Com ajuda de I.A. e projeções 3D, exposição traz o Antigo Egito a SP

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Quantas vezes você já se pegou pensando sobre os mistérios do Antigo Egito? Recentemente, um questionamento similar a esse, mas em relação ao Império Romano, viralizou no TikTok, escancarando a curiosidade das pessoas sobre as obras criadas no passado. Agora, uma exposição que chegou a São Paulo pode ajudar a desmistificar as tumbas dos faraós e a vida dos antigos egípcios - tudo com a ajuda de realidade virtual.

 

Tutankamon, Uma Experiência Imersiva, no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, é inteiramente dedicada ao faraó de mesmo nome, que viveu na 18.ª dinastia egípcia, no período da história do país conhecido como Império Novo. Sua tumba é uma das mais famosas da história, pois foi encontrada intacta por pesquisadores britânicos em 1922, uma das maiores descobertas arqueológicas da humanidade.

 

O espaço fica em um lugar nunca ocupado antes no shopping Cidade São Paulo, projetado inicialmente para ser um teatro, no quarto andar, e replica um modelo que já existe em alguns países da Europa e foi trazido ao Brasil pelas empresas Bem Comunicação e Apple Produções.

 

TECNOLOGIA. A mostra tem sete salas: três com réplicas de peças da tumba de Tutankamon, como a máscara funerária e a múmia do faraó, feitas em parceria com o artista palestino Maisur Musa, e textos sobre a personalidade histórica; uma projeção 3D sobre a história do faraó em seis capítulos; outra com cabines fotográficas que simulam como a pessoa seria se vivesse no Antigo Egito, tecnologia similar a de aplicativos de inteligência artificial fotográfica; duas com experiências de realidade virtual, onde a pessoa consegue ver e vivenciar o interior e o exterior da tumba de Tutankamon utilizando um óculos especial.

 

Segundo Hugo Teixeira, diretor da exposição e CEO da Bem Comunicação, o conteúdo da mostra "foi produzido com tecnologias que dão a sensação de profundidade e de realidade mesmo; então a sensação é de que estamos imersos na história egípcia". A ideia, diz ele, era construir uma exposição tecnológica capaz de interessar a crianças, adultos e idosos. Parece ter funcionado: no primeiro dia, anteontem, pessoas de todas as idades ficaram fascinadas pelos projetos de realidade virtual e projeção 3D.

 

"Eu achei muito interessante. Tudo que a gente já estudou está aqui, mas nunca vi tão claro como aqui. Isso tudo confirma a revolução tecnológica que a humanidade tem vivido ao longo dos anos", afirmou Antônio Basídio da Silva, de 93 anos, aposentado.

 

'DIFERENTE'. "É um tipo de exposição diferente de tudo o que a gente está acostumado. Acho que a primeira parte (de textos e réplicas) deixa um pouco a desejar, a tradução está um pouco esquisita. Isso de ser bem interativo e tecnológico é uma experiência muito diferente, principalmente para nós, que somos mais velhos e acostumados com museus tradicionais", diz Tatiane Gonçalves, de 36 anos, historiadora.

 

Kleber Uttempergher, de 47 anos, consultor financeiro, decidiu ir com a mulher, três filhos, de 14, 12 e 10 anos, e a sogra, de 71 anos - e se surpreendeu. "É um passeio ideal para a família, nós gostamos de incentivar esse conhecimento histórico e cultural nas crianças", diz. "Nossos dois filhos mais velhos já estudaram um pouco da história do Egito na escola e, vindo aqui, eles foram lembrando e falando o que sabem sobre o assunto", disse a esposa de Kleber, Maria Emilia Brinkmann, de 43 anos, pedagoga.

 

A exposição fica no Shopping Cidade São Paulo, na Avenida Paulista, 1.230, até o fim de maio. Pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e, de domingos e feriados, das 12h às 21h. Custa a partir de R$ 40 (meia-entrada) por pessoa. Vendas no www.ticketmaster.com.br.

 

 

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

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Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.

O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emenda com o feriado de Tiradentes (21.04), deve movimentar R$ 3,9 milhões em recursos, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os municípios do Estado de São Paulo devem receber 2,4 milhões de turistas, o que representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado. A maior parte dos destinos (96%) espera receber visitantes de fora de seus limites e a taxa de ocupação hoteleira média será alta: 76,3% em média.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Alguns destinos religiosos, como Aparecida, estarão completamente lotados, segundo a prefeitura, e municípios como Praia Grande e Batatais, com tradição na encenação da Paixão de Cristo, também esperam um grande fluxo de visitantes. Além deles, destinos de sol e praia, da Baixada Santista e o Litoral Norte devem registrar alta visitação.

O CIET ainda identificou iniciativas de sustentabilidade: 72% dos municípios turísticos têm iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade deles (56%) possuem iniciativas para a mitigação de impactos do turismo e 67% se preocupam com o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.

O outono chegou, trazendo consigo um clima ameno, paisagens deslumbrantes e a oportunidade perfeita para explorar o Brasil. Se você está em busca de um destino para aproveitar a estação, confira algumas sugestões:

Destinos no Brasil

  • Chapada Diamantina (Bahia): Com o início da seca, o outono é a época ideal para explorar as trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes da Chapada Diamantina.
  • Campos do Jordão (São Paulo): As paisagens montanhosas e o clima aconchegante de Campos do Jordão ficam ainda mais charmosos no outono. Aproveite para passear pelos parques, visitar o Museu Felícia Leirner e degustar os vinhos da região.
  • Petrópolis (Rio de Janeiro): As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis ganham um charme especial no outono. Explore o centro histórico, visite o Museu Imperial e faça trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
  • Jalapão (Tocantins): O outono é a melhor época para visitar o Jalapão, quando o clima está mais ameno e as paisagens ficam ainda mais exuberantes. Explore as dunas, cachoeiras e fervedouros da região.

Dicas para aproveitar o outono no Brasil

  • Aproveite o clima ameno para fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
  • Experimente os sabores da estação, como castanhas, pinhão, vinho e chocolate quente.
  • Visite festivais e eventos culturais que acontecem no outono, como a Oktoberfest em Blumenau e a Festa do Divino em Paraty.
  • Aproveite a baixa temporada para encontrar preços mais acessíveis em passagens aéreas e hospedagem.

O outono é a estação perfeita para explorar o Brasil e desfrutar de paisagens deslumbrantes, clima ameno e sabores deliciosos.