Eduardo Paes e vereadores são diplomados no Rio de Janeiro

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O prefeito e vice do Rio de Janeiro, Eduardo Paes e Eduardo Cavaleire, respectivamente, ambos do PSD, foram diplomados com os 51 vereadores eleitos ou reeleitos para o próximo ano. A cerimônia, no Palácio Pedro Ernesto, teve a presença do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), Henrique Carlos de Andrade Figueira, nesta quarta-feira, 18.

"Os senhores têm que cuidar da nossa população, da nossa gente. É difícil esse trabalho, mas o prazer pelo exercício da função, com certeza, os levará a bons caminhos e boas práticas, sempre buscando a harmonia entre os poderes", declarou o presidente do TRE-RJ.

Agora, os políticos diplomados passarão pela cerimônia de posse no dia 1º de janeiro de 2025 com encerramento de mandato em 2028.

É a quarta vez que o prefeito da cidade do Rio de Janeiro ocupa o cargo no Executivo. Para comemorar, ele fez uma publicação em suas redes sociais. "A sensação é a mesma que tive lá em 2008: a mesma emoção, a mesma alegria, o mesmo frio na barriga e a mesma vontade de levantar cedo todos os dias para lutar por um Rio melhor. Muito obrigado ao povo carioca pela oportunidade de ser prefeito da mais incrível de todas as cidades!", escreveu Paes.

Eduardo Paes foi reeleito já no primeiro turno com mais de 60% dos votos, ou seja, 1 milhão e 80 mil eleitores. Com a diplomação e também renovação das cadeiras, a Câmara Municipal contará com 21 novos vereadores.

Em outra categoria

A China e Índia concordaram nesta quarta-feira, 18, em trabalhar para encontrar uma solução para sua longa disputa de fronteira no Himalaia, após um impasse militar que começou com um confronto mortal em 2020.

Uma declaração do Ministério das Relações Exteriores da China, após as conversas entre os representantes especiais sobre questões de fronteira, afirmou que os dois lados buscariam soluções "justas e razoáveis" e formulariam um roteiro, realizando as etapas mais fáceis primeiro e lidando com as mais difíceis depois.

Os representantes especiais pediram a continuidade da implementação do acordo de patrulha de fronteira e disseram que os países fortaleceriam os intercâmbios entre as fronteiras, incluindo a retomada das viagens de peregrinos indianos ao Tibete, segundo o comunicado chinês.

O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Mark Rutte, disse que deseja discutir maneiras de colocar a Ucrânia em uma posição de força para quaisquer futuras negociações de paz com a Rússia durante uma reunião com o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, e um pequeno número de líderes europeus.

Zelensky se reuniu hoje com a principal autoridade civil da Otan em sua residência em Bruxelas e Rutte afirmou que o objetivo com o líder ucraniano é de "discutir tudo o que tem a ver com a Ucrânia no momento e como garantir que possamos fazer o máximo para colocá-la em uma posição de força para um dia, quando decidir, iniciar conversas com os russos sobre como acabar com tudo isso".

A Agência de Segurança Cibernética e de Infraestrutura dos Estados Unidos (CISA, na sigla em inglês) disse em comunicado nesta quarta-feira que identificou atividades de espionagem cibernética realizadas por agentes afiliados ao governo da China que visavam a infraestrutura comercial de telecomunicações.

A agência recomendou enfaticamente que as pessoas altamente visadas do governo analisem e apliquem imediatamente as práticas recomendadas de usar somente comunicações criptografadas de ponta a ponta.