O projeto AstraZeneca Viva a Cultura! acontece em São Paulo, na Santa Casa de São Paulo, localizada na capital paulista

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Há 17 anos, o programa AstraZeneca Viva a Cultura, apresentado pelo Ministério da Cultura e patrocinado pela AstraZeneca, idealizado pelo Instituto Dançar, encanta crianças hospitalizadas em luta contra o câncer, seus familiares e equipes médicas em hospitais de todo o Brasil. Neste ano, de 9 a 13 de setembro, o programa dá início à terceira etapa em São Paulo (SP), na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, na unidade do Hospital Central localizado no bairro da Vila Buarque, na capital paulista.

Nos últimos anos, o AstraZeneca Viva a Cultura! se consolidou com uma importante plataforma cultural em hospitais, tendo passado pelas 5 regiões do Brasil e realizado mais de 508 oficinas, 320 programações musicais nos leitos e 143 apresentações teatrais em 83 etapas e 16 edições, impactando e transformando a vida de milhares de crianças. 

“Para nós, apoiar pelo 17° ano um projeto como este, é contribuir com a melhora na qualidade de vida destas crianças.  As atividades estimulam os pacientes, elevando a autoestima e contribuindo no tratamento. O projeto, de forma lúdica, interativa e criativa, levará mais diversão e entretenimento às crianças em tratamento de saúde”, enfatiza Jorge Mazzei, Diretor Executivo de Relações Corporativas da AstraZeneca Brasil. 

Em cada temporada um tema central é desenvolvido para guiar as atividades e, em 2024, as crianças poderão aprender mais sobre como mergulhar nas infinitas possibilidades que as cores têm na nossa vida. O ursinho Astro, já conhecido mascote da iniciativa, junto aos demais profissionais do Instituto Dançar, levarão às crianças atividades presenciais com oficinas diversas, apresentações de teatro, música e brincadeiras culturais.

A humanização é essencial no cuidado e assistência das crianças internadas. As nossas equipes trabalham incansavelmente para proporcionar bem estar durante a internação garantindo um atendimento integral para os pacientes. A participação da Santa Casa de São Paulo nesse projeto trará benefícios para as crianças e seus familiares”, destaca Julia Povoas, Diretora de Relações Institucionais da Santa Casa de São Paulo.

Entre as atividades propostas pelo AstraZeneca Viva a Cultura! em 2024, em cinco grandes capitais brasileiras, estão:

Oficina de Origami: As crianças aprenderão os conceitos básicos do origami por meio de exercícios práticos com papel. O objetivo é desenvolver a percepção sobre as formas e cores.

Oficina de Instrumento Musical Reciclável: Os jovens pacientes construirão seus próprios instrumentos musicais a partir de materiais caseiros e recicláveis, explorando diferentes maneiras de criar sons e ritmos de forma personalizada e autoral.

Oficina de Musicalização: Pela primeira vez no projeto, terá uma oficina que desperta a sensibilidade dos pequenos, ajudando no desenvolvimento do cérebro, corpo e emoções. As crianças poderão interagir com instrumentos e descobrir seus sons, tudo de forma descontraída e divertida.

Oficina de Stencil em Tela: Explora a técnica de estampar desenhos passando tinta através de um stencil. A atividade incentiva a experimentar a técnica e soltar a criatividade.

Oficina dos Bichos: Nesta oficina as crianças irão criar e personalizar diferentes tipos de animais, usando somente materiais recicláveis.

Oficina de Máscaras: Baseada em narrativas folclóricas da cultura brasileira, esta oficina permite aos pacientes que criem seus próprios personagens e levem as máscaras para casa.

Teatro: As crianças assistirão a um espetáculo teatral que combina diversão e cultura em perfeita harmonia. Serão três apresentações com grupos profissionais.

Cia e Música: Dentre as atividades que mais fazem sucesso, a música nos leitos emociona e contagia, os músicos levam seu show para alegrar os pequenos que estão impossibilitados de sair de seus quartos. E, claro, o mascote Astro acompanha todo o percurso! Afinal, música e alegria são remédios poderosos para a alma.

Em outra categoria

Premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor, elegeu as principais para viajar em 2025

O Brasil se destacou, mais uma vez, como um destino turístico internacional. A praia de Ipanema (RJ), no Rio de Janeiro e a de Muro Alto, em Ipojuca (PE), entraram para o ranking das 25 melhores para conhecer em 2025, divulgado pela premiação "Traveler's Choice", realizada pelo TripAdvisor.

A lista, elaborada com base na qualidade e na quantidade de avaliações de viajantes publicadas no site do TripAdvisor em um período de 12 meses, traz opiniões reais de turistas que passaram pelos destinos.

De acordo com a plataforma, “a Praia de Ipanema é uma das mais conhecidas do Rio”. O site destaca as opções de lazer que o local oferece, como surfar ou se aventurar em partidas de vôlei. A publicação recomenda, ainda, que o visitante fique “por perto até o sol se pôr para conferir algumas das melhores vistas” da cidade.

Quanto a Muro Alto (PE), o TripAdvisor recomenda como “o local perfeito para toda a família”, graças às suas águas mornas, piscinas naturais e muitas atividades de lazer. “Ande de caiaque, mergulhe com snorkel ou tome uma bebida tropical à beira-mar”, aconselha a publicação.

A praia de Ipanema já havia aparecido na lista de 2024, na 17ª posição, mas subiu para a 13ª colocação em 2025. Já a de Muro Alto manteve a 25ª posição em relação ao ranking de 2024. 

CONHEÇA O BRASIL: VOANDO - Com o objetivo de incentivar e facilitar as viagens dos brasileiros pelo país, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) e as companhias Azul, Gol, Latam e Voepass, lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”.

A iniciativa busca possibilitar que os brasileiros conheçam e se conectem com as maravilhas do nosso país, além de apoiar o setor de turismo brasileiro. O Ministério do Turismo está empenhado em fortalecer o setor e criar oportunidades para que todos desfrutem do que o Brasil tem a oferecer: a nossa essência, a nossa diversidade, o nosso país.

A rota, operada pelo Gol, fortalecerá a conectividade da Região Norte e da capital paraense já com foco na COP 30. Estimativa da empresa é de triplicar os voos para o município durante o evento do clima

Uma excelente notícia para quem deseja viajar entre Miami e Belém: a partir do dia 15 de junho, um novo voo direto estará disponível, facilitando a conexão entre a capital paraense e a cidade da Flórida. A iniciativa é resultado de um esforço para aumentar a conectividade aérea da região Norte com o mundo, especialmente com a proximidade da COP30.

Em encontro com o ministro do Turismo, Celso Sabino, nesta sexta-feira (21.03), o gerente de Relações Institucionais da Gol, Felippe Bandeira, informou que especificamente para a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 a companhia trabalha para triplicar os voos com destino a Belém.

De acordo com a Gol, a rota vai estrear com a frequência de dois voos semanais, as quintas e domingos. Com mais opções de voos, espera-se um aumento no fluxo turístico na Região Amazônica, impulsionando a economia local. Em 2024, o estado do Pará recebeu 32 mil turistas estrangeiros e o Aeroporto Internacional de Belém atingiu a marca histórica de 4,1 milhões de passageiros.

“Essa é mais uma conquista do trabalho incansável do Ministério do Turismo em prol da melhoria da conectividade aérea em um ano especial para a região e para Belém, que receberá o mais importante evento de discussão das mudanças climáticas do mundo, a COP 30. O novo voo vindo de Miami representa mais uma porta aberta entre o Brasil e o mundo”, comentou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Em 2024, cerca de 5% dos voos que pousaram ou decolaram no Aeroporto Internacional de Belém são internacionais, o que resultou em um crescimento de 58% no fluxo estrangeiro, com novos destinos.

Hoje, a Gol já possui um voo internacional na malha do Pará, de Belém a Paramaribo, capital do Suriname. Na malha doméstica, a companhia opera atualmente em quatro cidades do Pará: Belém, Marabá, Santarém e no aeroporto de Carajás, que fica no município de Parauapebas.

Iniciativas como o Cadastur e o Novo Fungetur foram apresentadas a empreendedores da capital paraibana, uma das cidades mais buscadas por turistas em 2024

Agenda do ministro Celso Sabino em João Pessoa (PB) incluiu vários compromissos com autoridades locais. Crédito: Rizemberg Felipe/MTur

Empresários e prestadores de serviços turísticos de João Pessoa, capital da Paraíba e uma das cidades mais buscadas por visitantes de todo o mundo no ano passado, tiveram, na segunda-feira (24.02), a oportunidade de conhecer ações e programas de apoio do Ministério do Turismo ao desenvolvimento do setor.

Com a presença do ministro do Turismo, Celso Sabino, e do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, o encontro marcou a realização de mais uma edição do “MTur Itinerante”, que descentraliza a atuação da Pasta, levando a todo o país opções para estimular o turismo local.

As iniciativas incluem, por exemplo, a importância de estar regularizado no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e a disponibilidade de financiamentos por meio do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), que proporciona condições diferenciadas de crédito a agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, acampamentos turísticos, restaurantes, cafeterias, bares e similares, entre outros.

O ministro Celso Sabino ressaltou a importância da estratégia de aproximação junto aos municípios. “Não vamos parar de trazer o Cadastur e o Fungetur para aquelas pessoas que querem ampliar a sua pousada, melhorar o seu restaurante, adquirir uma cozinha nova, um mobiliário novo, qualificar seus profissionais, porque é assim que aproximarmos esses empreendedores dos benefícios federais que estão disponíveis no Ministério do Turismo”, enfatizou Sabino.

O prefeito Cícero Lucena apontou impactos positivos do turismo a João Pessoa. “Cerca de 60% dos imóveis vendidos a 1,5 km da orla da cidade são para pessoas de fora, ou investindo ou vindo morar aqui. Então, atualmente, João Pessoa é um dos destinos mais procurados do mundo, e o turismo nos ajudou com essa visibilidade. Temos certeza que estamos no caminho certo, do desenvolvimento, da geração de emprego, da distribuição de renda. É importante que, cada vez mais, possamos trocar experiências para que esse desenvolvimento seja sustentável”, disse Lucena.