Lula passará por exame de tomografia na manhã desta quinta-feira

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará um novo exame de tomografia, na manhã desta quinta-feira, 19, para avaliar a situação da cabeça após as duas cirurgias realizadas na última semana. O retorno do presidente a Brasília dependerá do resultado do exame. Uma reunião ministerial está marcada para essa sexta-feira, 20, e a presença de Lula é aguardada. Após os procedimentos realizados no Hospital Sírio-Libanês de São Paulo, o presidente seguiu em cuidados médicos em sua casa no bairro Alto de Pinheiros, zona oeste da capital paulista.

Em outra categoria

A China e Índia concordaram nesta quarta-feira, 18, em trabalhar para encontrar uma solução para sua longa disputa de fronteira no Himalaia, após um impasse militar que começou com um confronto mortal em 2020.

Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores da China, após as conversas entre os representantes especiais sobre questões de fronteira, afirmou que os dois lados buscariam soluções "justas e razoáveis" e formulariam um roteiro, realizando as etapas mais fáceis primeiro e lidando com as mais difíceis depois.

Os representantes especiais pediram a continuidade da implementação do acordo de patrulha de fronteira e disseram que os países fortaleceriam os intercâmbios entre as fronteiras, incluindo a retomada das viagens de peregrinos indianos ao Tibete, segundo o comunicado chinês.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, disse que deseja discutir maneiras de colocar a Ucrânia em uma posição de força para quaisquer futuras negociações de paz com a Rússia durante uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e um pequeno número de líderes europeus.

Zelensky se reuniu hoje com a principal autoridade civil da Otan em sua residência em Bruxelas e Rutte afirmou que o objetivo com o líder ucraniano é de "discutir tudo o que tem a ver com a Ucrânia no momento e como garantir que possamos fazer o máximo para colocá-la em uma posição de força para um dia, quando decidir, iniciar conversas com os russos sobre como acabar com tudo isso".

A Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA, na sigla em inglês) disse em comunicado nesta quarta-feira que identificou atividades de espionagem cibernética realizadas por agentes afiliados ao governo da China que visavam a infraestrutura comercial de telecomunicações.

A agência recomendou enfaticamente que as pessoas altamente visadas do governo analisem e apliquem imediatamente as práticas recomendadas de usar somente comunicações criptografadas de ponta a ponta.