Senac São Paulo leva conversas e dinâmicas com práticas educacionais para o público do Bett Brasil 2024

Cursos & Eventos
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Evento acontece de 23 a 26 de abril no Expo Center Norte, em São Paulo, com entrada gratuita e uma programação própria de atividades abertas aos visitantes

Demonstrar como o aprendizado pode ser dinâmico e vivenciado na prática, com recursos dos mais simples aos mais tecnológicos. Essa será a essência da participação do Senac São Paulo na edição deste ano da Bett Brasil, maior evento de Inovação e Tecnologia para Educação na América Latina.

 

Durante os quatro dias de programação, o público da área de exposição poderá participar de conversas de 30 minutos com especialistas que falarão sobre ações de inovação e tendências em educação que ocorrem na rede de mais de 60 unidades do Estado do Senac São Paulo, além de vivências - na prática -, já implementadas no modelo educacional da instituição, com professores e docentes. Essas experimentações terão duração de 2h30 e, tanto os talks como as vivências, acontecem gratuitamente no estande do Senac.

 

Para Jackeline Kodaira, coordenadora da área de Educação do Senac São Paulo, o evento é uma oportunidade para demonstrar, na prática, exemplos do conhecimento obtido em quase 80 anos de história do Senac São Paulo. "Temos uma trajetória bem-sucedida no campo da educação para o trabalho, que atravessa todas as áreas do conhecimento e níveis de ensino disponíveis na instituição. Esse grande encontro de educadores, organizações e pessoas interessadas pelo tema, celebra a importância de integrar o que se entende como educação tradicional a formatos e ações que pensam na formação global de cada indivíduo, seja para a carreira ou para a vida".

 

Confira alguns destaques da programação:

A agenda completa de atividades e horários oferecidos pelo Senac São Paulo no estande estará disponível no local e é aberta ao público do evento.

Dia 23 de abril (terça-feira):

●    10 horas - Ensino Médio Técnico: integração curricular no Senac São Paulo, com Fernanda Yamamoto.

●   13 horas - Robótica no Senac: aprendizagem com aplicação do Steam, com Ricardo Luiz Ciuccio e Ricardo Dalke Meucci.

Vivência (14h30 às 17 horas): Jogo Techné no Senac: construindo uma gestão escolar participativa; com Fernando César de Souza, Priscila de Nadai Fonseca e Michelle Alves do Nascimento.

 

Dia 24 de abril (quarta-feira):

●    10 horas - Minecraft no Ensino Médio Técnico Senac: inovando em Ciências da Natureza, com Fernanda Leme do Amaral e Bruno Maia Domingues.

●    11 horas - Inteligência artificial para educadores: pesquisa e aplicação de novas tecnologias no Senac São Paulo, com Patrícia Pinheiro de Sant'Ana.

Vivência (14h30 às 17 horas): Fotografia na sala de aula com o Senac, com Elias Chiacchiari Chiacchio e Fernanda Barsotti Kirmayr.

 

Dia 25 de abril (quinta-feira):

●    11 horas - Escola antirracista: um ideal em construção, com Denise Laura Soares da Anunciação e Priscila dos Santos.

●    13 horas - Aprendizagem ativa nas engenharias - O Jeito Senac de Educar, com Ricardo Dalke Meucci e Ricardo Luiz Ciuccio.

Vivência (14h30 às 17 horas): Jogos no Senac: Aprendizagem Baseada em Projetos; com Rosangela Martins de Araújo Rodrigues, Tiago Xavier dos Santos, Danielle Toledo Pereira e Ingrid Ylena Nikitin Duran.

 

Dia 26 de abril (sexta-feira):

●    10 horas - Minecraft no Ensino Médio Técnico Senac: inovando na integração da formação técnica com áreas do conhecimento, com Silas Ferreira Reis de Oliveira e Fernanda Amaral.

●    12 horas - Realidade Virtual na educação: implementação e apresentação de casos do Senac São Paulo, com Caio Kraide Gaeta e Rodrigo Benites.

Vivência (14h30 às 17 horas): O corpo humano sob as lentes da realidade virtual no Senac; com Renatta Simoes Nogueira, Pedro Henrique Campos de Siqueira e Paulo Krastin Dias de Carvalho Castro.

Em outra categoria

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte

Livro "Desmistificando o Autismo" de Letícia Sena aborda inclusão e cuidado humanizado. A obra se baseia em evidências científicas e em vivências práticas, além de propor uma reflexão sobre temas que impactam o dia a dia de pessoas autistas, suas famílias e profissionais da saúde e da educação. 

"O objetivo é promover a conscientização ampla, e construção de ambientes verdadeiramente inclusivos e respeitosos. Entre os temas discutidos, estão os desafios da inclusão escolar, o suporte às famílias e a importância de um olhar ético e humanizado nas terapias, no dia a dia das pessoas autistas", comenta Letícia, destacando que o livro conta, ainda, com contribuições de terapeutas, médicos, advogados e familiares, com o intuito de romper mitos e preconceitos ainda presentes na sociedade.

A capa traz uma homenagem especial, uma composição feita pela artista Juna, a partir de desenhos feitos por crianças autistas com diferentes níveis de suporte, que expressam, desde o primeiro olhar, a diversidade que o livro se propõe a representar.

A publicação também dá espaço a depoimentos reais, como o de Priscila, mãe de Gabriel, uma criança com nível 3 de suporte. Ela compartilha sua trajetória de descobertas, superação desde o diagnóstico do filho até o impacto transformador da comunicação aumentativa e alternativa e do atendimento especializado. Outro relato é de Mariana, mãe de Violeta, autista com nível 1 de suporte, que reflete sobre os desafios invisíveis da maternidade atípica e a importância de acolhimento adequado.

Para Letícia, escrever sobre o autismo é, antes de tudo, enfrentar realidades pouco discutidas. "Falar sobre o autismo é sempre um desafio, pois envolve dar visibilidade às lutas por direitos básicos, acesso a tratamentos e reconhecimento. Este livro nasceu do desejo de desmistificar ideias equivocadas e oferecer um olhar mais humano, sensível e fundamentado", conclui.

A venda do livro "Desmistificando o Autismo", da editora Literare Books International, com coordenação editorial da fonoaudióloga Letícia Sena, está disponível na loja online da editora no link https://loja.literarebooks.com.br/nao-ficcao/desmistificando-o-autismo

Distribuído pela Paris Filmes, filme chega aos cinemas brasileiros em novembro

A Paris Filmes acaba de lançar o trailer de “Grand Prix: A Toda Velocidade” (Grand Prix of Europe). O vídeo traz novas cenas que acompanham a trajetória de Edda, uma jovem obcecada por corridas, enquanto realiza seu sonho de competir no Grande Prêmio da Europa. A produção chega aos cinemas em 06 de novembro. 

 

A trama acompanha Edda, uma ratinha que sonha em competir no Grand Prix. Seu mundo vira de cabeça para baixo quando, de forma inesperada, ela recebe a chance de disputar a corrida disfarçada de seu ídolo e piloto estrela, Ed. Ao longo da competição, Edda, sob a orientação de Ed como seu mentor, enfrenta uma série de desafios e armadilhas na pista – testando sua resiliência, habilidades e coragem.

 

A distribuição nacional é da Paris Filmes e o roteiro é de Kirstie Falkous, David Ginnuttis e Jeffrey Hylton. Quem assina a direção é Waldemar Fast (“Avatar: O Último Mestre do Ar”).

 O mês das crianças acaba de ganhar uma programação imperdível: o especial “Dora e o Mundo Mágico das Sereias” estará disponível em cinemas selecionados a partir de 2 de outubro.

No especial, Dora e Botas se transformam em sereias após tocarem um instrumento mágico, embarcando em desafios subaquáticos para salvar a "Enseada das Sereias". Além disso, o público acompanhará também um episódio especial de aniversário da Dora.  Produzido pela Nickelodeon, a distribuição para os cinemas é da Paramount Pictures. 

Dora e o Mundo Mágico das Sereias - 2 de outubro em cinemas selecionados
@paramountbrasil