O curso aborda discussões temáticas sobre arte, etnologia e tecnologia africanas, a partir da história do contexto colonial e da arquitetura vernacular
O MASP - Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand apresenta, entre 10 de abril e 8 de maio, um novo curso online de Estudos críticos, organizado pelo MASP Escola. As aulas do curso Arte e Arquitetura Africanas: dos mocambos ao monumental, ministrado pelo pesquisador em arte africana Renato Araújo da Silva, pretendem identificar alguns dos aspectos gerais da história da arte africana dita "tradicional", com especial atenção à composição, ao ornamento e à construção dos objetos, a partir de uma introdução aos estudos de arte e arquitetura africanas.
De programa intensivo, o módulo de Estudos críticos tem como objetivo ser um espaço de debate sobre as intersecções entre a arte e questões políticas e sociais relevantes na atualidade. As aulas também transitam pelos assuntos propostos pelos ciclos temáticos que pautam o programa de exposições do museu a cada ano.
Arte e Arquitetura Africanas: dos mocambos ao monumental busca compreender a história do contexto colonial de retirada do patrimônio artístico e cultural do continente, bem como introduzir o conceito de arquitetura vernacular da África como patrimônio irremovível. A arquitetura da África, além de ser vista como um patrimônio histórico e material tangível, passou a ser considerada uma memória social de resistência das artes e das técnicas irremovíveis do continente. Embora seja feito um panorama sobre as artes da África, será destacado a arquitetura como uma parte desta disciplina geral que teve um importante desdobramento dentro e fora do continente, com uso de elementos árabes, cristãos e outros puramente africanos. Observa-se como as heranças africanas difundiram as técnicas dos avarandados, do adobe, do pau a pique, da taipa de pilão, entre outras tecnologias aplicadas no Brasil e nas Américas.
As aulas serão ministradas online por meio de uma plataforma de ensino ao vivo. O link será compartilhado com os participantes após a inscrição. O curso é gravado e cada aula ficará disponível aos alunos durante cinco dias após a realização da mesma. Os certificados serão emitidos para aqueles que completarem 75% de presença.
MASP Escola oferece curso de Estudos críticos em abril
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura