A primeira edição será realizada em uma lavanderia na Rua Augusta em um único dia, 1/9; serão exibidas obras de D’Anunziata, Felipe Morozini, Micaela Cyrino, JAMEX, Karola Braga, Marcela Scheid e R2 Studio
Uma lavanderia e uma exposição de arte. A conexão parece não fazer sentido, mas é justamente essa a proposta de ESPANTO!, uma iniciativa singular que expõe obras de artistas contemporâneos, por apenas um dia, em locais do cotidiano de muitos paulistas, mas nada em comum com as tradicionais galerias ou museus espalhados pela cidade.
Concomitantemente à maior feira de arte do Brasil, a SP-Arte, a ideia de ESPANTO! não é provocar sustos, mas proporcionar uma nova relação do público com o universo artístico. O primeiro endereço a receber uma mostra do projeto é a MD Clean, uma lavanderia na Rua Augusta, em São Paulo, em funcionamento há mais de duas décadas.
A criadora e idealizadora de ESPANTO!, Luiza Testa, explica que o deslocamento das obras para um contexto inusitado não é nada gratuito. “Os locais escolhidos, apesar de atípicos quando pensamos no acolhimento e exibição de peças artísticas, também reúnem componentes capazes de enriquecer a exposição, tornando-a atrativa. “Há diversidade na circulação de público nos arredores da lavanderia, é uma empresa familiar, eles compreenderam bem a proposta, enfim, é um lugar com muita alma”, resume.
Na lavanderia MD Clean serão exibidos trabalhos de D’Anunziata, Felipe Morozini, Micaela Cyrino, JAMEX, Karola Braga, Marcela Scheid e R2 Studio. Todos os artistas têm em seus currículos obras que dialogam com públicos diversos e de forma bastante original, características valorizadas na concepção de ESPANTO!.
“Passada a estranheza de uma exposição em uma lavanderia, a expectativa que tenho é a de que os visitantes percebam o quanto a arte é arte independentemente do local no qual está inserida”, explica a curadora que além de iniciativas experimentais como ESPANTO! desenvolve projetos capazes de levar ao debate público questões sociais nos âmbitos dos feminismos, da sexualidade, da ecologia e da arte digital.
Luiza foi curadora das exposições Oh, I Love Brazilian Women! (apexart, Nova York – 2022), Ah, eu amo as mulheres brasileiras! (CCSP, São Paulo – 2023 e MAC Niterói, Rio de Janeiro – 2024), Obscura (Vila Itororó, São Paulo – 2022), Compro! (Kovak & Vieira, São Paulo – 2023) e A Terra do Mar (Espaço Alto, São Paulo – 2024). Em maio de 2024, participou da residência curatorial DOMUS Art Residency, na Itália.
Ao todo ESPANTO! realizará 4 edições ao ano, sempre em um local diferente e acessível, divulgado semanas antes de cada exposição. “Os novos pontos receberão obras impactantes e condizentes com uma mostra pop-up, de curta duração”, reforça Luiza. A entrada é gratuita.
"Estamos muito felizes em colaborar com o ESPANTO! Na Blue Moon, acreditamos que a vida deve ser vivida com mais brilho e entusiasmo, e é exatamente isso que queremos refletir ao apoiar a arte. Sabemos que ela tem o poder de enriquecer nossas vidas, e iniciativas inovadoras como essas criam conexões com o público e o universo artístico”, comenta Renan Ciccone, diretor de marketing do Grupo HEINEKEN.
ESPANTO! desloca arte para contextos e lugares inusitados da capital paulista
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura