Laura Pausini sofre queda em palco durante show na Itália

Variedades
Tipografia
  • Pequenina Pequena Media Grande Gigante
  • Padrão Helvetica Segoe Georgia Times

A cantora Laura Pausini sofreu uma queda durante um show realizado na Itália na sexta-feira, 29. O vídeo chamou atenção nas redes sociais desde então.

 

Durante o momento em que cantava a música Amori Infiniti, a cantora italiana acabou escorregando e caiu alguns degraus.

 

Pessoas que estavam em volta ajudaram Laura, e pouco depois ela voltou a cantar normalmente.

 

A cantora terminou o show normalmente após o ocorrido e, até o momento, não informou nenhum tipo de problema de saúde decorrente do fato.

 

O vídeo da queda pode ser conferido no seguinte endereço na internet: https://x.com/pablo_chagra/status/1862889198878961759

Em outra categoria

A empresa de chocolates Cacau Show anunciou nesta segunda-feira, 2, a construção de um novo parque de diversões temático em Itu, a cerca de cem quilômetros de São Paulo, com a previsão de ficar pronto em 2027. A promessa é que seja um dos principais complexos do tipo da América Latina - hoje o maior é o Beto Carrero, em Penha, Santa Catarina.

Em fevereiro, a Cacau Show havia anunciado em fevereiro a compra de todas as marcas e ativos do Grupo Playcenter, que operou um parque na Marginal Tietê, na capital. Fundador e CEO da rede de doces, Alexandre Costa, disse que o foco do grupo, centrado no chocolate, vai se direcionar cada vez mais para o "show".

Ao todo, o empreendimento de Itu terá 7 milhões de metros quadrados, com previsão de 3 milhões de visitantes por ano. A ideia é de que o parque seja um polo de entretenimento, gastronomia e experiências imersivas. O investimento previsto é de R$ 2 bilhões.

Dentre as 50 atrações, está a mais alta e rápida montanha-russa da América Latina, segundo a Cacau Show. A estrutura será desenvolvida pela Vekoma, empresa responsável por 85% das montanhas-russas dos parques da Disney. Com 55 metros de altura e um quilômetro de extensão, a atração atingirá 120 km/h em apenas cinco segundos.

Outro destaque são os hotéis temáticos, com mais de mil quartos, e o City Walk, um elegante bulevar a céu aberto com lojas-conceito e restaurantes temáticos. Conforme a empresa, "o projeto inclui, além do parque, um centro de convenções, condomínios residenciais, centro cultural e uma galeria de arte".

Além de inspirações internacionais, como a Disney, há referências a Willy Wonka, personagem do filme A Fantástica Fábrica de Chocolates. Na coletiva de imprensa de apresentação do projeto, foram distribuídos chapéus inspirados no personagem clássico de Tim Burton. Outra atração serão carrinhos bate-bate estilizados como Fusca.

Na Pensilvânia, nos Estados Unidos, o Hersheypark, da marca Hersheys, foi o pioneiro em juntar chocolate e diversão.

O governador do Estado de São Paulo Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou ainda que o trem São Paulo - Sorocaba, que está no plano de expansão da rede ferroviária do Estado, vai ajudar a impulsionar o turismo na região. Segundo a Cacau Show, a previsão é de criação de três mil empregos diretos e seis mil indiretos.

O programa "São Paulo nos Trilhos" engloba 13 projetos entre linhas de trem e de metrô, totalizando mais 890 quilômetros na rede estadual, com investimento previsto de R$ 130 bilhões apenas entre os projetos já inclusos no Programa de Parceria de Investimentos (PPI).

Uma menina de 12 anos caminhou aproximadamente três quilômetros para tentar buscar ajuda para o pai, após ambos sofrerem um acidente na noite de sexta-feira, 29, em uma área rural de Roncador, município do Paraná. Conforme o Corpo de Bombeiros do Estado, o carro em que estavam caiu dentro de uma represa na região. Somente a filha sobreviveu. De acordo com a corporação, a criança disse que conseguiu sair do veículo e seu pai também, mas somente ela conseguiu chegar até a margem da represa.

"A menina chegou até uma fazenda pedindo ajuda para seu pai que havia perdido o controle do veículo e ido em direção a uma represa" disse. Segundo a testemunha, a criança relatou que conseguiu sair do carro com o pai e tentou voltar com ele para a margem, visto que o pai não sabia nadar. Mas ele não conseguiu retornar até a margem da represa. Ela estava muito debilitada e apresentando problemas clínicos. Posteriormente, foi encaminhada para atendimento em hospital da região.

A equipe de buscas chegou ao local por volta das 22h30, com um militar fora da água verificando as margens da represa e outros dois equipados dentro da água. Em seguida, o veículo afundado foi localizado, sendo o local definido como ponto inicial e principal de buscas. Foi confirmada a informação de que a vítima não estava dentro do carro.

Posteriormente, foi realizada uma varredura na parte onde estava o carro até as margens da represa. Pouco depois das 2 horas da madrugada, a vítima foi localizada, sendo constatado o óbito no local. O corpo do pai da criança foi levado ao Instituto Médico Legal (IML). O carro submerso também foi retirado de dentro da represa.

É possível ter o "cérebro apodrecido" por consumir muito conteúdo de baixa qualidade na internet? O termo em inglês, "brain rot", foi eleito como a palavra do ano de 2024 pela Universidade de Oxford, em uma votação com mais de 37 mil pessoas. A expressão tem se popularizado especialmente entre os mais jovens, que já reclamam nas redes sociais sobre uma sensação negativa ao passar horas rolando o feed. Não se trata de uma condição clinicamente reconhecida - não há indícios de que o cérebro de fato apodreça -, mas os sintomas deste consumo, que causam essa sensação de "apodrecimento do cérebro", é um fenômeno que vem sendo estudado.

Um artigo publicado pelo Newport Institute - que reúne diversos centros dedicados à saúde mental nos Estados Unidos -, afirma que a sensação de "cérebro apodrecido" está atrelada à sobrecarga de informações digitais, que pode causar dificuldade de concentração, redução da produtividade, maior agitação, quadros de ansiedade e até depressão.

Essa letargia é a responsável pela sensação de "apodrecimento" do cérebro, uma vez que ele fica mais lento e distante de sua plena atividade. 'O cérebro apodrecido é uma condição de confusão mental, letargia, redução da capacidade de atenção e declínio cognitivo que resulta de uma superabundância de tempo de tela. Um comportamento de podridão cerebral é a rolagem de feeds online, que envolve longos períodos de busca por notícias negativas e angustiantes online", diz o Instituto.

O consumo exacerbado de informações simples demais também tende a afastar as pessoas de atividades e conteúdos mais complexos, que demandam interpretação mais profunda e resolução de problemas, reforçando essa sensação de "perda da inteligência".

O autor Henry David Thoreau, primeiro a escrever sobre apodrecimento cerebral, abordou o assunto muito antes da invenção da internet. Em seu livro "Walden, ou A vida nos Bosques", de 1854, ele criticou a tendência da sociedade em desvalorizar ideias complexas em favor das mais simples.

"Enquanto a Inglaterra se esforça para curar a praga da batata, não haverá nenhum esforço para curar a praga do cérebro - que prevalece muito mais ampla e fortemente?", escreveu o autor. Essa tendência humana teria sido reforçada com a internet, que permite maior facilidade na obtenção de informações simplificadas.

Perda da autonomia

Hoje, o Newport Institute afirma que "as consequências da podridão cerebral incluem dificuldade em organizar informações, resolver problemas, tomar decisões e recuperar informações". Estudos já demonstram o impacto do uso exacerbado de informações de má qualidade ou simples demais na internet.

Uma pesquisa publicada na revista científica norte-americana National Library of Mediciner mostrou que a internet pode produzir alterações na cognição, afetando a atenção e a memória. Essas alterações foram identificadas inclusive na massa cinzenta do cérebro. "Seis semanas de envolvimento num jogo de RPG online causaram reduções significativas na massa cinzenta no córtex orbitofrontal - uma região do cérebro ligada ao controle de impulsos e tomada de decisões", diz o estudo.

Outra pesquisa, realizada com 1.051 jovens adultos entre 18 e 27 anos, mostrou que o vício em redes sociais tem associação negativa significativa com habilidades de funcionamento executivo, como planejamento, organização, resolução de problemas, tomada de decisões e memória de trabalho.

Ao mesmo tempo, a rolagem excessiva de feeds de redes sociais pode levar a níveis mais elevados de sofrimento psicológico e níveis mais baixos de bem-estar mental, como mostrou uma segunda publicação científica da National Library of Medicine.

E como evitar isso? "Para prevenir ou reduzir a podridão cerebral, tente limitar o tempo de tela, excluir aplicativos que distraem do seu telefone e desligar notificações desnecessárias", diz o Newport Institute. Os danos ao funcionamento do cérebro tendem a ser reversíveis.