Esporte e saúde: assistir a jogos pode fazer bem para bem-estar mental e físico

Saúde
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

Pesquisa pioneira analisou efeitos na qualidade de vida de quem acompanha esportes

Uma pesquisa pioneira realizada pela equipe da Faculdade de Ciências do Esporte da Universidade de Waseda, no Japão, revelou que assistir a esportes não é apenas uma forma de entretenimento, mas também pode ser uma ferramenta poderosa para a melhoria do bem-estar geral físico e mental.

 

Os benefícios vão desde a ativação dos circuitos de recompensa do cérebro até a promoção de um senso de comunidade e pertencimento entre espectadores. Os cientistas comprovaram que os esportes oferecem inúmeros benefícios e assistir regularmente a esportes, pode ser um remédio acessível e agradável para quem procura melhorar o bem-estar geral.

 

Na opinião da professora de Educação Física do Colégio Marista Paranaense, Paula  Melhado Gomes da Silva, isso mostra como o esporte tem um impacto positivo não apenas para praticantes como também para quem consome o esporte regularmente. "Já sabemos os benefícios físicos e mentais da prática esportiva. A comprovação de que esses benefícios se expandem para quem está engajado na exibição de esportes, é muito animadora", analisa. 

 

Confira 5 benefícios que assistir a esportes trazem para a saúde física e mental: 

 

Melhoria do bem-estar psicológico: assistir a esportes ativa os circuitos de recompensa do cérebro, gerando sensações de felicidade e prazer.

 

Aumento do sentimento de comunidade e pertencimento: participar de grandes grupos para assistir a jogos promove um senso de conexão e pertencimento entre os espectadores.

 

Benefícios para a saúde mental: a visualização regular de esportes está associada a um bem-estar elevado, com efeitos positivos a longo prazo na saúde mental.

 

Estruturas cerebrais fortalecidas: pesquisas indicam que assistir a esportes pode induzir mudanças na estrutura do cérebro, aumentando o volume de matéria cinzenta em regiões ligadas aos circuitos de recompensa.

 

Promoção da produtividade: a sensação de conexão e bem-estar proporcionada por assistir a esportes contribui para uma sociedade mais saudável e produtiva.