81 projetos foram escolhidos para se apresentar no evento em 18 de maio, com performances de música, teatro, circo, dança e literatura nos 22 espaços culturais participantes e em dois grandes palcos que serão montados no Centro de Porto Alegre
Após analisar mais de 400 projetos inscritos em seus editais de música e de artes cênicas, o conselho artístico do Noite dos Museus selecionou os artistas locais para a oitava edição do projeto em Porto Alegre. 81 atrações foram escolhidas para participar do evento no dia 18 de maio e realizar performances artísticas nas 22 instituições culturais que estarão abertas para visitação gratuita das 18h até a meia-noite e em dois grandes palcos que serão montados na Praça da Alfândega e no Largo Glênio Peres, no Centro da capital.
Assim como nos anos anteriores, a iniciativa criada para democratizar a arte seguirá dando destaque a artistas atuantes no Rio Grande do Sul. A lista de atrações abriga diferentes expressões, como dança, teatro, circo, performance e sarau, além de uma ampla variedade de gêneros musicais, que vão do jazz e o pop ao rock e o samba, equilibrando nomes já consagrados com novidades da cena cultural, vasta presença feminina e significativa representatividade de artistas negros e LGBTQIAPN+.
Na área musical, foram 61 selecionados: Akeem Music, Angelo Primon Trio, Atairū, Bate Sopra, Bibiana Petek & Grupo, Camila Balbueno & Banda, Clarissa Ferreira e Banda apresentam LaVaca, Cleômenes Junior e Tuti Rodrigues, Coletivo Feitiço do Samba, Conexão Katrina, Cristal & Duda Raupp, Cristian Sperandir Trio, Curi & Kiai, Defalla, Dekilograma, Dessa Ferreira convida Catarina Domenici, Dona Conceição, Flor ET, Funkalister, Gabriel Romano & Equilíbrio Dinâmico, GARBI, Ghadyego Carraro Trio, Gilberto Oliveira, Guará, Hard Blues Trio, Ianaê Régia, Instrumental Picumã, Jayme Caetano Braun – Um Século de Arte, Jessie Jazz, Juliano, Nenung & Albo, Julio Reny Quartet, Kako Xavier, Kizua Trindade, Kula Jazz, Laura Dalmás, Linha de Frente, Long Story Short, Luana Maia, Lucas Hanke & Cromatismo de Sensações, Madblush, Mari Kerber 4tet, Mariana Stedele e Banda Odomode – Língua de Fogo, Marietti Fialho & Cia Luxuosa – Inteira, Matheu Corrêa, Mathias 7 Cordas Quinteto, Metanóia, Naddo Entre Gigantes, Negra Jaque + Bloco das Pretas, Nina Nicolaiewsky, Orquestra de Brinquedos, Os Horácios, Ovo Frito, Paola Kirst – Pigarra, Pata de Elefante, recreio, Sopre Suas Feras, Thays Prado, Viridiana, Yangos, Zé Caradípia e Zilladxg e Bala Cachorro.
Já o edital de artes cênicas contemplou 20 atrações: Ação Nômade – Para Onde Vai? (performance), Adolescer (teatro), Andaime (Des) Construção do Amor (dança), Bonecrônicas (teatro de bonecos), Cabarezin (circo), Caio em Construção (teatro), Cartas Honestas a Danças Duras (dança), Céu-Duro (performance), Cidades Invisíveis (dança), Corra, que as Palhaças Vêm Aí! (teatro), Cuidado que Ronca (teatro), Dezoito Estações de Outono (dança), Engrenagem (dança), Meretrizes (teatro), Mythopoiesis (sarau), Sarau das Inquietas (sarau), Trapos e Farrapos – Negrinho (teatro), Ubu Tropical (teatro), Velhas D+ Cenas (teatro) e Vivir (dança).
As apresentações serão escaladas de acordo com a identidade de cada instituição participante, levando em conta o estilo, os acervos e exposições em exibição, assim como as condições técnicas dos espaços. Além dos artistas selecionados pelo edital, haverá outras surpresas na programação, como uma atração internacional e um artista nacional que serão divulgados em breve.
O Noite dos Museus será responsável pela reabertura da Usina do Gasômetro, um dos cartões-postais de Porto Alegre, e ainda terá em seu circuito de visitação outras novidades, como o Museu da Cultura Hip Hop RS, o Instituto Caldeira, o Mercado Público, o Memorial do Judiciário do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público do Rio Grande do Sul e o Museu de Anatomia da UFCSPA, que se juntam aos locais que já haviam participado em 2023: o Centro Cultural da UFRGS, o Centro Histórico-Cultural Santa Casa, o Espaço Força e Luz, a Galeria de Arte do DMAE, o Goethe-Institut, o Memorial do Theatro São Pedro, o Museu da Brigada Militar, o Museu da UFRGS, o Museu de Arte do Paço de Porto Alegre, o Museu de Porto Alegre Joaquim Felizardo, o Museu Militar do Comando Militar do Sul, o Palácio Piratini, a Pinacoteca Ruben Berta e o Planetário da UFRGS, assim como a Cinemateca Capitólio, que, neste ano, terá uma programação em parceria com o Instituto de Cultura da PUCRS.
A noite de celebração à arte ainda contará com um circuito de visitação a 11 galerias da cidade, que também estarão abertas em horário especial, com uma programação diferenciada. Participam a Art100 Gallery, a Casa da Estrela, a Casa Baka, a Casa Musgo, a Fundação Ecarta, a Galeria 506, a Galeria Bolsa de Arte, a Galeria Espaço Cultural Duque, a Galeria Garagem de Arte Stockinger, a Gravura Galeria de Arte e o Instituto Zoravia Bettiol.
A oitava edição do Noite dos Museus é uma realização do Instituto Noite dos Museus e do Ministério da Cultura, com planejamento e produção da Rompecabezas e financiamento via Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.
Noite dos Museus anuncia as atrações selecionadas para sua oitava edição
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura