A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Economia Criativa e da Coordenação do Sistema Municipal de Bibliotecas, participa da Semana Municipal da Primeira Infância com programações especiais destinadas a crianças entre 0 a 6 anos. São 17 atividades entre contação de histórias, oficinas e mediações de leitura para pais e filhos que acontecem nas bibliotecas e pontos e bosques de leitura da capital paulista, todas gratuitas. A programação está sujeita a alteração.
A mediação de leitura comandada por Rafael Silva estreia a programação das Bibliotecas no dia 1º de agosto, na Semana Municipal da Primeira Infância, às 10h30, na Biblioteca Jayme Cortez, com uma leitura interativa e lúdica para despertar a imaginação e apresentar uma primeira conexão dos livros ao público. Outras mediações acontecem nas bibliotecas Raimundo de Menezes, Afonso Schmidt e Álvaro Guerra.
Na Raimundo de Menezes, a "Trilha na Biblioteca com Danças e Brincadeiras" une a interação literária e social, com jogos de expressão corporal, criatividade, trabalho em equipe e muita música. A atração acontece nos dias 6 e 8 de agosto, às 10h. Já no dia 7, das 14h às 15h, a Biblioteca Álvaro Guerra também realiza uma mediação de leitura interativa, em busca de apresentar o livro às crianças e aos seus pais como combustível para a imaginação e o saber.
Todas as quartas-feiras do mês, a Biblioteca Afonso Schmidt une mediações e visitas monitoradas à biblioteca – inaugurada em 1966, das 10h às 11h30. Na Narbal Fontes, também na zona norte, acontecem brincadeiras, mediações e curiosidades sobre a biblioteca no roteiro especial do dia 7 de agosto, das 11h às 12h, para a criançada presente.
Além das mediações de leitura, é destaque da programação oficial da Semana Municipal da Primeira Infância nas Bibliotecas as atividades de contação de histórias. Logo no dia 2 de agosto, a Biblioteca Rubens Borba Alves de Moraes recebe o Coletivo Brotando em Mim com a ação "BebêLêteca – Lendo pra gente miúda", que propõe uma reflexão sobre o papel das histórias na formação de leitores e no desenvolvimento infantil, especialmente diante dos desafios impostos pelo uso crescente das telas digitais, das 11h às 12h.
Neste mesmo horário, na Biblioteca Viriato Corrêa, a personagem Vovóteca conduz sessões de contação de histórias e brincadeiras nos dias 5, 6 e 7 de agosto. A Biblioteca Affonso Taunay não fica de fora, com a atividade acontecendo no dia 8 de agosto, às 10h, seguindo uma proposta que alia narração de histórias a dinâmicas lúdicas que ajudam as crianças a lidarem com emoções, valores e aprendizados essenciais para essa fase da vida.
Há oficinas previstas na Semana Municipal da Primeira Infância nas Bibliotecas. No dia 6 de agosto, a Biblioteca Malba Tahan realiza o "Encontro Teórico Vivencial – Um olhar muito além da leitura", conduzido pela biblioterapeuta Sonia Regina Oliveira de Novais, que apresenta o potencial dos livros infantis a partir de um jogo lúdico com o acervo da biblioteca, das 16h às 17h30. No mesmo dia, das 15h às 16h, na Biblioteca Paulo Duarte, a oficina "Brincando de inventar" convida os pequenos a explorarem argila e tinta guache, estimulando a criatividade e a expressão por meio da arte.
A oficina "Tempo de brincar, tempo de cuidar", voltada a mães e pais com filhos de 6 meses a 5 anos, conduzida pela psicopedagoga Betina Serson, propõe um fortalecimento do vínculo familiar e o desenvolvimento integral das crianças em seus primeiros anos de vida, e acontece no dia 3 de agosto, das 10 às 11h, no Bosque de Leitura Parque do Ibirapuera, e 7 de agosto, das 11h às 11h40, na Biblioteca Ricardo Ramos.
Por fim, a programação especial da Semana Municipal da Primeira Infância estende-se aos Pontos de Leitura Vila do Rodeio e Parque do Piqueri. Na Vila do Rodeio, na Cidade Tiradentes, a oficina "Asas da Imaginação" convida crianças e adultos a transformar rolos de papel higiênico em borboletas no dia 7 de agosto, das 13h às 14h. Para quem curte uma exposição, o Ponto de Leitura Parque do Piqueri, no Tatuapé, recebe a mostra "Emoções – Transformando Sentimentos em Poesia" no dia 2 de agosto, das 10h às 13h, uma exposição imersiva com poesias criadas por crianças, inspirada no livro O Vovô Poeta da Somália.
Centro Cultural São Paulo e Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato recebem palestras especiais
Além das programações nos equipamentos municipais, a 8ª Semana Municipal da Primeira Infância promove palestras temáticas tanto online, pelo YouTube da Prefeitura de São Paulo, quanto presenciais – uma delas ocorre no Centro Cultural São Paulo (CCSP), na abertura oficial da Semana, e duas na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato, incluindo uma cerimônia de encerramento.
O evento inaugura no Centro Cultural São Paulo, na Sala Adoniran Barbosa, na sexta-feira (01), das 13h às 17h, com o eixo temático "Proteção e Segurança". No dia, há a palestra "Cuidar em Rede: desafios da primeira infância", organizada pela Dra. Ana Escobar, e a mesa de debate "O Poder do Conhecimento no Enfrentamento às Violências: Estratégias de Proteção de bebês e crianças", junto com o lançamento da publicação "Conhecer para Proteger: Enfrentando a violência na Primeira Infância", com participações de representantes da UNICEF, da Secretaria Municipal de Educação e do Instituto Liberta.
As mesas de debate na Biblioteca Infantojuvenil Monteiro Lobato estão marcadas para os dias 5 e 8 de agosto.
No dia 5, com o tema "Ambientes Acolhedores e Saudáveis", está prevista a apresentação do monólogo de Carolina Maria de Jesus, das 09h30 às 10h, e a mesa "Crescer em um mundo em mudança: Infância, clima e justiça ambiental", das 10h às 12h.
Enquanto para sexta-feira (8), a Biblioteca sedia oficialmente o encerramento da 8ª Semana Municipal da Primeira Infância com a divulgação do 6º Balanço da implementação do Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI) 2018-2030, das 09h30 até 10h30, e a última mesa da programação "Diálogos para Ação: Evidências e Desafios das políticas para Primeira Infância" logo em sequência, das 10h30 às 12h30.
Para participar das mesas e palestras, o interessado precisa resgatar o seu ingresso digitalmente no Sympla.
8ª Semana Municipal da Primeira Infância 2025: São Paulo pelo desenvolvimento integral das crianças
De 1 a 8 de agosto, a Prefeitura de São Paulo promove a 8ª Semana Municipal da Primeira Infância. Este ano, o evento que acontece no âmbito da Política Municipal
Integrada pela Primeira Infância, explora o tema "São Paulo pelo desenvolvimento integral das crianças", apresentando o conjunto de políticas e ações que devem coexistir para que uma criança cresça saudável, protegida e com oportunidades de alcançar seu pleno potencial.
A Semana Municipal da Primeira Infância faz parte do calendário oficial da cidade de São Paulo, foi instituída pela lei municipal nº 16.710/2017 e conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde sua segunda edição.
A programação deste ano conta com mesas de debate, palestras, encontros e oficinas que incentivam a reflexão e o debate de cada um dos eixos essenciais para o desenvolvimento integral das crianças: proteção e segurança, boa saúde e nutrição adequada, ambientes acolhedores e saudáveis, cuidados responsivos e oportunidades de aprendizado. Com o objetivo de sensibilizar e engajar agentes públicos, sociedade e famílias na valorização e nos cuidados em rede na primeira infância, em cada dia o evento contará com especialistas do governo, da sociedade civil e da academia para tratar dos temas associados ao desenvolvimento integral das crianças.
A programação completa das bibliotecas de bairro e dos bosques e pontos de leitura, além de outras novidades e avisos, você encontra no site da CSMB e em nossa rede social. Informações gerais estão disponíveis nas redes sociais e no site da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Consulte online os acervos da biblioteca da cidade aqui.
Equipamentos da Secretaria de Cultura e Economia Criativa recebem programação especial da Semana Municipal da Primeira Infância
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura