Janeiro Branco: Saiba a importância da atividade física na questão da saúde mental

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Brasil é um dos campeões em casos de pessoas que são acometidas por problemas relacionados à mente. Especialista explica a importância do exercício físico no controle e prevenção destes quadros

Data nacionalmente conhecida, o Janeiro Branco lembra as pessoas sobre os cuidados relativos à saúde mental. De acordo com dados da Organização Mundial de Saúde (OMS),cerca de 1 bilhão de pessoas convivem com algum tipo de problema relacionado à saúde mental em todo o mundo.

É por isso que diversas entidades, relacionadas aos mais diversos órgãos e setores da sociedade civil estão começando a rever os conceitos e a pensar na saúde mental de seus colaboradores e, até mesmo, da população em geral. Com isso, o mês chama a atenção para esta prática, ao alertar as pessoas para este tipo de problema. No país, são mais de 11 milhões de pessoas que convivem com enfermidades relacionadas à mente, como depressão e ansiedade, de acordo com dados do relatório global anual Estudo Mental do Mundo, divulgados em 2022.

De acordo com o instrutor de yoga da Bodytech Brasília Fred Castelo Branco, a prática de atividade física regular não somente é um estimulante para que se possam realizar novos projetos, mas também para a ativação de outras partes do nosso cérebro, que vão fazer as conexões necessárias para as atividades do dia a dia.

"Quando fazemos qualquer atividade física, acontecem mudanças biológicas no nosso corpo, ocorrendo a liberação de neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, reduzindo a inflamação e melhorando a resposta imune que estão ligados a um melhor funcionamento do sistema nervoso central (SNC). Para os praticantes regulares de qualquer atividade física, a liberação faz com que aconteça uma auto regulação em todo seu corpo de forma natural, onde são ativados todos os estímulos, prevenindo quadros de ansiedade, depressão, estresse e outras doenças", relata o instrutor.


Além disso, Fred pontua que a prática regular de atividade física é uma forma de prevenção e também de tratamento para pessoas com quadros de ansiedade crônica, depressão, vícios e transtorno bipolar, resultando numa vida mais equilibrada, com maior qualidade de vida, menos estressada, melhoria na qualidade do sono e alimentação saudável, mantendo o corpo e mente mais alinhados.

E, afinal, quantos minutos são necessários para se dedicar à atividade?

O instrutor pondera que, segundo uma pesquisa da OMS (Organização Mundial de Saúde), o recomendável seria de 150 a 300 minutos por semana de atividade aeróbica moderada para um adulto. Porém, essa minutagem varia bastante de pessoa para pessoa. Nesses casos, é preciso analisar, de forma personalizada, qual o ponto de partida dessa pessoa. "Penso que qualquer pessoa que separe pelo menos de 20 a 30 minutos do seu dia para si, independente se é pra uma caminhada, meditação, dança, luta, com certeza colherá bons frutos em relação a saúde de sua mente", salienta.

Já quanto aos benefícios, Fred ressalta a liberação de alguns hormônios que proporcionam o bem estar, como a endorfina, adrenalina, cortisol, noradrenalina e serotonina. "Na união de todos esses hormônios ativados, há um auxílio na melhora do sono, bem-estar, redução de estresse, melhora da cognição e da atenção, regulando de uma forma geral todo o corpo"; finaliza o profissional, ponderando também os benefícios para a mente com a prática regular de atividade física na prevenção de crises relacionadas a estados emocionais da mente, com as de pânico, burnout, ansiedade, depressão, entre outras.