Programa Senac de Aprendizagem traz novidades para 2024

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Jovens aprendizes têm novas opções de cursos, em formato mais flexível e com mais disponibilidade para exercer atividades práticas nas empresas contratantes

O Programa Senac de Aprendizagem chegou a 2024 com novidades. Entre as principais atualizações, destaque para as novas opções de cursos técnicos disponíveis e aumento da carga horária total do programa – agora com mais tempo para atuação dos estudantes dentro das empresas.

 

Destinado à formação de jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando a escola regular ou tenham concluído o ensino médio e sejam contratados, na condição de aprendizes, por organizações dos setores do comércio de bens, serviços e turismo, o Programa Senac de Aprendizagem oferecerá, em 2024, 18 opções de cursos técnicos, como Técnico em Administração, Técnico em Computação Gráfica, Técnico em Farmácia, Técnico em Finanças, Técnico em Gastronomia, Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Nutrição e Dietética, além da novidade Técnico em Hospedagem entre outros.

 

O principal e mais tradicional curso do Programa, o de Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo, passa a oferecer novas possibilidades para que os estudantes transitem entre diferentes atividades dentro da companhia contratante. Isso significa que o aprendizado não estará limitado a uma área específica e os jovens poderão desenvolver até quatro ocupações durante o período de formação – a critério da empresa. 

 

Outra novidade é a carga horária total de 2 mil horas, com duração aproximada de 20 meses. Dessas, 1.600 horas serão ocupadas pelas atividades profissionais, enquanto as 400 restantes serão em sala de aula. Essa divisão, contemplando um dia da semana no Senac e quatro na empresa, deverá atender uma demanda das organizações parceiras, conforme explica Erleni Andrade Lima, responsável pelo Programa no Senac São Paulo.

 

"Se antes tínhamos a semana organizada em dois dias de aulas no Senac e três dias nas empresas, neste ano optamos por aumentar o tempo que os jovens aprendizes passam se desenvolvendo profissionalmente, no ambiente de trabalho. Essa foi uma necessidade que percebemos por parte das organizações parceiras e que certamente trará ainda mais benefícios para todos os participantes do programa, facilitando a inserção profissional desses jovens", afirma.

 

A mudança é benéfica para ambos os lados: para a empresa, pois tem a possibilidade de desenvolver e reter talentos, e para os jovens, que aumentam suas chances de construírem uma carreira logo após a finalização do curso e obter uma visão mais ampla do funcionamento do mundo corporativo.

 

Destaque também para a implementação de uma parte da carga horária na modalidade de Ensino a Distância (EAD) para o curso Aprendizagem Profissional em Comércio de bens, Serviços e Turismo. Das 400 horas dedicadas às aulas, 80 serão realizadas à distância. Segundo Erleni, a iniciativa é uma forma de preparar os estudantes para enfrentar a nova realidade no mundo corporativo, em que o formato de trabalho híbrido se torna cada vez mais comum.

 

"Ao propor parte das aulas na modalidade EAD, nosso objetivo é colaborar com a introdução desses jovens aprendizes às possibilidades digitais e virtuais de interação acadêmica e profissional. Em outras palavras, é fundamental que os jovens aprendizes adquiram, desde cedo, a prática e o traquejo necessários para se destacarem em um contexto de aumento de trabalho híbrido ou até mesmo 100% remoto", conclui a responsável pelo Programa.

 

Já os cursos técnicos em Administração, em Informática e em Multimídia, quando oferecidos de maneira integrada ao Ensino Médio Técnico da instituição, também viabilizam a participação dos jovens estudantes no programa. O curso técnico em Internet das Coisas, também integrado ao Ensino Médio, é outro que se inclui nas opções disponíveis aos estudantes e às empresas.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil