Todos aqueles que já tentaram construir massa muscular sabem o quão difícil esse processo pode ser. Por isso, ver o corpo queimando músculos tão arduamente conquistados para gerar energia — um processo conhecido como catabolismo — é um verdadeiro pesadelo para os praticantes de musculação. A boa notícia é que, exceto em casos de doenças autoimunes e cânceres, é possível evitar essa perda com a combinação de treinos de força regulares e hábitos saudáveis.
Estudos como a revisão bibliográfica “Metabolismo e Fisiologia” publicada pela Biblioteca Nacional dos Estados Unidos destacam que o uso das proteínas dos músculos para a geração de energia advém de estresses metabólicos causados por dois fatores majoritários: o desequilíbrio entre ingestão e gasto de nutrientes; e o excesso de liberação do hormônio cortisol.
Neste contexto, os especialistas destacam que uma dieta balanceada e o controle de gatilhos de estresse como a privação de sono e o overtraining são complementos essenciais à prática da musculação na luta contra o catabolismo.
Treinador da Smart Fit, Daniel Silva pontua que o ajuste adequado do programa de treinamentos é a peça central nesse quebra-cabeças. Isso porque a musculação, como principal agente de construção e manutenção muscular, é o que determinará o ajuste das demais variáveis.
“A intensidade e a frequência do treino precisa estar adequada às características metabólicas e biomecânicas desse aluno. Além disso, ela influenciará diretamente na definição de protocolos de nutrição, hidratação e descanso” afirmou o profissional.
Apesar de destacar a necessidade de atenção aos programas de treinos, Silva aponta para a necessidade de derrubar alguns mitos que se espalharam pelas salas de musculação ao longo dos anos. Dentre eles, o profissional destaca o que aponta para combinação de exercícios aeróbicos com trabalhos de força como algo proibido para quem quer ficar longe do catabolismo.
“Quando falamos de alto rendimento, isso até pode acontecer, dado que ambos oferecem estímulos diferentes aos músculos. Já para quem não é atleta, não há nenhum problema na realização de treinamentos que exigem adaptações concorrentes. Nem mesmo quando esses são realizados no mesmo dia”, finalizou.
Preserve sua massa muscular com as dicas abaixo e no vídeo do treinador Daniel Silva:
Concorrente
TREINO
EXERCÍCIO
SÉRIE
REPETIÇÕES
INTENSIDADE
INTERVALO
A
Supino reto com halter
3 - 4
8 -- 12
80 - 90%
90'' - 120''
A
Tríceps francês com halter
3 - 4
8 -- 12
80 - 90%
90'' - 120''
A
Remada curvada supinada barra
3 - 4
8 -- 12
80 - 90%
90'' - 120''
A
Rosca direta com barra
3 - 4
8 -- 12
80 - 90%
90'' - 120''
A
Esteira corrida
1
15' - 30'
75% - 85%
-
A
Elíptico
1
15' - 30'
75% - 85%
-
Musculação é peça central na luta contra o catabolismo
Tipografia
- Pequenina Pequena Media Grande Gigante
- Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
- Modo de leitura