Festival de Verão de Salvador divulga line-up e homenagem aos 40 anos de axé music

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times
Em um evento em São Paulo, na noite desta quinta-feira, 28, o Festival de Verão de Salvador anunciou o line-up completo da sua edição de 2025. O evento acontecerá nos dias 25 e 26 de janeiro no Parque de Exposições da capital baiana. Nomes como os de Daniela Mercury, Timbalada, Natiruts, BaianaSystem, Marcelo D2, BNegão, Léo Santana e Pedro Sampaio se juntam a Ivete Sangalo, Ludmila, Alok, Só pra Contrariar, Alcione, Ana Castela, Xamã, Jão e Gustavo Mioto, que já tinham sido anunciados anteriormente.

Em São Paulo, Zé Ricardo, diretor artístico do Festival, destacou a abrangência do evento musical: "A gente quer mostrar que o Festival de Verão é um festival plural, é um festival do mundo, é um festival nacional, é um festival que conecta a Bahia com o mundo e que faz com que muitos artistas baianos se conectem com o mundo e que muitos outros artistas se conectem com a Bahia".

"O Festival de Verão deste ano é um verdadeiro encontro de gerações e estilos. Conseguimos construir um line-up que celebra a diversidade da música brasileira, reunindo artistas de diferentes trajetórias e sonoridades", completou o diretor artístico.

No ano das celebrações dos 40 anos da Axé Music, artistas que ajudaram a escrever a história do gênero estarão presentes no festival. No sábado, 25 de janeiro, Daniela Mercury e Timbalada se apresentam juntos no mesmo dia que o Festival receberá Bell Marques. No domingo, o pioneiro Luiz Caldas divide o palco com Saulo enquanto Ivete Sangalo e Léo Santana fazem shows solo, reforçando o protagonismo baiano no festival.

Ainda no sábado, passam pelo Parque de Exposições Ana Castela e Xamã; Alok, Pitty e Melly; SPC e Alcione e Natiruts. No domingo, será a vez de BaianaSystem, BNegão e Marcelo D2; Jão e Gustavo Mioto; Luiz Caldas e Saulo, além de shows-solo de Ivete Sangalo, Ludmilla, Léo Santana e Pedro Sampaio. Os ingressos estão à venda no Sympla, com valores a partir de R$ 60.

Festival de Verão celebra os 40 anos da Axé Music

Em 2025, a Axé Music completa 40 anos e o Festival de Verão vai celebrar a efeméride. Um dos movimentos musicais mais emblemáticos da música contemporânea brasileira, o gênero nasceu da mistura de ritmos tradicionais como frevo, samba e ijexá com influências do pop, rock e raggae.

Nos anos 1980, artistas pioneiros como Luiz Caldas, Moraes Moreira e Sarajane lançaram as bases do que viria a se tornar um fenômeno nacional na década de 1990, com nomes como Daniela Mercury, Ivete Sangalo e Banda Eva levando o axé para todo o país.

O axé enfrentou preconceito e desdém desde o início. O gênero era considerado uma expressão musical menor. Apesar disso, conquistou um público e movimentou as massas, transformando-se em um fenômeno cultural que ultrapassou as fronteiras da Bahia e do Brasil. A trajetória, percalços e sucessos do Axé foram tratados no filme Axé - Canto do povo de um lugar, disponível na Netflix.

O Multishow e o Globoplay transmitem Festival de Verão de Salvador, enquanto a TV Globo exibe os melhores momentos.

Em outra categoria

Um empresário de 72 anos morreu no domingo, 3, durante confronto com a Polícia Militar, no bairro Boqueirão, na Praia Grande, litoral de São Paulo. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-SP), as polícias Militar e Civil investigam o caso.

Os agentes foram acionados para atender a um ocorrência de disparo de arma de fogo. O Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) também atuou no caso.

O suspeito foi identificado como Roseval Sales de Oliveira, empresário da região e proprietário de lanchonete e mercearia na Praia Grande.

Na tarde de domingo, 3, ele estava no apartamento de uma das filhas, quando deu um tiro dentro da residência por conta de uma discussão. Ele saiu do apartamento e foi para a sua casa, em outro prédio, no Boqueirão. A PM e o Gate foram acionados e, no local, acabaram entrando em confronto com Roseval.

Conforme informações do jornal A Tribuna, ele teria atirado de dentro do apartamento e fechado a porta. Os agentes também dispararam contra o comerciante, que foi encontrado morto dentro de casa, com ferimentos de tiro.

Segundo a SSP-SP, foram apreendidas armas de fogo e facas com o suspeito. O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial, ameaça, posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, legítima defesa e tentativa de homicídio.

Nas redes sociais, uma das filhas de Roseval, Ana Cristina Ferrarini, citou que o pai convivia com problemas relacionados ao álcool e sugeriu que ele estivesse alterado no momento em que abriu fogo no apartamento de uma das filhas e contra os policiais.

"Meu pai tinha problemas com álcool e isso acabou com a vida dele, literalmente. Infelizmente ele partiu assim e eu tenho certeza que onde ele está, ele está arrependido e pedindo perdão a Deus e a nós também", escreveu Ana Cristina, em uma das redes sociais.

Ela ainda o descreveu como um homem que amava os filhos e netos, "trabalhador honesto" e uma pessoa que "nunca prejudicou ninguém a não ser ele mesmo". "Ele era um homem incrível com muitos valores, mas infelizmente o álcool ganhou mais essa", comentou.

O velório e o sepultamento de Roseval estão marcados para a manhã desta terça-feira, 5, a partir das 8h. O empresário será enterrado no Cemitério Morada da Grande Planície, no bairro Vila Antártica, às 10h30.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte indiciou Igor Eduardo Pereira Cabral, 29 anos, por tentativa de feminicídio. O ex-atleta de basquete agrediu a namorada com mais de 60 socos dentro de um elevador em condomínio da zona Sul de Natal.

Ele está preso desde o dia 26 de julho. A vítima, Juliana Soares, 35 anos, passou por cirurgia na última sexta-feira, 1º, e segue em observação hospitalar. Em entrevista à TV Record, ela contou que ele queria mata-la.

No relatório final, a Polícia Civil solicitou ao judiciário a manutenção da prisão preventiva, já decretada, "diante da gravidade dos fatos, da periculosidade do indiciado e da necessidade de proteção à integridade física e psicológica da vítima".

Uso de 'substâncias' e 'perdão' a quem foi 'afetado'

A defesa de Igor Eduardo Cabral disse que vai aguardar os próximos passos do Ministério Público para se posicionar. Nesta segunda-feira, 4, o ex-atleta de basquete alegou, em nota, que as agressões ocorreram em "um contexto de uso de substâncias e instabilidade emocional".

"Embora as circunstâncias ainda estejam sendo apuradas, sinto a necessidade sincera de expressar meu pedido de perdão a todos que, de alguma forma, foram afetados. Não tenho intenção de justificar nada, tampouco minimizar o impacto dos fatos. Apenas desejo que Juliana consiga encontrar força para seguir em frente, com serenidade, coragem e paz. A ela, sua filha e sua família, envio minhas orações e meu mais genuíno respeito", disse Igor em nota.

Ainda segundo o comunicado, Igor Eduardo diz enfrentar o momento atual "com humildade e esperança de que, com o tempo, todas as partes envolvidas possam encontrar caminhos de cura, reflexão e recomeço."

Igor Eduardo Pereira Cabral está preso na Cadeia Pública de Ceará-Mirim, na Grande Natal. Na última sexta-feira, 1º, o preso chegou a denunciar maus-tratos e agressões sofridas por policiais penais. Entre as supostas agressões estão chutes, socos e uso de spray de pimenta. Ele teria sido colocado na cela algemado e sem roupas.

Em nota, a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) disse que vai apurar a ocorrência. O interno chegou a ser deslocado para registro de boletim na Delegacia de Plantão da Polícia Civil e exame de corpo de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia. A investigação ficará a cargo da Polícia Civil. A Corregedoria do Sistema Prisional também foi acionada, segundo a Seap.

Os EUA poderão exigir um caução de até US$ 15.000 para alguns vistos de turista e negócios sob um programa piloto que será lançado em duas semanas, segundo um documento protocolado no Federal Register programado para ser publicado nesta terça, 5. A medida tem como objetivo reprimir a quantidade de visitantes que excedem o tempo de permanência de seus vistos.

As taxas também podem ser aplicadas a visitantes oriundos de países onde as informações de triagem são consideradas insuficientes para os padrões americanos, segundo o comunicado. O programa piloto, que entrará em vigor no dia 20 de agosto, deve durar um ano.

O Departamento de Estado anunciará os países incluídos na lista com no mínimo 15 dias antes dele entrar em vigor, e a lista pode ser alterada ao longo do programa.

O governo dos EUA já havia publicado uma regra temporária de um programa piloto semelhante em 2020. No entanto, com a redução mundial nas viagens globais como resultado da pandemia de covid-19, o país não implementou a medida.