Quem passa pela Estação República do Metrô, em São Paulo, se encanta com a exposição "O Futuro que Queremos", atração cultural gratuita que apresenta obras de arte exclusivas assinadas por 17 artistas brasileiros, cada um deles abordando um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A expectativa é que a mostra seja vista por mais de 4 milhões de pessoas, promovendo reflexão sobre a responsabilidade individual e coletiva em relação ao desenvolvimento sustentável.
Ao ser instalada no Metrô, a exposição democratiza o acesso às obras e à informação, inserindo o tema no cotidiano dos usuários do transporte público, incluindo QR Code em cada tela com acesso a audiodescrição. “Conhecer e entender é o primeiro passo para a mudança de atitude, em prol do nosso planeta", comenta a curadora do evento, Soraya Galgane.
A curadoria da exposição contemplou artistas que representam a diversidade brasileira, como indígenas, pretos, brancos, pardos, homens e mulheres, idosos e um coletivo. Os autores das obras são de várias regiões do país e possuem trabalhos expostos no Brasil e no exterior. As técnicas artísticas são variadas e incluem pintura digital, colagem analógica e digital, bordado, fotografia, graffiti, acrílica sobre tela, nanquim, ilustração, aquarela sobre papel e técnicas mistas.
Os temas das obras criadas exclusivamente para a exposição “O Futuro que Queremos”, são: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução das Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes, e Parcerias e Meios de Implementação.
O projeto é uma realização da Pink Produções, empresa do grupo Elo3 Integração Empresarial, e conta com o patrocínio da Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens e soluções sustentáveis em embalagens de papel do Brasil, via Programa de Ação Cultural (ProAC). Após a passagem pela estação República do Metrô, seguirá para a estação Clínicas, onde permanecerá de 5 a 24 de agosto de 2025.
Exposição "O Futuro que Queremos"
Grátis
Até 3 de agosto na Estação República do Metrô, no Piso C
De 5 a 24 de agosto na Estação Clínicas do Metrô
Horário: todos os dias das 4h40 às 0h
Exposição gratuita em São Paulo retrata os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU em obras de arte
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura