas, sendo muitas delas gestadas e paridas em processos de enfrentamento ao hegemônico colonizador. As culturas ditas populares de caráter cênico e diaspórico podem ser disparadoras para um relevante debate acerca da sua resistência, mas também na ampliação crítica acerca da sua invisibilização, epistemicídio e apropriações dominadoras, até mesmo pelo próprio teatro. Como as artes cênicas e as artes, em geral, vêm dialogando com as chamadas culturas populares? O que vem sendo construído de possibilidades interativas e respeitosas nesse campo? Esses questionamentos irão fazer girar essa roda, movimentar essa conversa.

 

Atração: Oficina de Cavalo Marinho

Quando: 20/03 das 16h às 19h.

Onde: Centro de Referência da Dança / Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico.

Onde: Centro de Referência da Dança / Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico.

Ingresso: gratuito, com retirada de ingressos 1 hora antes.

Sinopse: Com Mestre Aguinaldo Silva. O Cavalo Marinho tem na sua história uma significativa construção estética de resistência. O seu encontro com as artes cênicas tem gerado experiências instigantes, inclusive experimentadas pelo próprio Mestre Aguinaldo Silva. Nesse encontro em formato de oficina, o mestre do Cavalo Marinho Estrela de Ouro irá compartilhar suas vivências, assim como promover o conhecimento básico sobre elementos que compõem essa relevante manifestação cultural afro-brasileira. Serão apresentadas as principais figuras como Mateus, Bastião e Ambrósio, figurinos, musicalidade, gestualidades e movimentações.

 

Atração: Auto Bumba Meu Boi

Quando: 20/03 das 19h às 20h

Onde: Centro de Referência da Dança / Galeria Formosa Baixos do Viaduto do Chá s/n, Praça Ramos de Azevedo - Centro Histórico.

Ingresso: gratuito, com retirada de ingressos 1 hora antes.

Sinopse: Com Grupo Cupuaçu. O espetáculo popular dramático do tem na dança e na música os elementos que conduzem a reconstrução da narrativa mítica do Boizinho de São João, com a representação tragicômica dos personagens Amo, Catirina, Chico e Vaqueiro. A estes personagens centrais somam-se as figuras do Cazumbá, dos índios e índias, caboclos de pena e vaqueiros. Na encenação do Auto, por desejo da gestante, o boi é roubado e encontrado doente, sendo curado com a ajuda de curandeiros, doutores e, finalmente, do público.

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

 

Atração: Treta, Uma Invasão Performática

Quando: 20 de março às 19h

Onde: Sala Ademar Guerra

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: A obra é um conflito, uma explosão, um ato premeditado para envolver o outro. As várias "tretas" vivenciadas diariamente por cada um foram a base de trabalho do grupo Original Bomber Crew. "Tretas" do vizinho, do planalto, do colonialismo, do patriarcado, da batalha de breaking. O grupo ressignifica espaços como a juventude periferizada ocupa as ruas e performa junto ao público numa ambiência sensorial metálica, densa e urbana. A "dança-quebrada", como estes artistas chamam a transfiguração de suas realidades através do hip-hop e arte contemporânea, surge como estratégia poética de existência, apesar de toda a descartabilidade investida socialmente sobre seus corpos.

 

Atração: Graça

Quando: 20 de março às 20h

Onde: Sala Adoniran Barbosa

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: Corpos reais, divinos e fictícios transbordam em situações que desafiam arquétipos de beleza, fertilidade e êxtase. Nesta obra, fruto do encontro entre a companhia Giradança e a coreógrafa Elisabete Finger, três performers acumulam um repertório de posturas e padrões corporais familiares e desconhecidos dispostos em uma estrutura coreográfica circular. Operando entre continuidade e dissolução, a peça escava camadas de erotismo enterradas sob histórias e mitologias, certezas e suposições.

 

Atração: Repertório N. 3

Quando: 20 de março às 21h

Onde: Sala Ademar Guerra

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: O espetáculo é a última parte de uma trilogia de práticas coreográficas iniciada em 2018 pelos artistas cariocas Davi Pontes e Wallace Ferreira. A partir de estudos pós-coloniais de gênero e raça, a dupla questiona como criar uma dança de autodefesa, compreendida como uma elaboração tática para confrontar violências físicas, imaginárias e epistemológicas. A ideia é coreografar resistências singulares para corpos dissidentes e proporcionar seus modos de permanência no mundo. Para isso, o trabalho utiliza estratégias como a mimese e a pose, criando um jogo de significados que sobrepõe tempos e imagens.


 

DIA 21/03

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
 

Atração: Cosmo-percepções da floresta

Quando: 21 de março às 19h

Onde: Sala Adoniran Barbosa

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse: A performance e imersão sonora tem como ponto de partida territórios indígenas e tradicionais na América do Sul e na Europa. Este encontro das culturas indígenas na Amazônia (Tukano e Uitoto), Mata Atlântica (Tupinambá, Guarani e Maxacali) e território Sápmi na Finlândia (Sami) se dá a partir do corpo e da música e sua importância para esses diversos entendimentos de mundo. As artistas propõem no palco um espaço imersivo que traz a música, o canto e a palavra falada como ligação entre as florestas tropicais da América do Sul à Floresta Boreal, na Europa, e convida o público a imaginar a existência de mundos matriarcais baseados no cuidado e na troca.
 

Atração: Eu Tenho uma História que Se Parece com a Minha

Quando: 21 de março às 20h

Onde: Espaço Missão

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse:A obra atravessa diferentes gerações da família da artista Tetembua Dandara. Ativada pelo encontro da performer e sua avó, Dirce Poli, com intervenções de sua mãe, Neuza Poli, e de sua irmã, Mafoane Odara. A instalação convida o público a adentrar um espaço que remete a uma sala de vó, a um quintal ou mesmo a uma festa dos anos 1990. Ali, narrativas são reconstruídas pelas vozes, sabores e olhares dos presentes, que podem transitar pelo espaço e pelas histórias por quanto tempo desejarem. O trabalho teve como ponto de partida o livro fotográfico homônimo idealizado pela performer, que traz espaços em branco (e preto), estabelecendo um diálogo de imagens e poucas palavras.



 

DIA 22/03

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO
 

Atração: Eu Tenho uma História que Se Parece com a Minha

Quando: 22 de março às 19h

Onde: Espaço Missão

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse:A obra atravessa diferentes gerações da família da artista Tetembua Dandara. Ativada pelo encontro da performer e sua avó, Dirce Poli, com intervenções de sua mãe, Neuza Poli, e de sua irmã, Mafoane Odara. A instalação convida o público a adentrar um espaço que remete a uma sala de vó, a um quintal ou mesmo a uma festa dos anos 1990. Ali, narrativas são reconstruídas pelas vozes, sabores e olhares dos presentes, que podem transitar pelo espaço e pelas histórias por quanto tempo desejarem. O trabalho teve como ponto de partida o livro fotográfico homônimo idealizado pela performer, que traz espaços em branco (e preto), estabelecendo um diálogo de imagens e poucas palavras.
 

Atração: A Última Ceia

Quando: 22 de março às 20h

Onde: Sala Ademar Guerra

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse:A peça-jantar do grupo MEXA parte do famoso quadro homônimo do pintor Leonardo da Vinci (1452-1519) e do acontecimento bíblico nele retratado para atualizar as ideias de morte e de ressurreição. Em cena, um grupo de pessoas se senta ao redor de uma mesa para sua última refeição. Trata-se de uma despedida: o grupo vai acabar. Brincando com os conceitos de verdade e ficção, a obra explora as vivências dos performers e questiona como criar uma imagem final que persista, ainda que aquele grupo de pessoas não exista mais.


 

DIA 23/03

 

CENTRO CULTURAL SÃO PAULO

 

Atração: A Última Ceia

Quando: 23 de março às 20h

Onde: Sala Ademar Guerra

Classificação: Livre

Ingresso: Grátis; Retirada de ingressos 2h antes da programação, apenas na bilheteria física do CCSP

Sinopse:A peça-jantar do grupo MEXA parte do famoso quadro homônimo do pintor Leonardo da Vinci (1452-1519) e do acontecimento bíblico nele retratado para atualizar as ideias de morte e de ressurreição. Em cena, um grupo de pessoas se senta ao redor de uma mesa para sua última refeição. Trata-se de uma despedida: o grupo vai acabar. Brincando com os conceitos de verdade e ficção, a obra explora as vivências dos performers e questiona como criar uma imagem final que persista, ainda que aquele grupo de pessoas não exista mais.

 

Sobre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa

A Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa (SMC) de São Paulo, fundada em 1935 como Departamento de Cultura e Recreação, promove a cultura e impulsiona a economia criativa da cidade. Com mais de 90 anos de atuação, valoriza a diversidade cultural, preserva patrimônios e forma profissionais para a indústria criativa. Com uma rede abrangente, a SMC administra 13 Centros Culturais, 7 Teatros Municipais, 20 Casas de Cultura, além da Casa de Cultura Cidade Ademar, que será inaugurada em 2025, 2 museus (sendo o Museu da Cidade de São Paulo - composto de 13 unidades - e o Museu das Culturas Brasileiras em fase de obras), 54 Bibliotecas de Bairro, 15 Pontos de Leitura e 15 Bosques de Leitura, 6 EMIAs (Escolas Municipais de Iniciação Artística) e 3 unidades da Rede Daora - Estúdios Criativos das Juventudes. A SMC ainda atende 104 equipamentos de cultura e CEUs por meio do PIAPI (Programa de Iniciação Artística para a Primeira Infância), PIÁ (Programa de Iniciação Artística) e Programa Vocacional.

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Mais do que um destino de praias perfeitas, o arquipélago convida o viajante a viver experiências autênticas, em harmonia com a natureza e o próprio ritmo da vida.

Imagine acordar com o som das ondas, caminhar descalço por uma praia deserta e sentir que o tempo finalmente desacelerou. Em Seychelles, cada instante é um convite à contemplação — um reencontro com o essencial.

 

Formado por 115 ilhas espalhadas pelo Oceano Índico, o arquipélago encanta não apenas pela beleza natural, mas pela energia singular que o torna um dos destinos mais desejados do mundo. Um lugar onde a natureza é preservada, a cultura é celebrada e o luxo se traduz em simplicidade e bem-estar.

 

Natureza intocada e biodiversidade única

Em Seychelles, a paisagem parece ter sido pintada com os tons mais vivos da natureza: o azul translúcido do mar, o verde das florestas tropicais e o dourado das areias finas. O país abriga espécies endêmicas, parques nacionais e reservas marinhas que convidam à imersão completa na biodiversidade local — um verdadeiro santuário natural para quem busca contato genuíno com o meio ambiente.

 

Cultura criola e hospitalidade autêntica

Mais do que um destino de luxo, Seychelles é um mosaico cultural. Suas raízes africanas, europeias e asiáticas se misturam em uma identidade criola vibrante, refletida na gastronomia aromática, nas danças alegres e na hospitalidade calorosa de seu povo. A cada refeição — à base de peixes frescos, coco e especiarias — o visitante experimenta um pouco da alma local.

 

Créditos : Tourism Seychelles

Luxo com propósito

Os resorts e hotéis boutique do arquipélago oferecem experiências de alto padrão sem perder o compromisso com a sustentabilidade. Aqui, o conforto se une ao respeito pela natureza: muitas propriedades são ecologicamente projetadas e envolvem as comunidades locais em suas operações, criando um modelo de turismo consciente e inspirador.

 

Um destino para celebrar — e se reconectar

Cenário de casamentos e luas de mel inesquecíveis, Seychelles é sinônimo de romance e tranquilidade. Mas também é o refúgio perfeito para famílias, aventureiros e viajantes solo que buscam um tempo para si, longe da pressa do mundo. Em cada pôr do sol, o arquipélago oferece um novo começo — e a lembrança de que a felicidade pode estar nas coisas mais simples.

 

Crédito - Michel Denousse - Tourism Seychelles

Por que Seychelles agora

Com voos regulares e clima tropical agradável durante todo o ano, o destino é de fácil acesso e oferece uma experiência segura, acolhedora e completa. Em um mundo cada vez mais acelerado, Seychelles surge como um convite à pausa, à reconexão e à leveza.

 

Mais do que um ponto no mapa, é um estado de espírito — um lugar onde a natureza, o tempo e o coração humano finalmente se encontram.

Período terá sete navios em mais de 160 roteiros, envolvendo 16 destinos no Brasil e América do Sul

Começou oficialmente na última semana a temporada de cruzeiros 2025/2026 no Brasil, com a chegada a Salvador (BA), no dia (21.10), do MSC Preziosa. O período terá aproximadamente seis meses de duração e a oferta de cerca de 670 mil leitos nos sete navios que vão percorrer a costa brasileira. No total, mais de 160 roteiros foram confirmados, envolvendo mais de 600 escalas em 16 destinos.

O estímulo aos cruzeiros é uma parte importante da estratégia estabelecida pelo Ministério do Turismo no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, que define as metas a serem alcançadas no setor ao longo dos próximos três anos.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, destaca a contribuição do segmento para o mercado nacional. “O turismo no nosso país vive o melhor momento da história, com recorde de turistas internacionais, faturamento e geração de empregos, e o setor de cruzeiros representa uma fatia importante de contribuição no mercado”, ressalta.

Os roteiros contemplam embarques e desembarques nas cidades de Santos (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), Maceió (AL), Itajaí (SC) e, também, Balneário Camboriú (SC), que estreia nesta temporada como porto de acesso.

As viagens serão realizadas ainda em Angra dos Reis (RJ), Búzios (RJ), Ilha Grande (RJ), Ilhabela (SP), Ilhéus (BA), Porto Belo (SC) e Recife (PE), além das paradas internacionais em Buenos Aires (Argentina), Montevidéu (Uruguai) e Punta del Este (Uruguai).

Impacto – Segundo um estudo realizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (CLIA Brasil) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o impacto econômico médio por passageiro no setor é de cerca de R$ 710 nas cidades de escala e de R$ 920 nos locais de embarque e desembarque. O segmento é fonte de geração de emprego e renda, beneficiando outros ramos, como comércio, serviços, transporte, hotelaria e gastronomia.

Além das operações de cabotagem (transporte interno), cerca de 21 navios de longo curso também farão escala no Brasil durante o período, conectando o país a importantes rotas internacionais e fortalecendo destinos como Amazonas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, Pará, Ceará, Rio Grande do Norte, Alagoas e Rio Grande do Sul. As paradas dos navios ampliam a relevância do país no mapa global do turismo marítimo e o alcance econômico e turístico da atividade.

“A temporada que se inicia reafirma o compromisso do setor de cruzeiros com o desenvolvimento do turismo e das economias locais. A indústria segue investindo em sustentabilidade e inovação, além de manter o foco na excelência das experiências oferecidas aos cruzeiristas, um diferencial que faz dos cruzeiros um produto capaz de gerar oportunidades, e impulsionar o turismo brasileiro”, aponta Marco Ferraz, presidente da CLIA Brasil.

 

Hotéis investem em experiências exclusivas para proporcionar descanso profundo e restaurador

Dormir bem virou destino. Nos últimos anos, o chamado “turismo do sono” tem ganhado espaço no setor de viagens como resposta à busca crescente por qualidade de vida, equilíbrio mental e bem-estar. A proposta vai além de oferecer acomodações confortáveis: trata-se de uma experiência sensorial completa, pensada para promover noites de descanso profundo e minimizar os impactos da vida contemporânea sobre o dormir. 

Uma pesquisa recente realizada pelo metabuscador Kayak e apresentada em seu Guia de Turismo do Sono mostra que 67% dos brasileiros colocam o descanso no centro de seus planos de férias. O estudo também indica que 14% esperam encontrar zonas de desintoxicação digital nos hotéis nos próximos cinco anos e 20%  desejam recuperar o sono em viagens futuras. Os números evidenciam uma mudança clara de comportamento: descansar virou prioridade e está redefinindo a forma de viajar.

Mais do que fugir da rotina, o novo viajante busca desacelerar e restaurar corpo e mente — e encontra nos hotéis e retreats especializados o ambiente ideal para isso. Entre os diferenciais estão quartos com isolamento acústico, controle de temperatura e iluminação, colchões e travesseiros de alta performance, aromaterapia, cromoterapia e até acompanhamento de especialistas em sono.

No Brasil, essa tendência já se manifesta em iniciativas como a do NH Collection Curitiba, situado na capital paranaense. Em meio ao ritmo intenso da cidade, o hotel convida os hóspedes a desacelerar e cuidar do corpo e da mente. Os quartos foram cuidadosamente adaptados para oferecer o máximo conforto e descanso, com cortinas blackout, isolamento acústico e detalhes que aprimoram a experiência de relaxamento, como os novos travesseiros com tecnologia Nasa nas suítes corner e um menu de travesseiros que será lançado em breve.

“Já percebemos uma mudança significativa no perfil dos nossos hóspedes nos últimos anos. Cada vez mais pessoas escolhem o NH Collection como refúgio para descansar, se desconectar e recuperar as energias”, afirma o diretor do hotel, Antonio de Albuquerque. “Nosso foco tem sido adaptar serviços e ambientes para atender a essa nova demanda, oferecendo não apenas conforto, mas um verdadeiro caminho para o equilíbrio físico e mental.”

Os hóspedes também contam com os Brilliant Basics, conjunto de serviços essenciais da marca NH Collection que inclui café da manhã antecipado (early bird breakfast), kit sono com chá relaxante, máscara e itens de aromaterapia, além de roupão, chinelos e uma atmosfera preparada para o relaxamento. Experiências sensoriais personalizadas, como o uso de aromas específicos e playlists tranquilizantes, ajudam a induzir um estado de calma e bem-estar.

Reforçando essa proposta de hospitalidade voltada para o equilíbrio físico e mental, o NH Collection Curitiba dispõe ainda do Naturo Spa, espaço dedicado à saúde integral dos hóspedes e visitantes. “Nosso objetivo é proporcionar uma jornada sensorial única e exclusiva para cada indivíduo. Oferecemos uma experiência que vai além do simples relaxamento superficial”, afirma o diretor. O spa aposta em atendimento personalizado, com foco no biotipo de cada cliente e uso de produtos adaptados às suas necessidades. 

Entre os serviços mais procurados estão massagens relaxantes, drenagem linfática, Miracle Face e massagem modeladora com técnicas da renomada Renata França, além de terapias orientais como Zen Shiatsu e Thai Massage, realizadas diretamente no solo. Todas as práticas são conduzidas por terapeutas especializados, com técnicas exclusivas e patenteadas, garantindo uma experiência diferenciada.

“Com TVs smart, máquinas de café Nespresso e atendimento pensado nos mínimos detalhes, o NH Collection Curitiba mostra como o turismo do sono está se consolida como uma das principais apostas do setor hoteleiro. Em um mundo onde dormir bem virou luxo, viajar para descansar de verdade se tornou não só uma escolha, mas uma necessidade. O turismo do sono atende essa demanda, transformando o quarto de hotel em um verdadeiro santuário do descanso”, finaliza Antonio.