O Sesc Casa Verde oferece uma programação infantil com atividades que destacam a cultura afro-brasileira durante o mês de setembro. O público poderá conferir de perto espetáculo circense, vivências e oficinas com arte, dança e música. O grupo Fulelê Infância oferece em Fulelê de Brincar (7 e 8 de setembro, às 14h) um espaço interativo para famílias, onde as brincadeiras e músicas permitem uma vivência lúdica das culturas africanas. A companhia é reconhecida pela criação de jogos afro-referenciados artesanais, conectando bebês e crianças às tradições culturais africanas de forma educativa.
Eranko (8 de setembro, às 16h), apresentado pela companhia Circo de Ébanos, combina o circo contemporâneo com elementos da cultura afro-brasileira, apresentando capoeira, dança e batuques. São performances em diversos aparelhos, incluindo a perna de pau, a roda alemã e a roda Cyr. O elenco do coletivo é composto totalmente por artistas negros e periféricos. São jovens construindo um caminho artístico por meio de referências do circo clássico, contemporâneo e conhecimentos afro-brasileiros.
A intervenção Xirezinho - Brincando com a Natureza (15 de setembro, às 16h), liderada pela escritora Priscila Obaci, é uma experiência interativa que explora os Orixás por meio dos elementos naturais que eles representam, envolvendo crianças e adultos em uma conexão corporal por meio do toque e música ao vivo. Priscila é uma multiartista negra, fundadora do Instituto Poesias Pós Parto, praticante de candomblé e seu trabalho permeia entre teatro, dança e poesia.
Musicalização Para Bebês (14 e 28 de setembro, às 11h), com Quiara Jofre, tem como prioridade o contato com a cultura africana, explorando canções, movimentos corporais, narrativas e instrumentos musicais. Quiara é bailarina, atriz e arte-educadora, e pesquisa as danças folclóricas e afro-brasileiras.
A oficina Dança Afro-brasileira Para Pequenos - Dançando e Brincando (21 e 28 de setembro, às 14h30) é realizada por Denilson de Paula, em parceria com Quiara, e cria um ambiente de interação e conscientização corporal, onde crianças e suas famílias são incentivadas a explorar movimentos e gestos inspirados em danças de origem africana. Denilson de Paula dedica-se há mais de 20 anos a projetos relacionados à música, percussão e dança popular brasileira.
Já na oficina Xirezinho: Desenhando Com a Natureza (Domingos, dia 22 de setembro, às 11h30, Dia 29 de setembro, 14h30), Priscila Obaci e o ilustrador Cawê Tumbi conduzem uma experiência visual e poética, onde o público é convidado a criar imagens inspiradas nas ayabás, as orixás femininas, utilizando tintas naturais feitas de terra, temperos e folhas. Cawê é um ativista do movimento negro que utiliza sua profissão de ilustrador para criar trabalhos contra o racismo.
Todas as atividades oferecem uma oportunidade de imersão nas culturas africanas e afro-brasileiras, promovendo a conexão entre gerações e a valorização das tradições ancestrais de forma lúdica e educativa.
Sesc Casa Verde traz programação voltada para crianças com foco na cultura negra
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura