Curso de fotografia, preparação para o mercado de trabalho e feira empreendedora fazem parte da agenda de atividades do Galpão Jatobás
O Instituto Jatobás, organização da sociedade civil que atua no desenvolvimento de espaços, trilhas formativas e iniciativas em rede que contribuam para o fortalecimento socioeconômico e cultural em seus territórios, apresenta a programação cultural, formativa e de bem-estar para o mês de abril, a ser desenvolvida no Galpão Jatobás, localizado na Água Espraiada, zona sul de São Paulo. Com CineClube, atividades lúdicas, incentivo à leitura, feira empreendedora e cursos rápidos, a agenda do Galpão será bem movimentada, seguindo o objetivo de transformar pessoas e comunidades por meio de cultura, educação e inclusão produtiva.
O Galpão Jatobás é o primeiro equipamento cultural aberto ao público da Água Espraiada, com foco no atendimento das 8 mil famílias que vivem em situação de exclusão social, residentes em 24 comunidades no entorno. Destinadas a jovens e seus familiares, mulheres, lideranças locais e organizações comunitárias, as ações têm o propósito de fortalecer a identidade local e mobilizar oportunidades de geração de renda.
"Sendo um distrito do Campo Belo, a região é marcada pela disparidade social, que foi sendo agravada pela falta de espaços culturais, até a inauguração do Galpão. Estamos crescendo e ficando cada vez mais felizes em ver a integração das comunidades com o espaço que vamos desenvolvendo. O Galpão Jatobás promove o acesso à cultura e ao lazer, fortalece a identidade local e mobiliza oportunidades para a geração de renda, com ações direcionadas para pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social que residem nestes territórios", relata André Luiz Menezes, gestor do Território Campo Belo no Instituto Jatobás.
Como centro cultural, o Galpão Jatobás busca ampliar a valorização da cultura local e, dentro desta proposta, a Biblioteca Comunitária Fátima Viana apresenta a primeira edição do Cineclube Um Bom Lugar, um encontro mensal para troca de saberes e reflexões sobre o território. A atividade vai acontecer toda última quinta-feira do mês e estreia, dia 25 de abril, com o documentário Favela no Ar, produzido pela Treze Produções entre 2002 e 2007. O filme retrata a realidade dos jovens da periferia paulistana por meio de relatos, vivências e a cena hip-hop, com depoimentos de grandes nomes do rap nacional, como KLjay, Xis, Helião, Dexter, Negra Li e Afro-X. Sabotage, uma das maiores referências da música e que fez história pelas ruas do Morro do Piolho, também faz parte do documentário e fala sobre sua história e a disparidade social da região. O rapper segue como uma grande influência para o rap nacional, principalmente para os jovens da periferia da zona sul de São Paulo. E para falar sobre o impacto do hip-hop na cultura local, o Instituto Jatobás convidou músicos e lideranças comunitárias que participarão de um bate-papo após a exibição do filme.
Trilhas formativas
Em abril, o espaço também receberá trilhas formativas que apoiem o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e qualificação técnica, promovendo o empreendedorismo e capacitando participantes para o mercado de trabalho. Entre as principais, a Feira Jatobás, no dia 13 de abril, a partir das 10h, que irá reunir empreendedores da região da Água Espraiada para exporem seus trabalhos e criarem conexões, com música ao vivo, além de brinquedos para crianças e praça de alimentação para os visitantes.
A oficina de Fotografia Básica chega à sua quarta edição e segue o modelo de curso rápido com aulas em três sábados. Durante as sessões, os alunos vão receber noções e ensinamentos sobre ordem do dia, fotografia básica, pré-produção e edição de fotos. O curso será ministrado por Maria Vitória, fotógrafa conhecida por seu trabalho de estruturação e desenvolvimento de agências durante suas passagens pela Bahia e por Curitiba. Atualmente, mora em São Paulo, trabalha como produtora executiva e assistente de set, coordenando projetos, gerenciando talentos e coordenando diversas produções audiovisuais.
Entre outras atividades, mulheres que desejam conhecer a técnica de alongamento de unhas para empreender, poderão participar do curso livre Extensão de Unhas, no dia 20 de abril, para receber formação teórica (com apostila), além da parte prática. A oficina será dada pela assistente social, nails designer e educadora Daiane Carvalho, criadora do Projeto Mulheres com Destino, que desenvolveu essa iniciativa com apoio do Micro Fundo da Instituto Espraiada. A ideia é possibilitar acesso a treinamento de qualidade de maneira acessível para a comunidade.
O Instituto Jatobás também oferece um programa permanente com o time Educa para auxiliar jovens a entrar no mercado de trabalho. O Prepara Trampo é uma oficina rápida, em que são trabalhados o currículo e a entrevista de emprego, com dinâmicas e simulação. O curso acontece nos dias 18 e 25 de abril e é destinado para jovens de 14 a 29 anos.
Biblioteca Viva
Neste mês de abril a Biblioteca Comunitária Fátima Viana, um espaço de convivência, trocas, acolhimento, valorização da cultura local e socialização de saberes, através de promove atividades socioculturais e educativas para todas as idades, está com uma programação especial para crianças a partir de 6 até 14 anos. O espaço é uma realização do Instituto Jatobás e da Prefeitura do Município de São Paulo, por meio de sua Secretaria Municipal de Cultura, e tem o objetivo de estimular o amor pela leitura, incentivar a criatividade e o aprendizado contínuo de modo a contribuir para a formação de leitores fluentes.
São diversas atividades durante a semana, começando às terças com a Ciranda da Leitura, com a proposta de crianças e adolescentes explorarem mundos imaginários, embarcarem em aventuras emocionantes e descobrirem o prazer da literatura. Às quintas e sextas, nos períodos da manhã e da tarde, crianças e adolescentes de 8 a 14 anos desenvolvem livremente diferentes atividades lúdicas, enquanto interagem e socializam com outras crianças durante a Hora de Brincar. E nos dias 13 e 20 de abril acontece a oficina Confecção de Bonecos de Marionete. Durante esses dois encontros o público terá a oportunidade de aprender o passo a passo da arte de criar seus próprios bonecos articulados, explorando técnicas de modelagem, costura e pintura para dar vida aos personagens.
Instituto Jatobás oferece programação de abril com cultura e trilhas formativas na Água Espraiada
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura