Brasil inabitável em 50 anos? 34% dos brasileiros não têm práticas sustentáveis

Meio Ambiente
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Estudo revela que 66% se engajam em práticas sustentáveis, mas 62% apontam falta de políticas públicas e incentivo governamental como principal barreira

Sustentabilidade é um dos grandes temas da atualidade. O termo está ligado ao uso consciente dos recursos naturais, de forma que não se comprometa o bem-estar dos ecossistemas. Seja a partir de perspectivas econômicas, sociais ou climáticas, as questões relacionadas ao meio ambiente atingem a população de todo o mundo. 

 

Neste cenário, ações tidas como sustentáveis são criadas por parte de governos e de empresas como iniciativas que visam encontrar um equilíbrio entre o desenvolvimento econômico e tecnológico com a preservação ambiental. Além disso, também existem as ações individuais por parte dos cidadãos que buscam suas formas de contribuir. Uma pesquisa da Descarbonize Soluções, empresa especializada em soluções de energia, revelou que 66% dos entrevistados praticam ações sustentáveis, enquanto 34% não se sentem comprometidos com atitudes benéficas para o meio ambiente.

 

Ações sustentáveis

 

Ações sustentáveis são algumas práticas que podem ser realizadas de maneira individual ou coletiva, e que têm como principal objetivo a preservação dos recursos ambientais e a redução do avanço das mudanças climáticas. Algumas iniciativas são mais simples e conseguem ser facilmente inseridas no cotidiano, já outras, envolvem passos maiores, como o investimento, por exemplo, em "tecnologias limpas".

 

Em relação às ações sustentáveis, parte dos brasileiros se sente engajado nas questões ambientais, mas uma parcela considerável não toma muitas atitudes que contribuam com a causa. 39% dos entrevistados da pesquisa disseram que se sentem suficientemente comprometidos com ações sustentáveis e 27% afirmaram que se consideram muito comprometidos. Por outro lado, 30% dos respondentes acham que são pouco comprometidos e outros 4% entendem que não são nem um pouco comprometidos.

Em relação aos produtos que utilizam de tecnologias sustentáveis, os participantes da pesquisa indicaram aquelas que são mais viáveis para utilização no dia a dia. As placas solares para captação de energia da luz do sol foram as mais indicadas, com 77% das respostas. Na sequência, aparecem as lâmpadas de LED, citadas por 68% dos respondentes; os veículos e meios de transporte elétricos, como carros, motos e bicicletas, conforme 58%, e as baterias de lítio ou cobalto, para 33%.

"Mesmo que algumas tecnologias, como as lâmpadas de LED, sejam mais baratas e acessíveis, pois podem ser encontradas em supermercados, as placas solares ainda são as mais lembradas quando se fala de tecnologia sustentável. É muito positivo perceber que a matriz energética solar já está inserida no conhecimento do brasileiro e que é vista como um facilitador no cotidiano. Trazer todos os benefícios da energia solar para a rotina diária de forma simples é um dos objetivos da tecnologia", conclui Fischer.