Festival Ciclo Voador ocupa as ruas do Recife com programação gratuita durante abril e maio

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Iniciativa do Instituto Aromeiazero, o Festival acontece dia 04/05 e conta com as famosas "Prévias" a partir de 06/04, com pedaladas e oficinas articuladas por coletivos de toda a cidade e região metropolitana

No dia 04 de maio, Recife recebe o Ciclo Voador, festival de edição única com o objetivo de colocar luz sobre questões urgentes: mobilidade urbana, cidades e justiça climática. Realizado pelo Instituto Aromeiazero, a iniciativa abrange uma extensa programação que inicia com oficinas temáticas - as Prévias - e culmina com um Festival gratuito no dia 04/05, na Quadra da Vila Vintém, zona norte da cidade.

"A gente acredita que as pessoas têm o direito de ocupar as ruas, bairros e cidades, e isso se realiza através da cultura, mobilização social e participação ativa do território na sugestão, avaliação e implementação de intervenções urbanas para uso coletivo", afirma Carol Pires, coordenadora do Ciclo Voador.

O Festival chega à cidade em um momento desafiador. Segundo relatório do Painel Intergovernamental das Mudanças Climáticas (IPCC, sigla em inglês) da Organização das Nações Unidas (ONU), o Recife é a capital brasileira mais ameaçada pelo avanço do nível do mar. Isso se dá por vários motivos: poluição, aquecimento global, descarte incorreto de resíduos sólidos, uso excessivo de recursos ambientais, proximidade das construções urbanas com a linha costeira, dentre outros.

"A gente quer chamar atenção do poder público e fomentar ainda mais a discussão acerca de meios de transporte sustentáveis, como a bike", explica Carol.

Para isso, o Festival Ciclo Voador chega para somar com quem já está há anos lutando por uma cidade para todas/os/es e propõe uma celebração com arte urbana e bicicleta. E em articulação com diversos coletivos, grupos culturais e sociais do Recife e RMR, promove uma programação democrática para fomentar a cultura da bicicleta, de modo que prevaleça a escala humana e a mobilidade ativa. As atividades são gratuitas e não precisam de inscrição prévia.

O Festival é apresentado pelo Ministério da Cultura e Instituto Aromeiazero, com patrocínio do Grupo Société Générale e da Shimano Fest, em parceria com Associação de Moradores da Vila Vintém, Ameciclo, Bike Anjo Pernambuco, Bike Livre, Bike Sem Barreiras, Enxame, La Ursa, Meninos do Asfalto, Pedal Duplo Acessível, Paixão Por Antigas, Recife BiciPolo e Tubas.

 

 

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil