Orquestra Sinfônica Brasileira leva seu programa de educação musical para a cidade de São Paulo

Cultura
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Jovens paulistanos poderão ter aulas de instrumentos com músicos da OSB, aulas de canto coral e até formar uma nova orquestra de sopros através do Conexões Musicais

Orquestra Sinfônica Brasileira chega​rá a São Paulo​, a partir de 1 de outubro, com o Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação OSB que já percorreu mais de 30 cidades em oito estados do país. Além de realizar itinerâncias por todo o Brasil e atuar de modo contínuo no Rio de Janeiro, o programa agora se estabelece na capital paulista para trabalhar a formação musical de jovens estudantes de escolas públicas e projetos sociais paulistanos promovendo aulas de canto coral e de instrumentos, oficinas de sustentabilidade, concertos didáticos e concertos de integração​, a partir de 1 de outubro. As atividades do Conexões Musicais em São Paulo contam com o apoio da Núclea.

 

As primeiras notas do Conexões Musicais em São Paulo serão ouvidas já na primeira semana de outubro, quando acontece o primeiro ciclo de encontros. Quatro escolas públicas receberão os Concertos Didáticos, que são apresentações musicais comentadas e lúdicas para os alunos. Participam da primeira viagem a São Paulo os trompetistas Roger Brito e Nilson Coelho, o trompista André Vieira, o trombonista Eduardo Machado e o tubista Eliézer Rodrigues. 

Nove escolas públicas de São Paulo recebem as classes de canto coral do Conexões Musicais, atividades extracurriculares em que os estudantes podem se inscrever para aprender técnicas de canto em grupo e até se apresentar em futuros concertos com a OSB. Para além do desenvolvimento artístico e criativo, o contato com a música promovido pelo Conexões Musicais já demonstrou influência positiva na aprendizagem e no desempenho do aluno em outras disciplinas da escola. As classes de canto coral atendem crianças, adolescentes, e adultos na modalidade EJA. As inscrições nas escolas parceiras já estão abertas e as turmas começam também em outubro.

 

​Estudantes de música de projetos sociais paulistanos também terão a oportunidade única de aprender diretamente com os músicos da OSB. A orquestra vai ministrar aulas de instrumentos para os alunos de projetos parceiros, visando contribuir para o aprimoramento da técnica musical e a prática de concerto. Serão realizados ciclos de aulas presenciais e virtuais com os instrumentistas da Orquestra Sinfônica Brasileira, um dos grupos sinfônicos mais tradicionais do país. As aulas de instrumento também têm início na primeira semana de outubro.

 

​Em São Paulo, o Conexões Musicais também promoverá a criação de uma nova orquestra de sopros, formada por alunos da Escola Estadual Olga Benatti. A FOSB cuidará também da restauração dos instrumentos musicais que a escola possui.

 

"A implementação do Conexões Musicais em São Paulo é motivo de grande alegria para a Fundação OSB. Promover o desenvolvimento de novos talentos, o despertar do interesse pela arte e pela cultura e a democratização do acesso à música de concerto são grandes pilares da Orquestra Sinfônica Brasileira, que há décadas ostenta a vocação de ser uma orquestra educadora. O apoio da Núclea para levar o Conexões Musicais para São Paulo converge na intenção de ambas as instituições de assumir o papel de agentes sociais de mudança, a diminuição de desigualdades e do cultivo de oportunidades, talentos e sonhos." diz a Vice-Presidente Executiva da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, Ana Flávia Cabral Souza Leite.

De acordo com o CEO da Núclea, André Daré, a música, a educação e a inovação estão interligadas e é um dos segredos da parceria. "Eu acredito fortemente que a educação é um motor essencial para o desenvolvimento da sociedade, além de estar alinhado com o nosso propósito de criar conexões que geram valor para a sociedade. A iniciativa proporciona a crianças em idade escolar a oportunidade de aprender e desenvolver aptidões nas artes por meio da música, engajando ainda a comunidade e as famílias envolvidas nessa transformação cultural. Estamos muito felizes em fazer parte desta história", celebra.  

 

 

CRONOGRAMA DO CONEXÕES MUSICAIS EM SÃO PAULO DE 1 A 5 DE OUTUBRO DE 2024:

 

Concertos Didáticos da Orquestra Sinfônica Brasileira em São Paulo

 

Dia: 1 de outubro (terça-feira)

Horário: 10h às 11h

Local: E. E. Professora Olga Benatti (Rua Ibitirama, 1412 - Vila Bela, São Paulo - SP)

 

Dia: 2 de outubro (quarta-feira)

Horário: 10h30 às 11h30

Local: E. E. João Sussumu Hirata (Rua Comend. Antunes dos Santos, 936 - Capão Redondo, São Paulo - SP)

 

Dia: 3 de outubro (quinta-feira)

Horário: 10h às 11h

Local: E. E. República do Paraguay (Rua Carlos Muller, 21 - Vila Prudente, São Paulo - SP)

 

Dia: 4 de outubro (sexta-feira)

Horário: 11h às 12h

Local: E. E. Inspetor Raimundo Serafim de Lima (Rua Bento Barroso Pereira - Jardim Sao Francisco de Assis, São Paulo - SP)

 

 

 

Aulas de Canto Coral da Orquestra Sinfônica Brasileira em São Paulo

 

Dia: 1 de outubro (terça-feira)

Horário: 12h30 às 14h

Local: EMEF Duque de Caxias (Praça Dr. Mário Margarido - Liberdade, São Paulo - SP)

 

Dia: 2 de outubro (quarta-feira)

Horário: 9h30 às 10h30

Local: E. E. João Sussumu Hirata (Rua Comend. Antunes dos Santos, 936 - Capão Redondo, São Paulo - SP)

 

Dia: 2 de outubro (quarta-feira)

Horário: 19h às 20h30

Local: EMEF Jenny Gomes (R. John Neper, 109 - Jardim Coimbra, São Paulo - SP)

Dia: 3 de outubro (quinta-feira)

Horário: 14h15 às 15h45

Local: E. E. República do Paraguay (Rua Carlos Muller, 21 - Vila Prudente, São Paulo - SP)

 

Dia: 4 de outubro (sexta-feira)

Horário: 10h às 11h00

Local: E. E. Inspetor Raimundo Serafim de Lima (Rua Bento Barroso Pereira - Jardim São Francisco de Assis, São Paulo - SP)

 

 

Dia: 4 de outubro (sexta-feira)

Horário: 14h30 às 16h00

Local: E. E. Lael de Moura Prado (Av. Prof. Castro Júnior, 609 - Vila Sabrina, São Paulo - SP)

 

 

 

Aulas de Instrumentos com Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira em São Paulo

 

Dia: 1 de outubro (terça-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Banda da Obra Social Don Bosco (Rua Álvaro de Mendonça, 456 - Itaquera, São Paulo - SP)

 

Dia: 2 de outubro (quarta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Orquestra Jovem SOBEI (Av. Rubéns Montanaro de Borba, 459 - Jardim Régis, São Paulo - SP)

 

Dia: 3 de outubro (quinta-feira)

Horário: 15h às 18h

Local: Orquestra Locomotiva (Rua Vera Marta, 82 - Vila União, São Paulo - SP)

 

Dia: 4 de outubro (sexta-feira)

Horário: 14h às 17h

Local: Orquestra Jovem SOBEI (Av. Rubéns Montanaro de Borba, 459 - Jardim Régis, São Paulo - SP)

 

Dia: 5 de outubro (sábado)

Horário: Das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30

Local: Corporação Musical Irmã Dina de Sion (Rua Mere Amédea, 476 - Vila Maria Alta, São Paulo - SP)

Em outra categoria

Com uma rica herança africana presente na cultura, na história e na gastronomia, o Rio de Janeiro foi eleito o Melhor Destino Nacional de Afroturismo durante a 3ª edição do Prêmio Afroturismo, realizada nesta segunda-feira (14.04), em São Paulo. O anúncio foi feito na World Travel Market Latin America (WTM-LA) - um dos mais relevantes eventos globais do setor turístico. A premiação é promovida pela plataforma Guia Negro, que tem a valorização das raízes afro-brasileiras como um de seus pilares estratégicos.

A escolha do Rio reforça o papel da cidade na valorização da cultura afro e no fortalecimento de experiências turísticas ligadas à ancestralidade. Entre os roteiros destacados pelo júri estão a Pequena África, na região portuária, e o bairro de Madureira – trajetos que resgatam e celebram a contribuição da população negra na formação da identidade carioca.

Outro reconhecimento importante foi para o Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (Muhcab), localizado na Gamboa. Inaugurado em 2021, o espaço foi premiado como a Melhor Atração Turística do segmento, sendo descrito pelos jurados como um “local de resistência”, dedicado à preservação, promoção e celebração da cultura afro-brasileira, por meio de exposições, rodas de conversa e atividades culturais.

A premiação também reconheceu outros esforços que impulsionam o afroturismo no Brasil. São Luís (MA) foi destaque pelos investimentos no setor, recebendo o título de Destaque Guia Negro. A turismóloga Thaís Rosa Pinheiro, fundadora da agência Conectando Territórios e consultora do Ministério do Turismo, foi eleita a melhor profissional do segmento. 

ROTAS NEGRAS - O fortalecimento do Afroturismo também se reflete nas políticas públicas voltadas para a promoção internacional do Brasil. Como parte desse esforço, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério da Igualdade Racial e outros órgãos do Governo Federal, lançou o Programa Rotas Negras.

A iniciativa tem como objetivo fomentar experiências turísticas que valorizem a ancestralidade africana em diferentes territórios – urbanos e rurais –, impulsionando oportunidades de inclusão e protagonismo para as populações negras. Com foco na economia criativa, circular e sustentável, o programa também visa fortalecer os destinos turísticos de matriz afro-brasileira presentes no Mapa do Turismo.

Além disso, o Rotas Negras prevê ações voltadas à educação e sensibilização dos turistas sobre a história e a cultura afro-brasileira, à capacitação de comunidades locais na gestão dos seus produtos turísticos e ao enfrentamento de estereótipos, contribuindo para a autoestima das populações envolvidas.

O feriado de Páscoa (18 a 20.04), que este ano emenda com o feriado de Tiradentes (21.04), deve movimentar R$ 3,9 milhões em recursos, de acordo com sondagem realizada pelo Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET), ligado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP).

Os municípios do Estado de São Paulo devem receber 2,4 milhões de turistas, o que representa 300 mil visitantes a mais do que no ano passado. A maior parte dos destinos (96%) espera receber visitantes de fora de seus limites e a taxa de ocupação hoteleira média será alta: 76,3% em média.

“O feriado prolongado é uma motivação extra para a realização de viagens. Os visitantes se sentem motivados a conhecer novos destinos e aproveitar as atrações locais, movimentando toda a cadeia do turismo, incluindo meios de hospedagens, restaurantes e comércio local”, afirma o secretário Roberto de Lucena, da Setur-SP.

Alguns destinos religiosos, como Aparecida, estarão completamente lotados, segundo a prefeitura, e municípios como Praia Grande e Batatais, com tradição na encenação da Paixão de Cristo, também esperam um grande fluxo de visitantes. Além deles, destinos de sol e praia, da Baixada Santista e o Litoral Norte devem registrar alta visitação.

O CIET ainda identificou iniciativas de sustentabilidade: 72% dos municípios turísticos têm iniciativas de conscientização ambiental, mais da metade deles (56%) possuem iniciativas para a mitigação de impactos do turismo e 67% se preocupam com o resgate ou preservação das tradições e da cultura local.

O outono chegou, trazendo consigo um clima ameno, paisagens deslumbrantes e a oportunidade perfeita para explorar o Brasil. Se você está em busca de um destino para aproveitar a estação, confira algumas sugestões:

Destinos no Brasil

  • Chapada Diamantina (Bahia): Com o início da seca, o outono é a época ideal para explorar as trilhas, cachoeiras e paisagens exuberantes da Chapada Diamantina.
  • Campos do Jordão (São Paulo): As paisagens montanhosas e o clima aconchegante de Campos do Jordão ficam ainda mais charmosos no outono. Aproveite para passear pelos parques, visitar o Museu Felícia Leirner e degustar os vinhos da região.
  • Petrópolis (Rio de Janeiro): As paisagens montanhosas e construções imperiais de Petrópolis ganham um charme especial no outono. Explore o centro histórico, visite o Museu Imperial e faça trilhas no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.
  • Jalapão (Tocantins): O outono é a melhor época para visitar o Jalapão, quando o clima está mais ameno e as paisagens ficam ainda mais exuberantes. Explore as dunas, cachoeiras e fervedouros da região.

Dicas para aproveitar o outono no Brasil

  • Aproveite o clima ameno para fazer atividades ao ar livre, como trilhas, caminhadas e passeios de bicicleta.
  • Experimente os sabores da estação, como castanhas, pinhão, vinho e chocolate quente.
  • Visite festivais e eventos culturais que acontecem no outono, como a Oktoberfest em Blumenau e a Festa do Divino em Paraty.
  • Aproveite a baixa temporada para encontrar preços mais acessíveis em passagens aéreas e hospedagem.

O outono é a estação perfeita para explorar o Brasil e desfrutar de paisagens deslumbrantes, clima ameno e sabores deliciosos.