Fábrica de Cultura Iguape tem programação de férias e mais de 400 vagas nos cursos gratuitos do início de 2024

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Até o dia 26/1, a criançada poderá participar da ação Oficinas de Férias que resgatam brincadeiras de rua com as tecnologias de hoje;
 

O público ainda poderá se inscrever para os cursos do 1ª semestre. São diversas formações de música, cultura tradicional e tecnologia
 

A Fábrica de Cultura Iguape - programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo e gerenciado pela OS Poiesis - começa 2024 com muita diversão. Ao longo do mês de janeiro, a criançada poderá aproveitar o período de férias com diversas oficinas, além de garantir a vaga nos diversos cursos de artes, tecnologia e cultura oferecidos pela unidade. Confira:
 

Do maracatu à cultura maker: inscrições abertas!
 

Ainda, estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos da Fábrica de Cultura Iguape, unidade que oferecerá mais de 400 vagas distribuídas em 33 cursos do 1º semestre de 2024. Todas as formações são gratuitas.
 

Os interessados poderão se inscrever nos ateliês de criação, que duram um semestre e acontecem duas vezes por semana, e nas trilhas de produção, que duram de dois a quatro meses e ocorrem uma vez por semana. Há opções para todas as idades, a partir dos 6 anos, e com encontros nos períodos da manhã, tarde e noite.

Para se tornar aprendiz da Fábrica de Cultura é necessário apresentar RG e comprovante de residência presencialmente na unidade. No caso de crianças e adolescentes, os responsáveis precisam apresentar a documentação necessária e autorizar a matrícula.
 

As aulas iniciam em 6 de fevereiro, terça-feira. Todos os materiais necessários para as aulas são oferecidos pela unidade. Os interessados podem se inscrever até 45 dias depois do início das aulas ou até o preenchimento das turmas. As formações são diversas, explorando linguagens artísticas, culturais e tecnológicas. Confira algumas opções de curso disponíveis:
 

No Ateliê de Fotografia e tratamento de imagens, os aprendizes exploram os recursos do próprio celular e de câmaras profissionais para produzir fotos, além de utilizar os programas de edição para tratamento, correção, manipulação e montagens de imagens. Os encontros serão às terças e quintas, das 14h às 16h45, começando em 6/02. Quem sempre quis aprender a tocar algum instrumento não pode perder a oportunidade de participar do Ateliê de Violoncelo. Com início no dia 7/02, os encontros serão às quartas e sextas, das 8h45 às 11h45. Ambas as formações são para maiores de 16 anos.
 

Com a Trilha de Robótica avançada os aprendizes aprenderão a programar e construir os próprios robôs durante as aulas das quintas-feiras, das 18h às 20h45. A turma de Robótica estará aberta aos jovens entre 13 e 17 anos. A tecnologia segue em destaque com a Trilha de Cultura Maker para jovens de 8 a 12 anos, com foco na produção manual de objetos diversos. Os encontros serão às quintas, das 9h às 11h45. Ambas as formações começam no dia 22/02.
 

Para quem for mais das artes, uma boa opção é a Trilha de Maracatu, que trabalha um dos ritmos mais populares do Nordeste. Os aprendizes irão praticar a sincronização de coreografias com bastões ao som dos tambores. Com aulas às sextas, das 18h às 20h45, a partir de 23/02, a trilha é voltada para jovens entre 13 e 17 anos.
 

Transporte gratuito: A Fábrica de Cultura Iguape oferece transporte gratuito para os aprendizes tanto no período da manhã quanto da tarde. O ônibus sai do bairro Rocio e segue até a Praça São Benedito (ida e volta), próxima à Fábrica. Confira as informações e horário do serviço na recepção.
 

Oficinas de Férias com as brincadeiras de ontem e hoje
 

Entre os destaques do fim do mês estão a Oficina de Jogo de Memória gigante, que mostrará ao público como fazer um jogo de memória formado por grandes peças e para brincar até mesmo em casa. A atividade está programada para o dia 23, terça-feira; e a Oficina Brincando com bexigas d'água no dia 26, sexta, resgatará essa tradicional brincadeira de rua. Ambas as atividades acontecem das 16h às 18h.

Confira todas as formações disponíveis do 1°semestre de 2024 e as Oficinas de Férias no site do programa Fábricas de Cultura.
 

Serviço:

(Gratuito)

FÁBRICA DE CULTURA IGUAPE

Praça Engenheiro Greenhalgh, 01, Centro Histórico – Iguape | Tel: (13) 3848-9300

INSCRIÇÕES PARA TRILHAS E ATELIÊS | 1º SEMESTRE

Inscrições presencialmente na unidade

Fim das inscrições: 45 após o início das aulas ou até o preenchimento de todas as vagas

Saiba mais sobre a grade das formações e a faixa etária de cada curso no site das Fábricas de Cultura.

Abertura das matrículas: 4 de janeiro de 2024

Início das aulas: 6 de fevereiro de 2024

OFICINAS DE FÉRIAS

Até 26 de janeiro | Faixa etária: Livre | Vários horários

Confira a programação completa no site ou diretamente na unidade
 

Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 9h às 21h | Sábados, das 9h às 17h | A unidade não abre aos domingos e segundas-feiras.

Biblioteca: De terça a sexta, das 9h às 19h | Sábados e feriados das 9h às 17h

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 191 exemplares em braille (livros e audiobooks), além de dicionário em Libras. A Fábrica de Cultura Osasco tem rampa de acesso, elevador e os recursos de acessibilidade na Bibliotech, enquanto a Fábrica de Cultura Iguape tem piso tátil nas escadas e elevador.

Em outra categoria

Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.

O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emenda com o feriado de Tiradentes (21.04), deve movimentar R$ 3,9 milhões em recursos, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os municípios do Estado de São Paulo devem receber 2,4 milhões de turistas, o que representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado. A maior parte dos destinos (96%) espera receber visitantes de fora de seus limites e a taxa de ocupação hoteleira média será alta: 76,3% em média.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Alguns destinos religiosos, como Aparecida, estarão completamente lotados, segundo a prefeitura, e municípios como Praia Grande e Batatais, com tradição na encenação da Paixão de Cristo, também esperam um grande fluxo de visitantes. Além deles, destinos de sol e praia, da Baixada Santista e o Litoral Norte devem registrar alta visitação.

O CIET ainda identificou iniciativas de sustentabilidade: 72% dos municípios turísticos têm iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade deles (56%) possuem iniciativas para a mitigação de impactos do turismo e 67% se preocupam com o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.

O outono chegou, trazendo consigo um clima ameno, paisagens deslumbrantes e a oportunidade perfeita para explorar o Brasil. Se você está em busca de um destino para aproveitar a estação, confira algumas sugestões:

Destinos no Brasil

  • Chapada Diamantina (Bahia): Com o início da seca, o outono é a época ideal para explorar as trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes da Chapada Diamantina.
  • Campos do Jordão (São Paulo): As paisagens montanhosas e o clima aconchegante de Campos do Jordão ficam ainda mais charmosos no outono. Aproveite para passear pelos parques, visitar o Museu Felícia Leirner e degustar os vinhos da região.
  • Petrópolis (Rio de Janeiro): As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis ganham um charme especial no outono. Explore o centro histórico, visite o Museu Imperial e faça trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
  • Jalapão (Tocantins): O outono é a melhor época para visitar o Jalapão, quando o clima está mais ameno e as paisagens ficam ainda mais exuberantes. Explore as dunas, cachoeiras e fervedouros da região.

Dicas para aproveitar o outono no Brasil

  • Aproveite o clima ameno para fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
  • Experimente os sabores da estação, como castanhas, pinhão, vinho e chocolate quente.
  • Visite festivais e eventos culturais que acontecem no outono, como a Oktoberfest em Blumenau e a Festa do Divino em Paraty.
  • Aproveite a baixa temporada para encontrar preços mais acessíveis em passagens aéreas e hospedagem.

O outono é a estação perfeita para explorar o Brasil e desfrutar de paisagens deslumbrantes, clima ameno e sabores deliciosos.