Como cuidar com produtos naturais da pele e cabelo nas estações mais frias

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Com a chegada do Outono, nossos cabelos e pele podem enfrentar desafios adicionais devido às mudanças climáticas. A queda na umidade do ar e a exposição ao vento podem resultar em cabelos secos, frágeis e pele áspera e desidratada. No entanto, a natureza oferece uma solução: os biocosméticos. Estes produtos, formulados com ingredientes naturais e orgânicos, proporcionam uma maneira suave e eficaz de cuidar do cabelo e da pele, sem comprometer a saúde ou o meio ambiente.

Por que escolher biocosméticos ao invés de produtos tradicionais?

Segundo a biomédica Giulia Silvestre, os biocosméticos têm como vantagem serem produtos formulados com ingredientes naturais e orgânicos, têm diversas vantagens para essa estação. “Estes tipo de cosméticos contêm menos substâncias químicas agressivas, como parabenos e sulfatos, que podem irritar e ressecar ainda mais a pele sensível durante o outono. Além disso, possuem em sua formulação muitos ingredientes naturais, como óleos vegetais, extratos de plantas e manteigas naturais, que têm propriedades hidratantes e nutritivas, ajudando a restaurar a barreira cutânea, proporcionando uma pele mais macia, hidratada e protegida contra os efeitos do clima”, explica.

Como montar uma rotina de cuidados capilares 

A biomédica Giulia Silvestre destaca que os cuidados capilares com produtos com formulação mais natural  traz benefícios para a saúde do couro cabeludo e dos fios, pois não possuem em sua formulação produtos químicos agressivos, como parabenos e sulfatos, que podem causar danos ao cabelo e à pele, especialmente durante o outono, quando estão mais suscetíveis à secura e irritação.

E entre as empresas que apostam em uma moda que deixa as pessoas mais bonitas e saudáveis, respeitando o meio-ambiente, está a Maitá, uma marca de biocosméticos com insumos exclusivos do bioma catarinense. “O outono marca o fim de quase seis meses de calor forte, umidade alta e exposições prolongadas ao sol. Essa mudança pode causar estresse na pele e cabelo, ocasionando uma pele ressecada e um cabelo opaco e enrijecido. Os cosméticos de origem natural são a melhor pedida para lidar com a própria natureza, participando do ciclo natural da Terra e do meio ambiente”, afirma Leliano Corrêa, fundador da marca. 

E, para ajudar a manter o cabelo lindo e saudável na estação a biomédica Giulia Silvestre aponta  o que deve ser prioridade na hora de montar um cronograma de cuidados capilares:

Hidratação: Com o ar mais seco do outono, é importante manter o cabelo bem hidratado. Procure por shampoos e condicionadores que contenham ingredientes hidratantes, como óleos naturais, como por exemplo, óleo de patauá, pracaxi e butiá, e manteigas como a manteiga de karité e a manteiga de manga.

Proteção contra o Frizz: O outono pode trazer consigo um aumento no frizz devido à mudança nas condições climáticas. Escolha um leave-in que ajude a controlar o frizz e a manter o cabelo mais disciplinado. Ingredientes como extrato de aloe vera, proteínas de trigo e extratos de plantas podem ajudar nesse aspecto.

Proteção Térmica: Se você costuma usar ferramentas de calor, como secador, chapinha ou modelador de cachos, durante o outono, é importante proteger o cabelo do calor. Procure por leave-in e óleos que ofereçam proteção térmica para evitar danos causados pelo calor.

Reparação: O outono pode ser uma época em que o cabelo fica mais propenso a danos devido à exposição ao vento, ao frio e ao ar seco. Escolha uma máscara de tratamento que contenha ingredientes reparadores, como queratina, proteínas vegetais e vitaminas, para ajudar a fortalecer e reparar o cabelo.

Antioxidantes: Os antioxidantes podem ajudar a proteger o cabelo contra os danos causados pelos radicais livres, que podem ser mais prevalentes durante o outono. Procure por produtos que contenham ingredientes ricos em antioxidantes, como extratos de frutas e vitaminas A, C e E.

"Aqui na Maitá desenvolvemos a linha capilar de Maçã e Canela, indicado no tratamento de fios secos e com químicas. Os ativos naturais foram somados com a tecnologia Hydrovance que hidratada ainda mais o cabelo. Na composição, além dos extratos exclusivos Fitoglicerinado de Maçã e de Canela, há D-pantenol, manteiga de karite, óleo de macadâmia e a tecnologia Hydrovance, garantindo hidratação e saúde aos fios", explica o empresário.

Cuidados com a pele 

A brasileira é vaidosa, e isso o mundo inteiro sabe. E para proteger a cútis do clima mais rigoroso, a biomédica Giulia Silvestre, sugere uma tríade de cuidados “no Outono é preciso hidratar a pele de todo corpo para proteger do ressecamento do clima mais frio, além de realizar uma esfoliação menos agressiva, por conta da umidade estar mais baixa. Já para o rosto, máscaras faciais nutritivas para dar ao rosto um aspecto mais radiante. Essa rotina ajudará a proteger a pele dos efeitos adversos do clima outonal, mantendo-a saudável e resplandecente”, pontua.

Mas, como montar a necessaire dos sonhos outonais? A médica dá mais dicas a seguir:

Hidratantes Corporais Naturais: Opte por loções corporais ricas em ingredientes hidratantes, como manteiga de cacau, óleo de amêndoas e extratos de plantas, para manter a pele macia e suave.

Esfoliantes Suaves: Esfoliar a pele regularmente remove as células mortas e promove a renovação celular, prevenindo o ressecamento e a aspereza. Escolha esfoliantes à base de ingredientes naturais, como açúcar mascavo, sal marinho e óleos vegetais.

Máscaras Faciais Nutritivas: Mime sua pele com uma máscara facial nutritiva uma ou duas vezes por semana. Ingredientes como argila, mel, aveia e extratos de frutas proporcionam hidratação e nutrição, deixando a pele radiante e revitalizada.

Para os cuidados com a pele, a Maitá conat com uma linha skincare Erva Mate, composta por gel de limpeza facial, sérum multifuncional e hidratante anti-aging. Cada um deles oferece um efeito potencializador de resultados por combinar o bioativo à nanotecnologia capaz de diminuir linhas de expressão, pequenas manchas na pele, melhorar poros dilatados e controle de oleosidade. 

“Com aproximadamente 200 compostos bioativos, a erva mate ostenta um poderoso potencial antioxidante, graças ao seu alto teor de polifenóis, substâncias fundamentais para combater os radicais livres. Além disso, o insumo que utilizamos em nosso produto foi premiado nos Estados Unidos em 2022 pela eficiência dos resultados”, afirma Leliano Corrêa, fundador da Maitá.

Além disso, a Erva Mate é fonte natural das vitaminas A, C, E e do complexo B, o que faz dela um riquíssimo antioxidante com poder anti-inflamatório, além de combater radicais livres e a perda do viço da pele - seja pela idade ou poluição. 

"Com os biocosméticos é possível enfrentar o outono com cabelos e pele saudáveis, protegidos dos efeitos adversos do clima com produtos formulados com ingredientes naturais e orgânicos, que cuida não apenas da beleza, mas também do planeta", finaliza o empresário.