Eliane Marques e Luciany Aparecida são as vencedoras do Prêmio São Paulo de Literatura 2024

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

O Prêmio São Paulo de Literatura 2024 revelou, na noite da segunda-feira, 11, em cerimônia na Biblioteca Parque Villa-Lobos, as duas vencedoras de sua 17ª edição. Luciany Aparecida e Eliane Marques foram as premiadas e receberão R$ 200 mil cada uma.

 

A premiação, concedida pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, é a maior, em valor individual, do País.

 

Na categoria Melhor Romance do Ano de 2023, Luciany ganhou pelo livro Mata Doce (Editora Alfaguara).

 

Nele, a escritora narra, com uma prosa lírica, os trágicos acontecimentos que cercam um vilarejo rural no interior da Bahia.

 

Aos 42 anos, Luciany é doutora em Letras, com pesquisas nas áreas de nação, imigração, memória e identidades.

 

Já na categoria Melhor Romance de Estreia do Ano de 2023, Eliane foi reconhecida por Louças de Família (Editora Autêntica Contemporânea).

 

A história se passa na fronteira entre Brasil e Uruguai e tem a vida, a morte e a ancestralidade da personagem Eluma como ponto de partida.

 

Aos 54 anos, Eliane publicou também O Poço das Marianas (ganhador do Prêmio Minuano 2022 e finalista do prêmio Associação Gaúcha de Escritores), E Se alguém o Pano (Prêmio Açorianos) e Relicário.

 

"Reconhecer a trajetória dessas autoras, que imprimem suas histórias com tanta força e sensibilidade, é uma honra para o Prêmio São Paulo de Literatura e para o Governo de São Paulo. Cada obra premiada amplia o alcance e a relevância da literatura brasileira, trazendo à tona novas perspectivas e vozes que enriquecem a nossa cultura", afirma Marília Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

 

Neste ano, o prêmio teve, ao todo, 343 obras habilitadas na competição. Além da premiação em dinheiro, as vencedoras desta edição serão convidadas para participar em 2025 da 39ª Feira Internacional do Livro de Guadalajara, no México, e também podem colaborar em eventos literários nacionais representando o Prêmio São Paulo de Literatura.

 

Em 2023, os vencedores foram Mariana Salomão Carrara e Alexandre Alliatti, por Não Fossem as Sílabas do Sábado (Editora Todavia) e Tinta Branca (Editora Patuá), respectivamente.

Em outra categoria

Um homem de 22 anos foi detido na noite de ontem, 14, com uma faca de cozinha na estação Eucaliptos da Linha 5-Lilás do metrô. A estação fica na região de Moema, na zona sul de São Paulo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, houve uma discussão entre dois homens.

A equipe de segurança da concessionária ViaMobilidade, segundo a empresa, precisou intervir e retirar os outros passageiros dos demais vagões. O jovem foi levado pela Polícia Militar à 27° DP por porte de arma branca.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o momento em que os passageiros se colocam no chão do vagão em meio à confusão. Em outro vídeo que circula nas redes, é possível ver o momento em que o homem é abordado pela equipe de segurança. Ele parece mostrar o conteúdo de sua mochila para a equipe e é segurado por um dos agentes. Ele parece mostrar o conteúdo de sua mochila para a equipe e é segurado por um dos agentes.

Os brasileiros terão uma última chance nesta sexta-feira, 15, de admirar uma "superlua" neste ano - se as condições climáticas colaborarem. De acordo com o Observatório Nacional (ON), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o momento exato da Lua Cheia vai variar conforme o fuso, mas, no horário de Brasília, ocorrerá precisamente às 18h28.

O termo "superlua" não é científico. Porém, é usado popularmente para se referir a momentos nos quais o satélite natural, visto da Terra, fica maior e mais brilhante, pois estará perto de seu perigeu (o ponto mais próximo da Terra em sua órbita). Elas podem ocorrer tanto na fase cheia quanto na nova.

Nesta sexta, o satélite estará a cerca de 361.867 quilômetros de distância da Terra, quando, em média, se encontra a aproximadamente 384.400 quilômetros. Esta será a quarta "superlua" de 2024. As outras foram em 19 de agosto, 18 de setembro e 17 de outubro.

A maior "superlua" deste ano ocorreu no mês passado, quando a Lua ficou a aproximadamente 357.364 quilômetros da Terra e ocorreu a menos de 12 horas do instante do perigeu, de acordo com o ON.

Em 2025, ocorrerão somente três "superluas", com apenas duas com a lua a menos de 360 mil km da Terra. A maior delas vai ocorrer em 5 de novembro.

Um homem de 37 anos morreu ontem, 14, após ser atacado por um pitbull, em Ribeirão Pires, na Grande São Paulo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o homem estava sozinho em uma residência, trabalhando como pedreiro, quando o cachorro, que estava preso em uma área do imóvel, se soltou e atacou a vítima. Um vizinho notou o ocorrido e acionou os moradores do imóvel, que foram até o local e prenderam o animal novamente.

A vítima não resistiu aos ferimentos. Quando chegaram ao local, após serem acionados, os policiais militares viram o homem sendo atendido pelo Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), que constatou o óbito.

O caso foi registrado como morte acidental na Delegacia de Ribeirão Pires, que requisitou perícia, informou a SSP.