Dia do Teatro e do Circo: MinC enaltece histórias de artistas do segmento das artes cênicas

Cultura
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Nesta quinta-feira (27), o Ministério da Cultura (MinC) celebra o Dia Mundial do Teatro e o Dia Nacional do Circo. Duas datas que enaltecem a importância das artes cênicas para a sociedade, criadas para homenagear os profissionais que unem artes dramáticas, apresentações e música.

“Neste dia, afirmamos a imaginação e o sensível das artes na sua potência de inventar outros mundos e cenários. Celebramos criadores e criadoras das artes circenses e do teatro, linguagens da presença e de repertórios vivos em nossas subjetividades e memórias”, festeja a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella.

“Em 2025, a Funarte completa 50 anos e reforça seu compromisso de, por meio da Política Nacional das Artes, fomentar, promover e articular redes e circuitos nacionais e internacionais continuados de criação, reflexão, formação e difusão das artes brasileiras. Nosso olhar se volta também para o fortalecimento das políticas públicas específicas para o circo e o teatro, reconhecendo suas singularidades, linguagens próprias e desafios históricos”, completa ela.

Maria Marighella ainda elenca: “Avançamos na construção de programas que asseguram a circulação das companhias, grupos e trupes, o fomento às dramaturgias e criações contemporâneas, a valorização das mestras e mestres das artes cênicas, bem como o incentivo a espaços de memória, pesquisa e experimentação. Seguimos na defesa de políticas continuadas que reconheçam o circo e o teatro em sua dimensão coletiva e permanente de criação de vínculo e assegurem o direito ao acesso às artes a toda sociedade”.

Juliana Birchal é atriz e uma das profissionais que trazem emoção e reflexão ao público quando está sobre o palco. Contemplada no Edital Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz com o projeto Circulação Subterrânea: Uma Fábula Grotesca, a turnê passou por várias cidades do Paraná.

“O teatro é um meio de refletirmos e pensarmos sobre a transformação da sociedade. Eu acho que tenho dentro de mim um lado utópico, talvez idealista. Eu acredito muito nesse poder de transformação, por meio do sensível, da reflexão, da empatia. Acho que o teatro tem essa capacidade de tocar a gente no lugar do sensível”, analisa.

A artista descobriu a gravidez poucos meses antes de iniciar a circulação do seu espetáculo e ao longo da turnê.

“Foi um momento em que a minha vida pessoal cruzou com a minha vida artística, e isso fez com que o próprio trabalho artístico ganhasse um outro significado, amadurecesse. Então, na verdade, a maternidade acabou também enriquecendo o próprio trabalho artístico”, disse.

Uma Fábula Grotesca coloca em cena uma mulher-cigarra que, para se encaixar nos papéis sociais que lhe foram atribuídos, acaba revelando as contradições e violências desse sistema, sendo, ao mesmo tempo, vítima e algoz.

“O espetáculo questiona a perpetuação de modelos sociais e valores morais, provoca o público a refletir sobre o lugar das mulheres na sociedade. A fábula é uma metáfora para refletirmos sobre valores e como valores conservadores têm contribuído para perpetuar um lugar de violência, de desigualdade em relação à mulher”, explica, ao enfatizar que o intuito da montagem é fazer o público refletir sobre o papel social que foi atribuído às mulheres e se é isso mesmo que a sociedade deseja continuar perpetuando.

Um outro exemplo de resistência e superação artística é Edlamar Maria Zanchettini. Ela é membro da família do Circo Zanquetini, antigo Circo Teatro Gávea, com mais de 90 anos de história, sob a liderança da família Cabral Zanquetini. Desde a década de 1970, a família tem trabalhado para garantir políticas para o circo e reconhecimento como uma arte legítima no Brasil.

“Fomos pioneiros em muitas ações. Lutamos para que o circo fosse reconhecido como arte, com a participação ativa de todos os artistas circenses. Hoje, posso dizer que somos vitoriosos. Fomos taxados de preconceituosos e enfrentamos muitos estigmas negativos, mas nunca desistimos. Com muito trabalho e apoio da Funarte e do Ministério da Cultura, conseguimos superar essas barreiras e hoje somos reconhecidos tanto pelas autoridades quanto pelo público”, desabafa.

A artista analisa que o apoio da Funarte e do Ministério da Cultura tem sido fundamental para a permanência do Circo Zanquetini. Desde 1978, a família tem trabalhado com essas instituições em projetos importantes, incluindo o Prêmio Mestres e Mestras, que ajudou o circo a se reerguer após os impactos da pandemia.

“Passamos por um momento muito difícil, mas com o apoio da Funarte, conseguimos nos reerguer. Agora, a Funarte e o Ministério da Cultura nos dão a atenção e o reconhecimento que sempre merecemos”, enfatiza.

Ela destaca que diversas reuniões no Ministério da Cultura resultaram na criação do Prêmio de Estímulo ao Circo, que mais tarde se transformou no Prêmio Carequinha, um reconhecimento essencial para os artistas circenses.

“O circo é a nossa vida, nossa cultura e nossa história. Com o apoio da Funarte e do Ministério da Cultura, sabemos que estamos no caminho certo. O nosso circo tem futuro, e queremos continuar fazendo parte dessa linda história das artes cênicas brasileiras”, concluiu.

Ações do Ministério da Cultura para o Circo e o Teatro

Em 2024, a Coordenação de Circo da Funarte realizou o acompanhamento da execução de 52 projetos contemplados no Edital Retomada 2023-Circo, e de 20 projetos selecionados nas três linhas de apoio (Grupos e Coletivos Artísticos, Espaços Artísticos, Eventos Calendarizados) do Programa Funarte de Apoio a Ações Continuadas. Gerenciou o processo de seleção das 48 propostas contempladas na Bolsa Funarte de Circo Carequinha - programa de difusão nacional Funarte Rede das Artes 2023, bem como o acompanhamento do pagamento dessas e da sua execução, ainda em fase inicial.

A Coordenação de Circo integrou a comissão de seleção da convocatória Ibercena 2024, do edital Funarte Retomada Rio Grande do Sul, da Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024, e do edital de Mobilidade Cultural MinC/Funarte 2024.

Já sobre ações e iniciativas voltadas ao teatro, em 2024, a coordenação de Teatro contemplou 77 projetos com os editais: Bolsa Funarte de Teatro Myriam Muniz, 37 contemplados. As bolsas culturais foram destinadas, exclusivamente, à realização de projetos de circuitos artísticos, que englobaram a circulação de espetáculos e a produção de atividades de intercâmbio, mediação e formação no território nacional. Todas as cinco regiões foram contempladas. Ao todo, 53 espetáculos estão em circulação pelo Brasil.

Há também a Bolsa Funarte Brasil Conexões Internacionais 2024, cujo edital teve como objeto a concessão de 40 bolsas culturais para candidaturas que promovessem a participação de agentes artísticos brasileiros em circuitos de difusão internacional reconhecidos como espaços estratégicos de promoção e cooperação das artes. 

Além disso, dos 49 projetos contemplados no edital Retomada 2024 – Teatro, até janeiro de 2025, 20 projetos se finalizaram, atingindo um público de 7510 pessoas, entre artistas, estudantes, professores e o público em todas as regiões do Brasil.

O programa é composto por outros dois editais, além do presente, destinados às linhas de apoio a grupos e coletivos artísticos e espaços artísticos em todas as linguagens atendidas pela Funarte: Artes Visuais, Música, Dança, Teatro e Circo, contemplando 48 projetos na área de teatro, sendo: 17 prêmios para Grupos e Coletivos, 20 para Espaços Artísticos e 11 para Eventos Calendarizados.

Há também a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo - MITsp, que, neste ano, celebrou sua 10ª edição, que aconteceu entre os dias 13 e 23 de março, em São Paulo, consolidando-se como um dos principais festivais responsáveis pela difusão das artes cênicas no Brasil e o único a manter uma plataforma de internacionalização contínua das artes no país.

Em 2025, a Funarte se somará aos esforços do Olhares Instituto Cultural com uma parceria, no valor de R$ 300 trezentos mil, entendida como uma ação estratégica, que visa concretizar as políticas públicas em curso pela Funarte, beneficiando tanto as pessoas quanto os territórios.

Celebração do Dia Mundial do Teatro

Neste ano, a Funarte apoiará a celebração do Dia Mundial do Teatro que vai acontecer pela primeira vez no Brasil de 27 a 30 de março de 2025. O evento destaca os direitos humanos e dos artistas, promovendo a conexão entre a América do Sul e o Instituto Internacional de Teatro (ITI). 

A programação homenageia Augusto Boal e os artistas Osmar Prado e Zahy Tentehar. Um dos destaques será a remontagem de Revolução na América do Sul, com direção de Wellington Fagner e participação de Cecília Boal. A Funarte cedeu o espaço do Teatro Glauce Rocha no dia 29 de março para a apresentação do espetáculo “Uma peça Cansada- Brasil”.

O evento conta também com a participação da presidenta Maria Marighella, no dia 27 de março, na mesa que debate sobre Como as colaborações internacionais podem fortalecer o teatro como ferramenta de diálogo e desenvolvimento social.

Sobre as Datas

Embora os primeiros circos tenham surgido ainda no Império Romano, no Brasil eles chegaram por volta de 1830, com as famílias vindas da Europa. A tradição se fortaleceu também pelos povos ciganos, que se apresentavam ao público de forma itinerante, indo de cidade em cidade mostrando sua arte.

No Dia Nacional do Circo, também celebrado em 27 de março, homenageia-se o legado de Abelardo Pinto, o palhaço Piolin, na busca por refletir sobre o impacto cultural que o circo tem no Brasil. O circo, com suas apresentações cômicas e acrobáticas, sempre foi uma das principais formas de entretenimento popular, especialmente em cidades menores e comunidades, e continua a ser um espaço de resistência e criatividade.

O Dia Mundial do Teatro, por sua vez, destaca o papel das artes cênicas no desenvolvimento social e cultural. O teatro tem mais de 2.500 anos de história, desde suas origens na Grécia Antiga, e, até hoje, as obras de grandes dramaturgos como Sófocles, Eurípedes e Ésquilo são representadas nos palcos do mundo todo. No Brasil, o teatro se consolidou no século XIX e continua a ser uma ferramenta poderosa de expressão, reflexão e resistência.

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Em meio a um cenário de otimismo cauteloso, o turismo brasileiro vive um novo momento em 2025. Impulsionado pela valorização do turismo sustentável, pelas viagens de experiência e pela alta do dólar, que favorece o turismo doméstico, o setor registra uma recuperação robusta e cheia de oportunidades.

Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o faturamento do setor cresceu 8,5% no primeiro trimestre de 2025, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Entre os destaques estão o Nordeste e o Centro-Oeste, que têm atraído visitantes em busca de ecoturismo, cultura regional e gastronomia típica.

A força do turismo interno

Com o dólar oscilando acima dos R$ 5,50, muitos brasileiros estão optando por conhecer melhor o próprio país. Destinos como Jalapão (TO), Chapada Diamantina (BA) e Alter do Chão (PA) estão no topo das buscas, segundo dados recentes da plataforma de viagens Booking.com.

“Estamos percebendo um novo perfil de turista, mais consciente e interessado em experiências autênticas, longe das multidões e com maior contato com a natureza”, afirma Paula Rezende, diretora de marketing de uma agência de viagens especializada em roteiros personalizados.

Turismo sustentável em alta

Outro destaque de 2025 é o crescimento do turismo sustentável. Projetos de hospedagem ecológica, trilhas com guias locais capacitados e parcerias com comunidades tradicionais estão se tornando diferenciais importantes na hora de escolher um destino.

A cidade de Bonito (MS), por exemplo, implementou um sistema de controle de visitantes em suas principais atrações naturais, equilibrando preservação ambiental e geração de renda para a população local.

Tecnologia e inteligência artificial como aliadas

A tecnologia também tem papel de protagonista na retomada do setor. Aplicativos de roteiros personalizados, guias virtuais com inteligência artificial e o uso de realidade aumentada em museus e atrações têm melhorado a experiência dos turistas e ajudado a descentralizar o fluxo de visitantes.

“A integração de ferramentas tecnológicas permite que o turista tenha mais autonomia, segurança e acesso a informações atualizadas em tempo real”, destaca Rafael Oliveira, pesquisador em turismo digital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Perspectivas para o futuro

O cenário para o turismo em 2025 é promissor, mas requer atenção à qualificação da mão de obra, infraestrutura de acesso e políticas públicas de incentivo ao turismo sustentável.

Com a chegada do segundo semestre, o setor se prepara para a alta temporada e aposta na diversificação de roteiros e no fortalecimento do turismo de base comunitária como pilares de um crescimento duradouro.

O ano de 2025 está sendo generoso para quem busca por uma brecha no calendário para viajar. Isso porque há quatro feriados prolongados e oito pontos facultativos nacionais, que é quando as empresas podem ou não liberar os funcionários. O primeiro prolongado aconteceu em abril, mas durante todo o ano há oportunidades para viajar, e os roteiros de turismo sustentável vem ganhando espaço na agenda do brasileiro. Além de serem opções responsáveis e que se preocupam com o meio ambiente, quem os realiza também ganha ao se conectar com a natureza.

O ecoturismo cresce cerca de 20% todos os anos no Brasil, de acordo com o Brasilturis. Um dos motivos pela escolha da modalidade são os benefícios, principalmente ao bem estar mental e na conexão com si mesmo. É comprovado que a exposição à natureza diminui o estresse, regulando os níveis de cortisol no corpo e baixando a pressão arterial. A rotina do dia a dia faz com que seja difícil parar para contemplar um fim de tarde, o cair da chuva, o cantar dos pássaros ou pisar na grama e, assim, esquecemos o quão bom esse contato pode fazer. 

“Viagens em meio a natureza são como uma terapia em meio a um mundo digital, cheio de telas e obrigações profissionais. O ecoturismo vem se tornando um estilo de vida para aqueles que priorizam qualidade de vida, na qual saúde física e mental são inegociáveis”, ressalta Cecília Fortunatti, cofundadora da VaiViver - Ecoturismo e Aventura. 

Para quem busca uma pausa da rotina agitada das cidades, a VaiViver — iniciativa voltada para viagens com propósito — criou roteiros com saídas exclusivas durante os feriados prolongados. Em maio, no Dia do Trabalho (01), acontecem as primeiras expedições para explorar mais de 150 cachoeiras escondidas no coração da Serra da Canastra, em Delfinópolis (MG). Já em junho, durante o feriado de Corpus Christi, o destino é Nobres (MT), no coração do cerrado mato-grossense. 

Foco na experiência

Buscando mais do que apenas um destino, e sim vivências transformadoras em meio à natureza, Sandra de Araujo Rodrigues, de 53 anos, decidiu romper barreiras pessoais e encontrou na VaiViver a segurança e o acolhimento necessários para viajar sozinha pela primeira vez. Após o divórcio e em busca de um novo ciclo de vida, ela escolheu a Chapada dos Guimarães como ponto de partida para essa jornada. Lá, além de se reconectar consigo mesma, fez amizades e viveu momentos que marcaram sua trajetória. Foi nessa viagem que surgiu o convite para comemorar seu aniversário, em 2022, na Chapada das Mesas — uma experiência que, segundo ela, mudou sua vida. “Você tem noção do que foi iniciar um novo ciclo na Chapada das Mesas? Foi simplesmente emocionante”, conta.

A experiência com a VaiViver foi um ponto central na jornada de transformação de Sandra. Desde o início, ela se sentiu segura e amparada para explorar atividades que jamais imaginou realizar — como tirolesa e passeios por cachoeiras, mesmo sem saber nadar. “Pode ter certeza que o meu ciclo, que se iniciou naquele período, foi um dos mais lindos que eu tive”, relembra. Segundo ela, o cuidado e o suporte da equipe fizeram toda a diferença: “É uma das empresas que dá mais segurança, principalmente para a mulher que viaja sozinha. Quando ela fala assim: ‘quero que você só se preocupe em fazer a mala’, é exatamente isso”, complementa.  

Opções para o Dia do Trabalho

A VaiViver oferece um roteiro de quatro dias para a cidade, que é ideal para quem busca uma imersão profunda no ecoturismo. Iniciando na quinta-feira (01), o grupo se reúne em São Paulo (SP), na estação Vergueiro com a equipe e segue direto para a pousada. A aventura começa na sexta-feira, após um típico café mineiro, com pão de queijo e café quentinho. 

Para os amantes de queijo, o roteiro contempla uma parada em diversas queijarias premiadas para provar o queijo canastra e conhecer um pouco mais da região. Os viajantes ainda adentram o Parque Nacional da Serra da Canastra, recebendo as boas energias da água sagrada e conhecendo a biodiversidade local. O destino é uma opção repleta de belezas naturais e trilhas, indicadas para iniciantes no esporte e com nível de preparação baixo. Ao total, são aproximadamente 12 km de trilhas divididos durante o roteiro, mas sem grandes desníveis. 

Quem escolhe Delfinópolis como destino conhece ainda o Condomínio de Pedra, Vale da Gurita, Complexo do Ouro e do Claro e lindas cachoeiras, como a Cachoeira do Tombo, da Gruta e Tenebroso. Está incluído no roteiro todos os passeios e tickets de entrada, transfer ida e volta da sua cidade de origem em ônibus semi leito, transfer em 4x4 para os passeios na Serra, ônibus rural, hospedagem em pousada em Delfinópolis - próxima ao centrinho e barzinhos -, e as principais refeições com típicos cafés e almoços mineiros. 

 

Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.