Juíza arquiva investigação sobre advogado alvo de operação contra avanço do PCC em prefeituras

Política
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
A juíza Priscila Devechi Ferraz Maia, da 5.ª Vara Criminal de Guarulhos, na Grande São Paulo, arquivou uma investigação sobre o advogado Áureo Tupinambá de Oliveira Fausto, que foi alvo de uma rumorosa operação da Promotoria estadual contra o avanço da máquina do PCC em setores da administração pública, inclusive prefeituras e câmaras municipais da região metropolitana e do interior paulista. A decisão atende um pedido do próprio Ministério Público.

Segundo a juíza, encerrada a análise do material digital associado a Áureo Tupinambá 'não foram amealhadas provas da atuação do investigado na organização criminosa'. Priscila Maia destacou que não há provas para a instauração de uma ação penal no caso do advogado.

A informação sobre o arquivamento foi divulgada pelo repórter Eduardo Velozo Fuccia, da revista Consultor Jurídico (ConJur), e confirmada pelo Estadão.

O advogado era diretor da Câmara de Cubatão e foi alvo do Gaeco, grupo do Ministério Público que combate o crime organizado. Nos últimos meses, os promotores do Gaeco têm intensificado a ofensiva ao PCC. Áureo chegou a ser preso e sofreu várias restrições por ordem judicial.

Em abril passado, a Promotoria desencadeou uma grande operação para desarticular um núcleo de 'laranjas' da facção que se infiltraram em cargos estratégicos de gestões municipais para conquistarem licitações via caminho da fraude.

Os promotores suspeitam de irregularidades em contratações de pelo menos seis prefeituras e quatro câmaras onde o grupo teria se instalado por meio de ilícitos para 'prestigiar interesses' do PCC.

À reportagem da Conjur, Áureo Tupinambá declarou que ele próprio tomou a iniciativa de se afastar da Câmara de Cubatão. Diz que agora pretende retornar ao cargo.

"Todos os processos licitatórios da Câmara passam pelo crivo do diretor, mas nada de irregular foi detectado na varredura feita nos documentos do Legislativo, bem como nos computadores e celulares institucionais e de meu uso pessoal", disse o advogado. "O arquivamento não apaga o trauma, mas poderei seguir minha vida de cabeça erguida."

Em outra categoria

Diplomatas russos e norte-americanos se reuniram em Istambul nesta quinta-feira, 27, para discutir a normalização da operação de suas respectivas embaixadas, depois de anos expulsando os diplomatas uns dos outros.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que as conversas seguiram um entendimento alcançado durante a ligação do presidente dos EUA, Donald Trump, com o presidente russo, Vladimir Putin, e o contato entre diplomatas russos e norte-americanos seniores na Arábia Saudita.

Em discurso durante a reunião de quinta-feira do Serviço Federal de Segurança, Putin elogiou o "pragmatismo e a visão realista" do governo Trump, em comparação com o que ele descreveu como "estereótipos e clichês ideológicos messiânicos" de seus antecessores.

As negociações entre Israel e o Hamas sobre a próxima fase do cessar-fogo em Gaza começaram nesta quinta-feira, 27, no Cairo, segundo o Egito, evitando um colapso antes do término da primeira fase do acordo no sábado, 22.

Autoridades de Israel, Qatar e Estados Unidos iniciaram "discussões intensas" sobre a segunda fase do acordo, disse o serviço de informações do Estado do Egito em um comunicado."Os mediadores também estão discutindo maneiras de melhorar a entrega de ajuda humanitária à Faixa de Gaza, como parte dos esforços para aliviar o sofrimento da população e apoiar a estabilidade na região", acrescentou.

As conversações da Fase 2 têm o objetivo de negociar o fim da guerra, incluindo a devolução de todos os reféns vivos que ainda estão em Gaza e a retirada de todas as tropas israelenses do território. A devolução dos reféns mortos restantes aconteceria na Fase 3.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que manteve boas relações com todos os grupos políticos da Alemanha, mas que seu governo aguarda os desdobramentos no país após a eleição.

Durante coletiva na Casa Branca após encontro com o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, nesta quinta-feira, o mandatário americano disse que aceitou o convite recebido do Rei Charles para visitar o Reino Unido.

"Convite de Rei Charles é sem precedente, simboliza força da relação Estados Unidos-Reino Unido", disse Starmer, que entregou a carta com o convite.