O Instituto KondZilla e a Autoridade Portuária de Santos (APS) promovem, no dia 17 de outubro, o Fluxo – Baixada Criativa, encontro que será realizado no Casa Grande Hotel, em Guarujá–SP, com a presença de autoridades, empresários e representantes da sociedade civil.
O evento tratará da estratégia de impacto do Instituto KondZilla para Baixada Santista, que envolve a mobilização de investimentos sociais e ambientais para desenvolvimento de regiões menos favorecidas da baixada, especialmente no município do Guarujá. Na região, o Instituto já atua no fomento à economia criativa e na capacitação profissionalizante de jovens moradores de favelas nas cidades de Cubatão, Santos e Guarujá.
Durante o evento, os convidados irão discutir os desafios e oportunidades para impulsionar a inclusão produtiva, a inovação e a relação porto-cidade a partir de projetos e políticas que impactam diretamente a população mais vulnerável. Está confirmada a presença de autoridades como Anderson Pomini (Presidente da Autoridade Portuária de Santos), Marilia Marton (Secretária de Cultura do Estado de São Paulo), Farid Madi (Prefeito do Guarujá), Daniel Papa (diretor de empreendedorismo no Ministério do Empreendedorismo) e Konrad Dantas, empresário nascido no Guarujá e fundador da KondZilla.
O evento também é dedicado a celebrar a criação do projeto arquitetônico de restauro do Forte de Itapema, viabilizado pelo Instituto KondZilla em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e desenvolvido pelo escritório H+F Arquitetos. O encontro marca um passo importante na estratégia do Instituto para fomento da cultura e economia criativa local a partir do restauro de um dos patrimônios históricos mais antigos do Brasil.
O Forte de Itapema é um patrimônio histórico do século XVI, tombado e localizado em frente ao Porto de Santos, em Vicente de Carvalho, no Guarujá. O Instituto KondZilla se tornou gestor do espaço no ano de 2024, através de termo de cooperação firmado com a Prefeitura do Guarujá com o objetivo de atuar para viabilizar o restauro e a reativação do espaço. Segundo João Vitor Caires, diretor-executivo do Instituto KondZilla. “Nossa missão vai além do Instituto: queremos estimular um movimento coletivo que só é possível com o poder público e com grandes parceiros. O Instituto defende o sonho de que este espaço deve ser aberto à população como centro de referência, um símbolo da potência da Baixada Santista para o desenvolvimento criativo, cultural, sustentável e turístico da região”, comenta.
O evento Baixada Criativa nasce de uma colaboração entre Instituto KondZilla e Autoridade Portuária de Santos em torno da proposta de fortalecer a cultura e o desenvolvimento regional. Para Anderson Pomini, presidente da APS, a ação responde a uma demanda urgente. “A iniciativa vem suprir a necessidade de ampliar o diálogo entre autoridades e lideranças sociais, especialmente para jovens periféricos que enfrentam enormes desafios para ingressar no mercado de trabalho e conquistar protagonismo. Parabenizo o Instituto KondZilla pela articulação e desejo grande sucesso ao projeto.” Guilherme Fernandes, gerente de Relações Institucionais e Sociais da APS, reforça o impacto esperado: “Temos orgulho em apoiar esta proposta que integra poder público, sociedade civil e setor privado. Toda a região colherá frutos importantes a partir desse trabalho conjunto.”
Instituto KondZilla e Autoridade Portuária de Santos realizam encontro "Baixada Criativa" com lideranças públicas, privadas e sociais
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura